Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
O Monsoon FC foi uma das surpresas do futebol gaúcho em 2022 ao conquistar, de forma invicta, a Terceirona Gaúcha. Nas categorias de base, o novo clube da capital também obteve resultados expressivos. Com o treinador Márcio Ebert no comando, o qual iniciou a sua trajetória à beira dos gramados em Bento Gonçalves, as equipes sub-20 e sub-17 se destacaram nas competições que disputaram na temporada.
Após sair do Esportivo, Márcio Ebert assumiu o Marítimo, de Canoas. O clube, no entanto, foi dividido e parte dos investidores fundaram o Monsoon FC. Prontamente Márcio recebeu o convite para encarar o desafio de começar praticamente do zero o trabalho na base no novo clube de Porto Alegre, que faz uso da estrutura do Parque Lami, que já foi casa do Porto Alegre FC, com alojamentos para cerca de 200 atletas, quatro campos de treinamento e um estádio.
A partir de outro de 2021, Márcio começou a formação da equipe sub-17 em meio às reformas e melhorias na estrutura do clube. “No início foi muito difícil. Pegamos uma estrutura fantástica, grandiosa, mas que estava parada há mais de 10 anos. Tivemos que recuperar os campos, reformar os alojamentos, toda a questão da estrutura, montar as equipes. Esse trabalho foi árduo, principalmente nos dois primeiros meses e meio que não tínhamos competição”, relata.
De acordo com o treinador, o projeto, no início, era desacredito por parte dos atletas, o que dificultou a formação dos grupos. No entanto, ao disputar a Copa Cidade de Cristo, em Encantado, na qual o Monsoon chegou até a final, o clube passou a atrair jogadores.
A participação na Copa Brasileirinho também fomentou o projeto. A equipe realizou enfrentamentos de igual para igual com a base do Flamengo, empatando na primeira fase em 2 a 2 com a equipe carioca. Na fase de mata-matas, as equipes se reencontraram, com a equipe rubro-negra levando a melhor, posteriormente tornando-se campeã da competição. “Choveu atletas interessados em compor a base. Criamos uma imagem de um time forte e competitivo”, destaca Márcio.
Posteriormente, o clube disputou o Gauchão Sub-17, alcançando a fase de quartas de final da competição. Após passar pela Apafut com duas vitórias nas oitavas de final, o Monsoon ficou pelo caminho diante do Juventude, que se sagraria campeão estadual da categoria.
A direção do clube optou por abrir oficialmente a categoria sub-20 no segundo semestre, sob o comando do técnico Márcio Ebert e do preparador físico Vinícius Casagranda. O Monsoon disputou o Gauchão Dalponte com um time praticamente formado por atletas da categoria sub-17. Com apenas uma derrota em toda a competição, o clube conquistou o título ao passar pela Vision Sports, na semifinal, e por superar o Caxias, na final, por 2 a 1. “O título coroou nosso ano com um time bastante jovem. O objetivo do clube era justamente preparar a equipe sub-20 para o Gauchão de 2023”, pondera.
Márcio Ebert está confirmado no comando da equipe sub-20 para a temporada 2023. O treinador também terá a missão de formar atletas para o grupo principal do Monsoon, que vai participar pela primeira vez da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho.