A Copa do Brasil de Rugby conheceu seu campeão neste sábado, dia 3. Em partida disputada em campo neutro, na UFSC, em Florianópolis, o campeão gaúcho Farrapos derrotou o campeão fluminense Niterói na grande final por 43 a 3 e conquistou seu maior título no rugby XV na história.
A partida foi dominada de ponta a ponta pelo alviverde da Serra Gaúcha, que correu para quatro tries no primeiro tempo e outros três na segunda etapa, privando os rubronegros de qualquer try. O Niterói chegou a conseguir equilibrar as ações com penal ainda na primeira etapa, mas o Farrapos provou sua superioridade ao longo do duelo. Facundo Flores, Angelo, Javier e Murilo marcaram os tries do primeiro tempo, enquanto na segunda etapa Teco, Jambão e Maragoni marcaram os tries no segundo tempo.
“Momento importante para o clube. Trabalhamos muito e por muito tempo nesse projeto. Passamos perto de outros títulos por falta de maturidade, mas agora estamos colhendo os frutos desse processo. Construímos confiança e nosso grupo precisava desse título. Fomos superiores nas formações fixas e no ponto de contato, onde sempre trabalhamos forte”, comentou Javier Cardozo, treinador e atleta do Farrapos.
Competição criada em 2023 para colocar frente a frente todos os campeões estaduais e regionais, a Copa do Brasil é a mais nova competição de elite do rugby nacional e corre em paralelo ao Super 12, o Campeonato Brasileiro. No Super 12, o Farrapos acumula dois vices, em 2017 e 2018, e agora soltou o grito de campeão. Já o Niterói, hexacampeão brasileiro, segue sem um título masculino nacional de elite desde 1990, mas celebra seu renascimento ao chegar em dois anos seguidos à final da Copa do Brasil.
Foto: Kévin Sganzerla