Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
O ano de 2017 foi repleto de muitas conquistas no cenário esportivo de Bento Gonçalves. A FML traz à você a retrospectiva do ano das principais modalidades esportivas do município, bem como do futebol amador e dos eventos sediados pela cidade neste ano, fazendo um levantamento sobre todas as equipes, clubes, entidades e competições que movimentaram o esporte no município.
FARRAPOS
Os 10 anos do Farrapos Rugby Clube foram contemplados com a melhor temporada da história da equipe bento-gonçalvense, tanto a nível estadual quando a nível nacional. Em 2017, a equipe comandada por Javier Cardozo conquistou de forma impiedosa os Campeonatos Gaúchos nas modalidades Sevens e Rugby XV, mantendo a hegemonia do clube no estado. No Super Sevens, a equipe repetiu a campanha de 2014, ficando com a 4ª colocação. Apesar das conquistas estaduais, foi no Super 8, principal competição de Rugby do Brasil, que tornou o ano do Farrapos especial. Na competição nacional, com uma expressiva campanha, os gaúchos chegaram de forma inédita à final do torneio, sendo derrotados na decisão pelo Jacareí nos últimos minutos. Mesmo sem a cereja do bolo, o aniversário do clube foi muito comemorado com o vice-campeonato do Super 8.
ESPORTIVO
Com um elenco competitivo, mesclando atletas experientes, reconhecidos no futebol gaúcho como Zulu, Márcio Hahn, Luiz Muller e Fernando Cardozo, com jovens jogadores, o Esportivo entrou em campo na Divisão de Acesso para brigar pelo acesso. Entretanto, as expectativas diminuíram consideravelmente logo nas duas primeiras rodadas. As duas derrotas no inicio da competição culminaram na demissão de Badico na 2ª rodada da competição. Apostando em Alex Xavier como sucessor, o novo treinador, que exercia a função de auxiliar técnico, não sofreu nenhuma derrota na primeira fase, levando o clube para a fase de mata-mata. Nas quartas de final, enfrentando o Avenida, o Esportivo venceu em casa por 2 a 1 no primeiro jogo da decisão, porém, no jogo de volta, a equipe Alviverde levou a melhor, vencendo por 2 a 0 e eliminando os bento-gonçalveses da competição.
No segundo semestre, a gestão comandada por Guilherme Salton optou por não fechar o departamento de futebol, visando apenas o trabalho nas categorias de base. No final do ano, Anderson Zanella foi o escolhido para suceder Salton no cargo de presidente para o biênio de 2018/2019, já anunciando Rodrigo Bandeira para o comando técnico do Esportivo no próximo ano e montando o projeto para levar o Esportivo à elite do futebol gaúcho em 2019, ano de seu centenário.
BENTO VÔLEI
O ano do Bento Vôlei foi repleto de desafios e dificuldades enfrentadas pela direção do clube. Após permanecer na Superliga, terminando a temporada 2016/2017 na 9ª colocação da competição, diversos obstáculos culminaram na desistência de dar sequência ao trabalho na equipe de alto-rendimento do clube. Com imprevistos quanto ao Projeto Social Bento Vôlei, o qual chegou a ser paralisado por um período devido à impasses no edital, e sem poder contar com o programa Pró-Esporte e também sem o auxílio do setor privado, a direção se viu obrigada a desistir de disputar a Superliga 2017/2018, cedendo a vaga à outra equipe. Por conta disso, o Bento Vôlei direcionou seu foco nas categorias de base do clube, as quais conquistaram bons resultados durante o ano, mantendo o trabalho de formação de atletas no clube.
BGF
O ano do BGF foi marcado por dificuldades e incertezas. Apesar de possuir um elenco limitado quanto ao número de atletas e atuando na Liga Gaúcha de Futsal em meio a diversos obstáculos de todos os âmbitos, sem uma preparação física adequada e treinando poucas vezes durante a semana, com atletas mesclando o futsal com trabalhos por fora, a equipe se manteve na elite da competição estadual. O técnico Vaner Flores foi um dos protagonistas pela permanência do clube na elite do futsal gaúcho. Além disso, mesmo com as expressivas dificuldades, o BGF teve mais uma vez em seu elenco um artilheiro do Campeonato Gaúcho. Douglas Cappa, com 29 gols marcados, disputando apenas a primeira fase, foi o artilheiro da competição. Na base, a equipe sub-17 do BGF chegou de forma inédita à fase de mata-mata do campeonato estadual da categoria.
BENTO GONÇALVES SNAKES
Campanhas inéditas no Campeonato Gaúcho e na Liga Nacional marcaram o ano do Bento Snakes. Sob o comando do Head Coach Tiago Dallegrave, e contando com reforços de peso ao longo do ano, a equipe bento-gonçalvense obteve uma notória evolução, tanto dentro como fora de campo. Na competição estadual, o Bento Snakes foi derrotado em apenas duas ocasiões, chegando de forma inédita à fase de playoffs do campeonato. Na Liga Nacional, a equipe gaúcha fez frente contra clubes de tradição no futebol americano brasileiro. Logo em seu segundo ano disputando a competição, o Bento Snakes se classificou de forma inédita aos playoffs, perdendo apenas para o Jaraguá Breakers na semifinal da Conferência Sul, o qual conquistou o acesso à Superliga Nacional.
FUTEBOL AMADOR
Sem o auxílio do poder público, o futebol amador no município encontrou dificuldades para sobreviver em 2017. Apesar de não contar com o auxílio financeiro da prefeitura, as equipes se uniram em prol da continuação das competições no município. As próprias equipes participaram diretamente da organização dos torneios, tanto no futsal como no futebol de campo.
Campeões das competições amadoras de 2017:
Libertadores do Nordeste: Rosário Campeão – Final: Rosário 2x1/2x1 Ferroviário
Colonial de futebol de Campo: Tuiuty Campeão – Final: Tuiuty 2x2/6x5 Paulina;
Colonial de Futsal: Veteranos – Eulália Campeã – Final: Eulália 3x1/5x2 Paulina; Livre - São Valentim Campeão – Final: São Valentim5x1/8x3 Eulália;
Copa Amizade: Los Thicos Campeão – Final: Los Thicos 2(3) x (2) 2 Capivara;
Liga BG: 8 da Graciema Campeão – Final: 8 da Graciema 2 x 1 São Cristóvã;
Liga Municipal de Futsal: Feminino – BFC Campeão – Final: BFC 3 x 1 Damas de Ferro; Masculino – PSG Campeão – Final: PSG 6 x 4 Sporting;
Liga Parceria da Serra: Titanium Campeão – Final: Titanium 1(4) x (2)1 Barcelona;
Municipal de Futsal de Pinto Bandeira: Rosário campeão nas categorias Feminina, Veteranos e Livre.
ARTES MARCIAIS
Nas artes marciais, Bento Gonçalves foi palco de diversos eventos de nível estadual, nacional e até mesmo mundial em várias modalidades. No Muay Thai, a Garra Team se sobressaiu nas competições estaduais deste ano. O município mais uma vez foi palco de uma das etapas do Campeonato Gaúcho da modalidade. Além disso, Bento também sediou mais uma edição do tradicional Mega Fight 11.0. No Jiu Jitsu, tanto a Garra Team como a ACBJJ conquistaram bons resultados ao longo do ano. Na modalidade, Bento Gonçalves sediou mais uma vez o Internacional Pro Jiu Jitsu, uma das seletivas para o Mundial de Jiu Jitsu em Abu Dhabi, competição em que o atleta Fábio Nunes, da Garra Team, esteve representando o Brasil e o estado. No Judô, a Physio obteve bons resultados, terminando o ano com três atletas destaques do ranking da Federação Gaúcha de Judô (FGJ), além de contemplar mais dois atletas da equipe com a faixa preta. Por fim, no Taekwondo, a Academia Zago teve três de seus atletas representando a Seleção Gaúcha na Copa do Brasil da modalidade.
CICLISMO
Por fim, no ciclismo, a Associação Donwhill do Vinho (ADHV) conquistou o seu Hexacampeonato Gaúcho de Donwhill, com vários de seus atletas terminando a competição no topo do pódio. No Ciclismo de Estrada, a ABC Concresul ficou com a 3ª colocação no ranking geral por equipes do Campeonato Gaúcho da modalidade.
PRÉ-TEMPORADA
Também neste ano, Bento Gonçalves foi sede para pré-temporada das equipes do Atlético Tubarão, atual campeão da Copa Santa Catarina, e do Juventude, clube que se manteve na Série B do Campeonato Brasileiro de 2017.