Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
A ex-atleta de voleibol e fundadora do Instituto Esporte e Educação (IEE), que atende crianças e adolescentes desde 2001, Ana Moser, é a nova Ministra do Esporte do Brasil. A ex-jogadora é conhecida pela sua carreira vitoriosa nas quadras e pelos projetos de cunho sociais e educacionais.
Natural de Blumenau-SC, Ana Moser, de 54 anos, alcançou a titularidade na Seleção Brasileira de Voleibol com apenas 20 anos, disputando as Olimpíadas de Seoul. Também disputou os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e de Atlanta, quatro anos depois, conquistando o bronze. A ponteira conquistou o ouro três vezes no extinto Grand Prix de Voleibol, em 1994, 1996 e 1998, e foi prata no Panamericano de Havana, em 1991.
Ainda no voleibol, Ana foi auxiliar técnica do treinador José Roberto Guimarães na Copa do Mundo de 2003 e foi eternizado no Hall da Fama do Vôlei, em 2009, pela sua trajetória na modalidade no país. Foi comentarista nos canais ESPN, Bandeirantes e Rede TV, e escreveu uma biografia intitulada “Ana Moser: pelas minhas mãos”.
Em 2001, fundou o Instituto Esporte e Educação, do qual é presidente há 20 anos. Segundo o site do instituto, o objetivo da iniciativa é “desenvolver e disseminar a metodologia do esporte educacional e ampliar e qualificar a prática de educação física e esporte em todo o Brasil”. A ONG teve origem do projeto Ana Moser Sports, que tinha como objetivo fomentar a prática do voleibol em escolas públicas e privadas.
Em novembro, Ana, que não é vinculada a nenhum partido político, foi incluída para fazer parte do Grupo Técnico de Esportivo na transição do governo Lula ao lado da também ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, que faleceu no mesmo mês.