Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
O ano do centenário do Clube Esportivo se tornou ainda mais especial. Com uma campanha impecável dentro de campo, a equipe bento-gonçalvense conquistou o acesso à elite do futebol gaúcho. Após derrotar o Guarani-VA fora de casa por 2 a 1, o Esportivo ficou no empate em 1 a 1 em casa no jogo de volta, realizado neste domingo, dia 12, no Estádio Montanha dos Vinhedos, garantindo o seu retorno à elite do Campeonato Gaúcho.
Com mais de 5 mil pessoas no estádio, o Esportivo fez fazer o fator casa e controlou o jogo em grande parte dos 90 minutos. Apesar do susto nos minutos finais, com o gol de empate dos visitantes, a equipe comandada por Carlos Moraes segurou o empate que sacramentou o acesso e o melhor presente para o aniversário de 100 anos do clube, que serão completados no mês de agosto.
1º tempo:
O Esportivo, apesar da vantagem no placar agregado, entrou em campo com uma postura bastante agressiva, explorando as extremidades do campo, principalmente através de Toni Júnior, para atacar em velocidade e oferecer perigo ao gol adversário. A primeira chance foi de Jackson, efetuando um cruzamento que foi direto para o gol, obrigando Villa a fazer a defesa. Em seguida, em descida rápida ao ataque, Toni Júnior experimentou de longe, finalizando para fora.
O Guarani-VA tentou responder com Juninho e Salib, ambos finalizando de longe, parando no goleiro Jonatas. A bola aérea foi a principal arma que o Esportivo buscou durante a partida para criar chances claras de gol. Em uma sequência de escanteios a favor dos donos da casa, Athos quase surpreendeu o goleiro Villa ao cobrar fechado visando o gol olímpico. Em seguida, em mais um escanteio, a defesa deu rebote e o zagueiro Cleiton finalizou para fora. Pouco depois, em bola alçada na área, Cleiton finalizou, a bola rebateu na defesa sobrando para Nunes, que chutou por cima.
2º tempo:
Na etapa derradeira, o controle das ações do jogo passou para o Guarani-VA, que se jogou para o ataque em busca do gol. Logo nos primeiros minutos, Salib tentou de longe, finalizando por cima do gol. O Esportivo respondeu com Athos que, após recuperar a bola no setor de ataque, finalizou à direita do gol de Villa. Em mais uma chegada em velocidade, Toni Júnior fitou a marcação e arrematou para fora.
A principal chance do Guarani-VA surgiu com Cristiano. O meia da equipe visitante recebeu a bola na grande área e finalizou na saída do goleiro Jonatas, o qual conseguiu desviar, colocando a bola no travessão. Aos 24 minutos, em cobrança de escanteio de Xaro, após bate-rebate na área, Nunes fuzilou para o fundo das redes para levantar o público na Montanha dos Vinhedos, 1 a 0.
Após o gol, a equipe do Guarani-VA esboçou uma reação, pressionando os donos da casa em busca do empate. Em mais uma chegada forte dos visitantes, Salib experimentou de longe, colocando a bola no travessão. Já nos acréscimos, Bruno Bêra recebeu a bola na entrada da pequena área e, enquanto a defesa do Esportivo pedia impedimento, o meia balançou as redes e empatou o jogo. Apesar da pressão nos minutos finais, a equipe de Carlos Moraes segurou o empate em 1 a 1 até o apito final, decretando o acesso à elite do futebol gaúcho.
O Esportivo retorna à primeira divisão após 5 anos disputando a Divisão de Acesso, maior período na história do clube fora da elite do futebol gaúcho. Na final da competição estadual, o Esportivo vai decidir o título contra o Ypiranga de Erechim. O jogo de ida ocorre na próxima quinta-feira, dia 16, às 20h, no Colosso da Lagoa, em Erechim. Já o jogo de volta acontece no dia 23, na Montanha dos Vinhedos.
Ficha da partida:
Esportivo: Jonatas, Cleiton, Gullithi e Jonas; Jackson (Vinícius Bovi), Nunes, Robert, Xaro e Athos (Eduardinho); Toni Júnior e Zulu (Nena) - Técnico: Carlos Moraes
Guarani-VA: Villa, Sampson, Negretti, Saulo e Augusto; Bruno Bêra, Negueba (Oscar), Cristiano (André) e Salib; Juninho e Felipe Tchelé (Rômulo) - Técnico: Leocir Dall'Astra
Gols: Nunes 24' 2T (ESP) e Bruno Bêra 47' 2% (GUA)
FINAL - Divisão de Acesso de 2019
Ypiranga x Esportivo - 16/05 - 20h - Colosso da Lagoa, Erechim
Esportivo x Ypiranga - 23/05 - 20h - Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves