Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
Você sabia que o Esportivo jogou contra a Seleção Brasileira? Conhece a história dos dois maqueiros que derrubaram no Estádio da Montanha o consagrado atleta Renato Gaúcho, que foi revelado pelo Alviazul? Ou sabe quem foi o maior artilheiro e quem mais vestiu a camisa do Esportivo? Todas essas histórias e muitas outras que permeiam a história do clube serão contadas pelo jornalista Fabiano Mazzotti e pelo comunicador Alceu Salvi Souto no livro de 100 anos do Clube Esportivo.
Para este trabalho, os autores convidam a comunidade bento-gonçalvense, torcedores, ex-atletas e dirigentes do clube a contribuir na construção da obra através da disponibilização de materiais históricos e relatos. “Queremos uma obra bem ilustrada, com imagens acompanhando histórias que comovem. Por isso, convidamos torcedores, ex-atletas ou dirigentes para entrar em contato conosco, pois podemos deixar de fora algum elemento importante por não conhecermos todos que passaram pelo Esportivo”, explica o jornalista.
Qualquer recorte de jornal, fotografias antigas do clube e recordações ainda nítidas em sua mente podem contribuir amplamente para o melhor desenvolvimento e construção da obra. Os contatos para quem deseja contribuir com a elaboração o livro podem ser feitos com Fabiano Mazzotti pelo e-mail fabiano@fabifoto.com.br e pelo telefone celular (54) 9 9991 6778.
O LIVRO "UM SÉCULO ALVIAZUL"
Um ciclo completo de 100 anos apresenta-se como um marco na existência de qualquer ser humano ou organização de significado coletivo. Em agosto de 2019, o Clube Esportivo Bento Gonçalves entrará para o seleto grupo daqueles que alcançam essa representativa idade. Para transmitir a grandeza dessa centenária caminhada, está em processo de produção o livro “Um século alviazul”, obra recheada de história para perpetuar fatos e homenagear personagens dessa admirável instituição esportiva diretamente ligada à evolução sociocultural de Bento Gonçalves e um dos mais importantes clubes do futebol gaúcho.
O jornalista Fabiano Mazzotti é o responsável pela edição, cujo lançamento está agendado para outubro de 2019. Ele produz a obra ao lado do comunicador Alceu Salvi Souto, autor do primeiro livro do Esportivo, escrito em 1996. Juntos, assumem o desafio de apresentar um volume moderno e democrático. Projetado para ser composto por, aproximadamente, 300 páginas, “Um século alviazul” pretende apresentar fatos a partir de uma cronologia histórica lógica disposta em um atraente lay-out. Fotografia e texto unem-se para emocionar torcedores e não apenas narrar acontecimentos.
Uma sala no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos já serve de espaço para reunir materiais emprestados ou doados. Camisas antigas, fotografias de longa data e publicações desconhecidas ocupam as paredes brancas e são uma amostra do que vai estar no livro. Bilhetes da primeira edição da Loteria Esportiva, ocorrida em 19 de abril de 1970, quando o Esportivo figurou no concurso como adversário do Grêmio e venceu a partida por 1 a 0, originando a expressão “deu zebra”, é uma das relíquias que estão no ambiente de trabalho dos autores.
Além do livro histórico, também está sendo produzido uma obra estatística, cujo título é “Almanaque Alviazul”. De autoria de Gustavo Côrtes, o trabalho apresentará fichas técnicas de todos os jogos de futebol disputados pelo Esportivo ao longo de seus 100 anos de existência, bem como terá curiosidades como qual o maior artilheiro do clube ou atleta que mais vezes vestiu a camisa alviazul.
A produção do livro já conta com o patrocínio de 20 empresas: Mérica Transportes, Anderle Transportes, Meber Metais, Grepar, CIC, Cinex, Pratomil, Todeschini, Geremia Redutores, Vinícola Salton, Casttini, Multimóveis, Pozza, Giordani Turismo, Transportes Bertolini, Apolo, Don Giovanni, Italínea, Rinaldi, Adubare e Móveis Carraro. A comissão de produção do livro, cuja equipe é formada por Gilberto Durante, Luis Delano Ozelame e Jauri Peixoto, continua trabalhando na captação de recursos do projeto.