Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
Com 100% de aproveitamento em 2018, o Farrapos chega pela segunda vez consecutiva à semifinal do Campeonato Brasileiro de Rugby - Super 16. Valendo vaga à final, a equipe bento-gonçalvense vai reecontrar o seu algoz de 2017, o Jacareí, reeditando a decisão do Super 8 do ano passado, na qual os paulistas levaram a melhor nos minutos finais de jogo. Com a melhor campanha, o Farrapos terá a vantagem de atuar em casa, diante de seu torcedor, em busca de mais uma final da competição nacional.
O Farrapos é a única equipe invicta no Super 16. Na primeira fase, a equipe não teve dificuldades para avançar àss quartas de final, liderando o Grupo D de forma isolada. No confronto das quartas, enfrentando o Charrua, o Alviverde manteve sua hegemonia no Estado, superando o rival Charrua nos dois confrontos e chegando mais uma vez à semifinal. "É o terceiro ano que ficamos entre os primeiros quatro melhores, isso significa que o trabalho está sendo muito bem feito pela equipe, com muita consciência, com muita vontade de melhorar os resultados. Hoje estamos no lugar no qual queríamos estar quando começou o ano e estamos muito felizes por isso", ressalta o técnico Javier Cardozo.
O Jacareí, assim como o Farrapos, finalizou a primeira fase na liderança, porém com cinco vitórias e uma derrota. Nas quartas, o Jacareí sofreu uma derrota no primeiro jogo contra o Pasteur por 30 a 17, mas conseguiu reverter o resultado no jogo de volta, passando de fase com a 4ª melhor campanha entre os semifinalistas.
No histórico do confronto, Farrapos e Jacareí se enfrentaram em apenas quatro ocasiões, com três vitórias dos paulistas e apenas uma vitória do Farrapos, em 2015. No ano passado, a equipe do Jacareí derrotou os bento-gonçalvenses na primeira fase, por 35 a 30, e na decisão pelo título, superando o Farrapos nos minutos finais de jogo, pelo placar de 16 a 15, adiando o título inédito do Farrapos.
O capitão do Farrapos, Eduardo Manosso, o Duda, afirma que a equipe ganhou maturidade com a experiência vivenciada na temporada passada ao chegar à final, e que vem preparada para mais um desafio decisivo. "Obviamente aprendemos muito com a experiência do ano passado, mas o grupo vem construindo uma mentalidade positiva já faz algum tempo, e lidando cada jogo como uma final, isso ajuda muito na preparação e na confiança da equipe para encarar esses momentos decisivos", ressalta o capitão da equipe.
Esse será o primeiro confronto do Farrapos no ano contra uma equipe fora da região sul do país. Para Duda, será um jogo de entrega física e mental, e que será decidido nos detalhes. "Com certeza uma semifinal de campeonato brasileiro tem um peso maior, e por ser jogo de mata-mata, a exigência é diferente.É preciso estar 100% concentrado durante toda semana até o apito final do jogo. Sabemos da qualidade do Jacareí, mas o Farrapos tem seus objetivos bem definidos, sabemos o que temos que fazer independente do adversário. E para um jogo como esse, o importante é manter a confiança, concentração e dar o máximo em cada ação de jogo", comentou Duda.
Jacareí: melhor ataque da competição
A equipe paulista possui o melhor ataque da competição até então, anotando incríveis 500 pontos, sofrendo apenas 102, também contando com uma das melhores defesas do campeonato. Enquanto o Farrapos conta com o artilheiro do campeonato, Facundo Flores,com 121 pontos anotados, o Jacareí possui o terceiro colocado na artilharia, Drudi, sendo o atleta com maior número de tries anotados na competição.
Segundo o treinador da equipe, Gabriel Colini Celamo, apesar da grande rotatividade no elenco devido à lesões,compromissos de seleção e outras causas, o Jacareíprotagonizou até agora uma boa campanha na competição nacional. "Tivemos uma campanha onde o elenco falou mais forte. Lesões, problemas pessoais, compromissos de seleção fizeram com que tivessemos uma grande rotatividade dentro da equipe e ainda assim conseguissemos bons resultados. Acredito que todo esse processo fortaleceu a equipe e nos deixou mais preparado para essa semifinal",afirmou o comandante da equipe.
Para o treinador, o reencontro entre os finalistas do ano passado promete mais um grande jogo dentro de campo, sem favoritos, na briga por uma vaga à decisão. "Em relação ao Farrapos, é sempre um jogo duro, ainda mais jogando na Montanha. É um jogo sem favoritos e com certeza digno de uma semifinal de Brasileiro", afirma Gabriel.