Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
O Bento Vôlei, em nota oficial divulgada na tarde desta sexta-feira, dia 31, anunciou a suspensão do Projeto Sacada Solidária, o qual atende centenas de crianças e jovens do município de Bento Gonçalves. Segundo o clube, o Bento Vôlei se viu forçado a suspender as atividades do programa até que seja efetuado e efetivado o repasse dos recursos captados pela entidade e já depositados junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA.
O Bento Vôlei depositou os recursos necessários para o andamento do programa ainda no final do ano passado, recursos os quais foram buscados por meio de patrocinadores para dar prosseguimento ao Projeto, os quais ficam depositados no Fundo junto ao COMDICA e que são aproveitados também por outras entidades conveniadas com o conselho. "Como o repasse destes recursos dependem de procedimentos administrativos da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, a entidade não pode arcar com certas obrigações dentro do projeto", explica o clube. Por conta das inedequações da prefeitura quanto ao Marco Regulatório das Organizações de Sociedade Civil (Lei 13.019) , não há ainda um prazo de quando os recursos poderão ser disponibilizados para as instituições.
De acordo com a Prefeitura de Bento Gonçalves, a Lei Federal 13.019, que entrou em vigor em janeiro de 2017, estabelece novas regras para a apresentação de projetos e liberação de recursos, alegando que o Bento Vôlei estaria em fase de adequação de seu projeto para posterior apresentação à Prefeitura para que sejam dados os encaminhamentos necessários à liberação.
Com a suspensão temporária do projeto, centenas de crianças do município serão atingidas. O Projeto Sacada Solidária, que está mais de uma década em vigor, possuindo diversos títulos e certificados de nível estadual, conta com vários núcleos espalhados pela cidade, promovendo a integração e a transformação social através do vôlei.