Grêmio vence Palmeiras e garante vaga da semifinal da Copa São Paulo
-
2 dias atrás
O ponteiro bento-gonçalvense Matias Provensi, de 20 anos, que atua no Sada Cruzeiro-MG, foi convocado para a Seleção Brasileira Masculina Sub-21. Os 23 atletas vão se apresentar no dia 7 de junho, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema-RJ, para iniciar a preparação para o Campeonato Mundial da categoria, que ocorre entre os dias 22 de setembro e 3 de outubro de 2021, na Bulgária e na Itália.
O atleta, que já foi campeão Sul-Americano com a Seleção Brasileira na categoria sub-19, vai integrar o elenco do técnico Giovane Gávio para o período preparatório visando a competição de nível Mundial. Atualmente, Matias integra o elenco profissional do Sada Cruzeiro, somando sua primeira temporada na equipe principal do time mineiro.
Revelado pelas categorias de base do Bento Vôlei, Matias fez parte da campanha da conquista do título estadual Infanto-Juvenil pela equipe bento-gonçalvense. Posteriormente, reforçou a base do Sada Cruzeiro, onde o ponteiro soma diversas conquistas em sua carreira, sendo campeão da Copa do Brasil, campeão mineiro, vice-campeão do Troféu Super Vôlei e vice-campeão da Supercopa de Vôlei, além da conquista do título do Sul-Americano Sub-19 vestindo a camisa verde e amarela.
Agora, Matias Provensi almeja garantir a sua vaga na Seleção Brasileira Sub-21 visando ajudar o Brasil a conquistar o Pentacampeonato Mundial de Voleibol na categoria. A última vez que o país levou para casa o título Mundial foi em 2009, em Pune, na Índia. Desde então, o Brasil obteve uma medalha de prata, em 2013, e um bronze em 2019.
Não é a primeira vez que um bento-gonçalvense integra a Seleção Brasileira Sub-21. Em 2019, o oposto Welinton Oppenkoski, colega de equipe de Matias no Sada Cruzeiro, disputou o Mundial em Manama, em Bahrein, levando para casa a medalha de bronze da competição.
Atletas convocados para a Seleção Brasileira Sub-21:
Levantadores: Gustavo Orlando (Fiat/Minas); Rafael (Flamengo), Matheus (Sesi-SP) e Gabriel (Tijuca)
Opostos: Darlan (Sesi-SP), João Vitor (Fiat/Minas) e Guilherme Sabino (Vôlei UM Itapetininga)
Centrais: Léo (Sesi-SP), Vinícius (Sesi-SP), Kelvi (Fiat/Minas), Otávio (Sada Cruzeiro), Pietro (Sada Cruzeiro) e Guilherme (Sada Cruzeiro)
Ponteiros: Paulo Vinícius (Fiat/Minas), Felipe Varella (Fiat/Minas), Henrique (Fiat/Minas), Adriano (Vôlei UM Itapetininga), Eduardo (Vôlei UM Itapetininga), Nathan (Sesi-SP) e Matias Provensi (Sada Cruzeiro)
Líberos: Pedro Thomasi (Sada Cruzeiro), Ian (Vedacit/Guarulhos) e Leonardo Kihara (Fiat/Minas)