Bento Vôlei levanta torcida, vence no tie-break e avança à final do Estadual
-
2 dias atrás
O confronto entre as equipes alviazuis do Rio Grande do Sul vai colocar em campo duas equipes com características completamente opostas, mas com objetivos iguais: a conquista da vaga para a semifinal da Divisão de Acesso de 2019. A decisão entre Esportivo e Lajeadense pelas quartas de final da competição estadual vai reunir dentro das quatro linhas a experiência, pelo lado da equipe bento-gonçalvense, e a juventude, pelo lado do clube do Vale do Rio Taquari.
O grupo de atletas da equipe serrana possui um perfil completamente distinto em relação ao alviazul de Lajeado. Prova disso é a média de idade da equipe, a qual revela dois times completamente opostos. O Esportivo tem a maior média de idade da Divisão de Acesso com 29,5 anos, contando com um total de 16 atletas acima dos 30 anos. O Lajeadense, por sua vez, possui uma das menores médias de idade da competição, beirando apenas os 22 anos. A equipe de Lajeado possui apenas três atletas acima dos 30 anos.
Se por um lado a experiência fez a diferença dentro de campo, classificando o Esportivo na primeira colocação da classificação geral após a primeira fase, por outro o Lajeadense, do técnico Serginho, fez da juventude do grupo uma arma para realizar uma boa campanha e garantir sua vaga às quartas de final do campeonato.
Campanhas:
O Esportivo finalizou a primeira fase com a melhor campanha até então na Divisão de Acesso, com 25 pontos somados, sofrendo apenas uma derrota em seus domínios. O Lajeadense terminou a fase classificatória na 4ª colocação com 20 pontos somados, com apenas duas derrotas no campeonato. A equipe de Lajeado somou quatro vitórias na competição e oito empates, porém vencendo apenas um jogo dentro de seus domínios. Confira os números:
O adversário:
A equipe mais jovem do campeonato protagonizou grandes vitórias, sobretudo fora de casa ao longo da primeira fase. Apesar dos poucos gols na competição, superando apenas os já eliminados São Gabriel, Cruzeiro e o rebaixado Farroupilha, a equipe possui uma das melhores defesas do campeonato, sofrendo apenas 10 gols, sendo apenas quatro dentro de casa. Em comparação ao Esportivo, a equipe de Carlos Moraes sofreu 11 gols na competição, sendo sete gols em seus domínios contra apenas quatro fora.
Segundo análise do jornalista do Jornal A Hora de Lajeado, Zique Neitzke, um dos destaques do Lajeadense é a dupla de zagueiros da equipe, Vitor e Eduardo, que está suspenso para o primeiro jogo das quartas de final. Além deles, o meia Cambraia foi um dos pilares da equipe na primeira fase. Confira a análise:
- Os jogadores jogam pelo Serginho. Hoje o principal nome da equipe é o treinador. Ele trabalha muito o psicológico deles. Tanto é que o Lajeadense tem a menor média de idade da divisão de acesso. O Lajeadense tem a segunda melhor defesa do campeonato, muito graças ao entrosamento da dupla de zaga. Vitor e Eduardo jogam juntos desde o primeiro ano de juniores. No meio, Cambraia jogou quase todos os jogos pelo Lajeadense este ano. Depois de um 2018 instável, conseguiu dar a volta por cima e ser um dos pilares do time. Ainda na meia cancha, o Ariel é o desafogo da equipe. Com muita habilidade e velocidade, ele está em todos os lados do campo - comenta o jornalista.
Time-base: Kevin; Bindé, Vitor, Eduardo e Gui Dal Pian; Cambraia, Cristiano, Rafael Índio, Ariel e Max; Léo Santos.
Retrospecto:
Na atual década, o confronto entre os alviazuis gaúchos foi realizado em apenas cinco ocasiões, sendo apenas duas delas pela Divisão de Acesso. Esportivo e Lajeadense já se enfrentaram em decisão de mata-mata no histórico do confronto. Em 2013, pelo Gauchão, após um empate em 1 a 1 em Lajeado, o Esportivo derrotou o Lajeadense nos pênaltis e avançou para a semifinal da Taça Piratini do Gauchão.
Dos cinco jogos realizados na atual década, Esportivo e Lajeadense possuem uma vitória para cada lado, com três empates entre as equipes. Em 2017, os alviazuis se enfrentaram pela primeira fase da Divisão de Acesso, com uma vitória do Esportivo por 2 a 0 e um empate em 2 a 2 em Lajeado.
Preparação para o jogo de ida:
A equipe comandada por Carlos Moraes realizou um jogo-treino na última terça-feira, dia 16, diante do Grêmio Sub-19, colocando em campo atletas que não atuaram contra o Ypiranga na última rodada da primeira fase. O Esportivo venceu pelo placar de 2 a 1, com destaque para o meia Diego Torres, o qual ainda não estreou dentro de campo pelo alviazul nesta temporada. Na partida, Xaro sentiu dores e teve que sair no meio do jogo, virando preocupação para o treinador.
Quartas de final da Divisão de Acesso de 2019:
Jogo de ida: Lajeadense x Esportivo - 21/04 - 16h - Estádio Alviazul
Jogo de volta: Esportivo x Lajeadense - 28/04 - 16h - Montanha dos Vinhedos
A FML Esportes tem o apoio da LL Rótulos e Etiquetas na cobertura do Esportivo na Divisão de Acesso de 2019.