• Home › notícias › Outros

Surdolimpíadas: Bento Gonçalves hospeda mais de 10 seleções participantes

Dentre as delegações está a do Brasil, que está hospedada na Capital Brasileira do Vinho. Jogos iniciaram no domingo (1º) e se estendem até o dia 15 de maio, em Caxias do Sul.

  1. Publicado em 02/05/2022
Surdolimpíadas: Bento Gonçalves hospeda mais de 10 seleções participantes

A cidade de Bento Gonçalves também está no ritmo dos Jogos Surdolímpicos 2022, os quais ocorrem pela primeira vez na América Latina, sendo sediados por Caxias do Sul e Farroupilha (subsede). A Capital Brasileira do Vinho está hospedando 13 seleções participantes, dentre elas delegação do Brasil. As Surdolimpíadas iniciaram oficialmente no domingo (1º) e se estendem até o dia 15 de maio, com 20 modalidades em disputa. 

A competição conta com a participação de 77 países e mais de 4 mil competidores em busca das medalhas. Trata-se da maior competição para surdoatletas e o terceiro maior evento multiesportivo do mundo. Bento Gonçalves está hospedando em hotéis credenciados para a competição 13 seleções, são elas o Brasil, Turquia, Índia, Kuwait, Suécia, Lituânia, Japão, Uzbequistão, Armênia, Equador, Paquistão, Senegal e Quirquistão. 

As seleções de futebol já tiveram períodos de treinamento no Estádio da Montanha (Velha) com vistas para a preparação para os jogos da modalidade, que já iniciaram. Além disso, nesta segunda-feira (2), a Seleção Brasileira de Voleibol de Surdos realiza um amistoso diante da equipe Infanto-Juvenil do Bento Vôlei, às 18h30, no Ginásio Municipal de Esportes, em Bento Gonçalves. 

 “Estivemos na abertura oficial do evento em Caxias e vimos a grandiosidade do evento, não só pelo tamanho, mas pela questão inclusiva. Bento está hospedando algumas seleções, além da brasileira, que também está realizando treinamentos. Toda a equipe da SEDES tem trabalhado forte para bem atender as seleções, garantindo que tenham estrutura básica para os treinamentos e levem a boa impressão que Bento é acolhedora”, afirma o secretário de esportes, Eduardo Virissimo. 

Todos os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube da XPlay TV, no app Deaflympics da XPLAY TV e no Markket TV (canal 692 da CLARO). Os resultados do Brasil serão divulgados nas redes sociais e no site da CBDS.

Galeria de fotos