Ypiranga vence São José e larga em vantagem na decisão da Copa FGF - Troféu Zagallo
-
12 dias atrás
O Clube Esportivo, por meio da direção atual, homenageou o ex-jogador da equipe, Antônio Rodrigues Filho, o Neca, o qual foi estampado na Calçada da Fama do Futebol Gaúcho, na rampa de acesso à sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), representando o Alviazul. A inauguração do espaço, o qual conta com 55 atletas e ex-atletas, treinadores e dirigentes, foi realizada na última sexta-feira, dia 17, na FGF.
O meio-campista começou sua carreira no Rio Grande, vindo ao Esportivo em 1969. Neca participou da fase áurea do clube na década de 1970, sendo um dos protagonistas a grandes campanhas do Esportivo na elite do futebol gaúcho. No Alviazul, conquistou título como a Copa Governador do Estado, em 1973, e se consagrando campeão do interior gaúcho em duas ocasiões. Em 1975, foi contratado pelo Grêmio, por insistência do técnico Ênio Andrade.
No Grêmio, onde se tornou um dos vinte maiores artilheiros da história do time gaúcho, com 60 gols, foi convocado para a Seleção Brasileira, numa convocação em que foi considerado a grande surpresa do elenco do técnico Oswaldo Brandão para alguns torneios amistosos. Após sua passagem no Grêmio, esteve atuando no Corinthians, no Cruzeiro, onde foi vice-campeão da Libertadores e no São Paulo, onde se consagrou campeão brasileiro, em 1977. Neca encerrou sua carreira em 1987, atuando no Rio-Grandense.
O presidente do Esportivo, Guilherme Salton, junto com a direção, optou por homenagear Neca como representante do clube na Calçada da Fama por conta de sua grande ascensão do futebol brasileiro, chegando a atuar na Seleção Brasileira. 'Pelo seu destaque principalmente como jogador da seleção brasileira, é a homenagem mais justa. Cada momento teve um destaque, mas na representatividade geral, um atleta que chegou ao auge, na seleção, não existe outro. Escolhemos quase por unanimidade", ressalta o presidente.