• Home › notícias › Especial

Retrospectiva de 2018 do esporte de Bento Gonçalves

Confira como foi o ano dos principais clubes e entidades esportivas de Bento, bem como os atletas que representaram a cidade em competições pelo Brasil e pelo mundo

  1. Publicado em 30/12/2018
Retrospectiva de 2018 do esporte de Bento Gonçalves

Conquistas e decepções; reestruturação e evolução; comemorações e lamentos. O esporte em Bento Gonçalves foi bastante movimentado, tanto nos clubes, entidades esportivas e competições amadoras, como na trajetória dos atletas que representam o município pelo Brasil e pelo mundo. 

Confira a retrospectiva do esporte em Bento Gonçalves, com a avaliação do ano de 2018 de cada clube, competições amadoras e dos atletas bento-gonçalvenses nos mais diversos esportes:

Esportivo: 

O Clube Esportivo passará o ano de seu centenário na Divisão de Acesso. Neste ano, a equipe Alviazul parou para o Pelotas, atual campeão, nas quartas de final da competição estadual, em uma eliminação dolorida, uma vez que o Esportivo havia construído uma vantagem de 2 a 0 em casa no primeiro jogo, perdendo posteriormente por 3 a 0 fora de casa. Se no profissional o torcedor não tem muito o que comemorar, na base o Esportivo conseguiu bons resultados e, em 2019, dará um grande salto para a evolução no trabalho de captação de atletas. 

Foto: Kévin Sganzerla

Farrapos

O ano de 2018 do Farrapos esteve à beira da perfeição. Com uma ampla hegemonia no Rio Grande do Sul, o Farrapos novamente conquistou os títulos estaduais de Rugby XV e de Sevens e ainda levou para a casa a taça do Seven Binacional em Rivera, no Uruguai. Na principal competição de rugby do país, o Farrapos chegou à final invicto e com a melhor campanha, decidindo em casa a final. Entretanto, o Alviverde de Bento foi superado pela Poli-SP na decisão, ficando com o vice pela segunda vez consecutiva. 

No Feminino, o Farrapos conseguiu uma ampla evolução em relação aos anos anteriores, terminando o Circuito Gaúcho de Rugby Sevens na 3ª posição. Já na base, o Farrapos teve diversos de seus atletas convocados à Seleção Gaúcha e também à Seleção Brasileira. 

Foto: Kévin Sganzerla

Bento Vôlei

Com o departamento profissional fechado, o Bento Vôlei direcionou o seu foco para a base e para o seu projeto social. Com embargos burocráticos no início do ano, os treinamentos na base estiveram por um longo período parados, o que fez diversos atletas de destaque do clube se transferirem para outros clubes. O ano de 2018 foi de reestruturação para o Bento Vôlei, que agora iniciou um novo ciclo em sua base com novos atletas integrando a base. A expectativa é que no próximo ano os objetivos do clube se voltem novamente aos bons resultados nos estaduais. 

BGF

O ano de 2018 foi amargo para o Bento Gonçalves Futsal. Com amplas dificuldades financeiras, a equipe comandada por Vaner Flores foi rebaixada pela primeira vez à Série Prata e passará o seu aniversário de 10 anos de fundação no segundo escalão do futsal gaúcho. Na base, a equipe sub-17 novamente realizou uma boa campanha no Campeonato Gaúcho, parando na fase de mata-mata da competição estadual. 

Foto: Kévin Sganzerla

Bento Gonçalves Snakes

Com perdas de muitos atletas durante o ano, o Bento Snakes direcionou os seus objetivos na reestruturação de sua equipe principal. Tanto no Campeonato Gaúcho como na Liga Nacional de Futebol Americano, a equipe bento-gonçalvense não conseguiu passar da fase regular. Apesar do ano de dificuldades dentro das quatro linhas, o clube conseguiu se se reestruturar para o ano de 2019, visando voltar a repetir as boas campanhas que fez em 2017. 

Ciclismo:

O ciclismo foi destaque em Bento Gonçalves e região. No Campeonato Gaúcho de Ciclismo de Estrada, a Associação Bento-Gonçalvense de Ciclismo (ABC Concresul) quebrou um jejum de 15 anos e voltou a conquistar o título estadual. A Associação Garibaldi de Ciclismo (Agaci) se destacou no Campeonato Gaúcho de Mountain Bike e também levou o título estadual para casa. A Associação Downhill do Vinho novamente terminou entre os primeiros colocados do Campeonato Gaúcho de Downhill, ficando com a 3ª colocação no ranking geral por equipes.  

Demais esportes:

Bento Gonçalves foi palco de repletos eventos esportivos, principalmente nas artes marciais, sediando etapas das competições estaduais de Muay Thai, Jiu Jitsu, Taekwondo e de Judô. No Muay Thai, os bento-gonçalvenses Jussemar Noskoski, Kauã Mattoso, Rafael Sanson e Estevão Beninca, da equipe Garra Team, conquistaram o título Mundial de Muay Thai na Tailândia. 

Kauã Mattoso comemorando o título mundial de Muay Thai

No atletismo, Hélen Spadari sagrou-se bicampeã brasileira e conquistou o título no Grand Prix do Uruguai nos 3000m com obstáculos. No Padel, Lucas Bergamini realizou boas atuações na World Padel Tour (WPT) e segue entre as duplas de destaque nas competições pela Europa. 

Bento-gonçalvenses pelo Brasil e pelo mundo:

No Brasil, Welinton Oppenkoski, revelado pelo Bento Vôlei, foi campeão do Campeonato Sul-Americano de Vôlei Sub-21 pela Seleção Brasileira. Já Matías Provensi, atleta também revelado pela equipe bento-gonçalvense, foi campeão do Campeonato Sul-Americano de Vôlei Sub-19 vestindo a camisa verde e amarela. Também no vôlei, o atleta de Bento Franco Paese conquistou o título da Supercopa de Vôlei pelo SESI-SP e foi vice-campeão paulista. 

No futsal, o bento-gonçalvense Elisandro Gomes conquistou quatro títulos na temporada, dentre eles a Copa da UEFA, na qual fez um belo gol na final que concorreu ao melhor tento da Europa, junto com atletas como Cristiano Ronaldo e Eriksen. No futebol, Andrei Girotto chegou a sua segunda temporada atuando no futebol francês, no Nantes FC, sendo titular em boa parte dos jogos durante a atual temporada, anotando dois gols até então no clube.

Foto: Sandra Santiago

Competições Amadoras de Bento Gonçalves:

Bento foi repleta de competições amadoras durante no ano, com competições com um expressivo número de equipes participantes. As principais competições de 2018 que movimentaram o futsal amador foram o Colonial de Futsal, que teve como campeões o São Pedro no Livre e a Eulália nos Veteranos; o Municipal de Futsal, com o PSG e o Mercenários conquistando o título na Divisão Principal e de Acesso, respectivamente; e o Citadino de Futsal Feminino, com o BGF sendo campeão. 

Colorado campeão da Libertadores do Nordeste/Foto: Kévin Sganzerla

No futebol, a Liga Copa Amizade teve como campeão o Capivara; na Liga BG, o São Cristóvão conquistou o título da competição; na Liga Serra Gaúcha de Futebol, o Fronteira sagrou-se campeão; No Municipal de Futebol, o Bayer BG superou o Descubra e levantou a taça; e no Colonial de Futebol, a Paulina, depois de bater na trave em 2017, conquistou de forma inédita o título do campeonato. 

Na Libertadores do Nordeste, após o Rosário de Pinto Bandeira se tornar campeão em 2017, neste ano foi a vez da cidade vizinha levar o título. O Colorado do Santa Helena conquistou de forma inédita a competição regional, derrotando na final o Planalto pelo placar de 2 a 1. 

Galeria de fotos