O Farrapos bateu na trave pela terceira vez na disputa pelo título inédito do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV. Em sua terceira final, o alviverde foi superado pelo Jacareí-SP pelo placar de 26 a 15, em confronto realizado no último sábado (12), em Jacareí-SP. Apesar da derrota, o time de Bento Gonçalves comemorou mais um ano, o nono, novamente permanecendo entre os quatro melhores times de rugby do país.
O Farrapos encarou um desafio duríssimo ao encarar a grande final apenas uma semana depois de derrotar o Pasteur, de São Paulo, em jogo que havia sido adiado da última rodada da fase de classificação. Para tornar a vida do clube alviverde ainda mais complicada, o deslocamento até Jacareí foi desgastante e, mesmo assim, os gaúchos mantiveram o jogo em aberto até o fim.
O jogo:
O Jacareí já havia derrotado o Farrapos neste ano por 20 a 3 e conhecia bem o caminho para a vitória. O jogo começou com try logo no início, de Felipe “Locão”, em pick and go, mostrando a força do pack jacareiense. Atual campeão da Copa do Brasil e do Brasil Sevens, o Farrapos logo respondeu mostrando sua força com try de Guilherme Coghetto em linda jogada da linha gaúcha, com Javi chutando para Duda servir o ponta com carreira na seleção brasileira.
Os Jacarés souberam controlar posse de bola e território e foram premiados com novo try antes do intervalo, novamente com Felipe “Locão”, desta vez em maul devastador após lateral. 14 a 7 na pausa.
O segundo tempo largou com o Farrapos encostando no placar por meio de penal chutado por Facundo. Porém, os Jacarés voltaram a ser eficientes ao entrarem nas 22 de ataque e, aos 43′, veio o terceiro try. Após pressão com uma série de fases dos avançados, o abertura Nicolas encontrou o espaço na defesa verde e mergulhou no in-goal.
Com vantagem de 21 a 10, o Jacareí parecia rumo a uma vitória contundente, mas os gaúchos logo responderam com o segundo try após o chute de reinício. Os Jacarés erraram na recepção e Jonas “Grego” cravou o try alviverde. 21 a 15, mantendo a emoção do duelo.Foi somente aos 63′ que o Jacareí deu o golpe decisivo. Nicolas chutou para a ponta e Brayan “Calleb” marcou o quarto e último try do duelo.
Os dezessete minutos finais da partida foram sem tries, com pressão do Farrapos. O clube gaúcho teve mais território na reta final do jogo, mas parou na defesa dos donos da casa. O Jacareí teve chance ainda com penal desperdiçado, mas que não fez falta. Placar final: 26 a 15 e segundo título na história do clube jacareiense.
Mais uma final a caminho:
O Farrapos terá mais uma decisão valendo título neste sábado (19), no Estádio da Montanha. O time comandado pelo técnico Javier Cardozo encara o Charrua, de Porto Alegre, pela final do Campeonato Gaúcho de Rugby XV de 2024. O alviverde entra em campo em busca do 13º título consecutivo do estadual.