Grêmio vence Palmeiras e garante vaga da semifinal da Copa São Paulo
-
2 dias atrás
A trajetória gremista rumo ao título inédito da Copa São Paulo de Futebol Júnior ganhou mais um capítulo emocionante na noite desta sexta-feira. Em jogo válido pela oitavas de final da competição, o Tricolor bateu o RB Bragantino nas penalidades máximas e enfrentará o Palmeiras na próxima fase. A partida foi realizada no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, e terminou empatada por 2 a 2 no tempo regulamentar. João Lima e Jardiel fizeram os gols gremistas.
A partida começou truncada, com o Bragantino com um pouco mais de posse de bola, mas sem chegar com perigo.
Tudo estava sob controle do Tricolor quando, aos 16 minutos, um vacilo na saída de bola da defesa gremista possibilitou a primeira chance do Bragantino: Filipinho recebeu o passe dentro da meia-lua, completamente impedido. O árbitro mandou o jogo seguir e o atacante paulista não perdeu a oportunidade para abrir o marcador.
Na jogada seguinte, o atacante gremista Gabriel Passos sentiu lesão muscular e teve que deixar o gramado para entrada de Jeferson.
Aos 21, primeira chegada do Grêmio: Smiley cruzou da direita e o zagueiro Cauê quase marcou contra. A bola passou rente ao poste esquerdo.
Apesar da vantagem, a equipe paulista não recuou e seguiu com o domínio das ações, mais próximo da meta gremista.
Aos 41 minutos, o Tricolor chegou ao empate: Gabriel Mec recebeu na esquerda, tirou o marcador e virou para Smiley, no bico da grande área pela direita. Ele dominou e cruzou com perfeição no segundo pau, na cabeça de João Lima, que meteu no canto direito do goleiro Gustavo Reis.
Terminou 1 a 1 os primeiros 45 minutos.
O Tricolor retornou para etapa final com uma modificação: Wesley Costa entrou no lugar de João Lima, o autor do gol.
Logo aos 2 minutos, o Grêmio chegou na bola parada: Gabriel Mec sofreu falta na intermediária pela esquerda. Zortea cobrou forte e a bola passou muito perto do ângulo esquerdo.
Dez minutos depois, Hiago fez grande jogada individual pela esquerda, driblou três marcadores e chutou da meia-lua, perto do poste direito.
No lance seguinte, exatamente quando o Grêmio era melhor em campo, o Bragantino chegou ao segundo gol: cobrança de falta da direita na área gremista. Alexandre Pena desviou de cabeça buscando o canto direito. O goleiro Ygor fez a defesa parcial e Raoni pegou o rebote na pequena área para marcar.
O Tricolor se atirou em busca do empate e quase conseguiu com Gabriel Mec e Riquelme.
Aos 22, o Bragantino armou um contra-ataque fulminante e perdeu a oportunidade de matar o jogo: Filipinho saiu do campo de defesa com a bola dominada, completamente sozinho. Ele invadiu a área, driblou o goleiro Ygor e só não marcou o terceiro porque Luis Eduardo bloqueou a conclusão numa recuperação impressionante. Uma jogada que mudaria a cara do jogo.
Aos 28, o técnico Fabiano Daitx colocou Tiago e Jardiel nos lugares de Hiago e Riquelme.
Um minuto depois, outra oportunidade para os paulistas: Filipinho tabelou com Athyrson na entrada da área e ficou na cara de Ygor, que fechou o ângulo para fazer grande defesa.
Na sequência, Cristiano entrou na vaga de Smiley.
Aos 35 minutos, na base do coração, o Grêmio chegou ao empate novamente: Jardiel invadiu a área pela esquerda e foi derrubado. Penalidade máxima que ele mesmo cobrou, de chapa, no canto esquerdo, tirando o goleiro. 2 a 2.
Na saída de bola, Tiago quase virou o jogo: ele tirou dois marcadores da entrada da área e chutou em cima da zaga. A bola voltou pra ele, que bateu de primeira. Passou muito perto do poste direito.
Aos 41, Cristiano cruzou da direita e Gabriel Mec meteu a cabeça, mas sem força. O goleiro defendeu.
Nos acréscimos, Tiago lançou Gabriel Mec na esquerda. Ele driblou o marcador, invadiu a área, mas chutou sobre o goleiro. Foi o último lance dos 90 minutos.
Na decisão por penalidades, prevaleceu o espírito copero do Tricolor e a qualidade dos cobradores: Kaick, Tiago, Jardiel, Zortea e Gabriel Mec colocaram a bola lá dentro e o goleiro Ygor defendeu a cobrança de Alexandre Pena. Grêmio classificado por 5 a 4.
O adversário nas quartas de final será o Palmeiras, que eliminou o Audax. A partida será no domingo com local e horário a serem confirmados.
Fotos: Angelo Pieretti