Grêmio vence Palmeiras e garante vaga da semifinal da Copa São Paulo
-
2 dias atrás
O primeiro confronto na história entre Juventude e Boca Juniors foi marcado por bom futebol. O Verdão mostrou organização, qualidade e intensidade para criar as principais chances do jogo. Ainda assim, a equipe argentina saiu vitoriosa no amistoso por 2x0. O jogo ocorreu na noite desta quarta-feira (15), no estádio San Nicolás, em San Nicolás de Los Arroyos, província de Buenos Aires.
O técnico Fábio Matias observou 18 atletas ao longo da partida. O Juventude iniciou o jogo com Marcão; Ewerthon, Adriano Martins, Cipriano e Felipinho; Kelvi, Mandaca e Jadson; Erick Farias, Ênio e Gabriel Taliari. No decorrer do jogo, também entraram Reginaldo, Abner, Alan Ruschel, Jean Carlos, Nenê, Batalla e Petterson.
O jogo
O Juventude foi o dono das ações e das melhores oportunidades na primeira etapa. Com o estádio de San Nicolás lotado, o Verdão mostrou personalidade ao criar a primeira chance logo aos três minutos. Kelvi fez o passe, Ênio fintou o marcador e soltou a bomba. A bola explodiu no travessão, no que seria um golaço. No rebote, Taliari ainda tentou uma bicicleta, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Aos dez minutos, em nova jogada pelo setor esquerdo de ataque, Mandaca carregou e fez um passe por elevação, superando a defesa do Boca. Erick Farias dominou e finalizou colocado, buscando o canto, mas a bola saiu raspando a trave. Apesar da superioridade alviverde, foi o Boca Juniors que abriu o placar. Aguirre recebeu pela esquerda e cruzou. Kelvi desviou contra a própria meta, e a bola morreu no fundo do gol.
A equipe de Fábio Matias manteve a organização e construiu boas jogadas, enquanto o Boca Juniors apresentou poucas ações ofensivas. Aos 29 minutos, Taliari ajeitou de cabeça para Mandaca, que limpou o marcador e sofreu um toque dentro da área. O árbitro mandou o jogo seguir. Aos 34, Mandaca deu ótimo passe em profundidade para Taliari, que bateu prensado. Na sobra, Erick, sem espaço, tentou finalizar, mas o goleiro Brey defendeu. No rebote, Ênio mandou a bola na rede pelo lado de fora.
O Juventude voltou para o segundo tempo sem alterações. Apesar de começar a etapa complementar no campo ofensivo, o Verdão viu o Boca ampliar o placar aos quatro minutos. Merentiel recebeu bom passe na frente e bateu cruzado: 2x0. A resposta alviverde foi imediata. Mandaca fez belo passe de calcanhar na área para Ênio, que finalizou cruzado, com perigo, mas a zaga conseguiu afastar.
Aos 12 minutos, o técnico Fábio Matias promoveu as primeiras substituições: Alan Ruschel entrou no lugar de Felipinho; Abner substituiu Cipriano; Reginaldo entrou na vaga de Ewerthon; e Batalla substituiu Erick Farias.
Com velocidade e imposição física, Batalla levou perigo pelo lado direito. Aos 17 minutos, o atacante ganhou na velocidade, invadiu a área e tentou um passe rasteiro, mas a zaga cortou. Aos 22, Jean Carlos entrou no lugar de Kelvi e, aos 35, Nenê e Petterson substituíram Gabriel Taliari e Ênio. Apesar de seguir pressionando, o Verdão não conseguiu descontar e acabou superado pelo placar de 2x0.
O amistoso serviu para o técnico Fábio Matias observar os novos reforços e dar rodagem e ritmo de jogo ao elenco. Ao todo, oito novos jogadores foram avaliados, além dos remanescentes da última temporada. A estreia no Campeonato Gaúcho será no dia 22 de janeiro, às 21h30min, no estádio Alfredo Jaconi, contra o Ypiranga.
Foto: Fernando Alves