Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
Foi realizado o Congresso Técnico da Copa FGF do segundo semestre na tarde desta segunda-feira, dia 11, com a participação de mais de 20 representantes com o objetivo de debater sobre o regulamento e o formato da competição estadual, a qual dará ao campeão, vaga para a Copa do Brasil. Por conta da dificuldade e da indecisão dos clubes se vão disputar ou não o campeonato, o prazo para confirmar participação foi estendido para o dia 18 de julho.
A princípio, foi colocado em pauta um formato para a competição, porém, poderá ocorrer diversas modificações em breve dependendo das equipes que confirmarem participação no campeonato. Os clubes até então confirmados foram divididos em 3 grupos de acordo com suas regiões.
Grupo A: Atlético Carazinho, Ypiranga, Caxias, Juventude, Apafut, PRS Garibaldi, Brasil de Farroupilha e Avenida;
Grupo B: Igrejinha, Novo Horizonte, Aimoré, Novo Hamburgo, Grêmio, Sapucaiense, Inter-POA e São José;
Grupo C: Bagé, São Paulo, Pelotas, Farroupilha, Guarany de Bagé.
Classificam-se os 4 melhores do grupo A e do grupo B e os dois melhores do grupo C, junto com os dois melhores quintos colocados. Na próxima fase, os 12 times se dividem em outros dois grupos regionais.
As equipes do Aimoré, Gaúcho, Avenida e Brasil de Farroupilha não tiveram representantes presentes na reunião. Por solicitação de alguns clubes, a FGF liberou totalmente a inscrição de atletas amadores, abaixo de 20 anos. Portanto, os clubes poderão formar seus elencos integrando atletas não profissionais para a disputa da competição.
Em função das dificuldades, a Federação Gaúcha de Futebol ampliou para o próximo dia 18 o prazo para as equipes confirmarem presença na Copa FGF. Nesta edição, a competição dará ao campeão vaga para a Copa do Brasil e o vice-campeão, dependendo da definição da CBF, também poderá participar da competição nacional. O presidente Noveletto estipulou o início do campeonato para o dia 7 de agosto, com término no final do mês de novembro.