• Home › notícias › Futebol

Esportivo empata com o Juventude e deixa a zona do rebaixamento

Restando uma rodada para o término da primeira fase, o alviazul terá que vencer do Inter ou torcer por tropeços de Novo Hamburgo e Pelotas para se manter na elite

  1. Publicado em 20/04/2021
Esportivo empata com o Juventude e deixa a zona do rebaixamento Foto: Kévin Sganzerla

Em confronto marcado por erros da arbitragem, o Esportivo, após estar duas vezes à frente no placar, viu o Juventude igualar o marcador no Montanha dos Vinhedos na noite desta segunda-feira (19). O ponto conquistado na 10ª rodada do Campeonato Gaúcho 2021 fez com o alviazul deixasse a zona do rebaixamento restando uma rodada para o término da primeira fase. Todos os quatro gols do empate em 2 a 2 foram marcados na primeira etapa. Júnior Alves e Juninho Tardelli anotaram para os donos da casa e Guilherme Castilho e Matheus Peixoto marcaram para a equipe de Caxias do Sul.

Com o resultado, o clube finaliza a rodada na 10ª colocação, agora com 9 pontos conquistados. Para encerrar sua participação na competição estadual e garantir presença na edição de 2022, o Alviazul viaja até Porto Alegre e encara Internacional na última rodada da fase classificatória – em partida com data a ser definida pela FGF.

O Esportivo necessita de uma vitória sobre o Inter para se manter na elite. Em caso de empate ou derrota, o alviazul terá que torcer por tropeços do Novo Hamburgo e do Pelotas para permanecer na primeira divisão.

O jogo:

Para encarar o time caxiense, o técnico Gustavo Papa propôs apenas uma alteração em relação à equipe que entrou em campo na rodada anterior: na zaga, saiu Rafael Dumas, lesionado, e entrou Sosa. Logo no início, a proposta de jogo do treinador deu mostras da necessidade de buscar o resultado favorável. Aos três minutos, Michael cobrou falta pela direita. Um desvio na área do Juventude fez Marcelo Carné espalmar e a bola sobrar para Júnior Alves, que empurrou a bola com o braço para o fundo das redes. O time alviverde reclamou de mão, mas o árbitro validou o gol.

Foto: Kévin Sganzerla

Porém, dez minutos mais tarde foi a vez do Juventude anotar. Marcos Vinicios recebeu na ponta esquerda e cruzou na cabeça de Guilherme Castilho, que desviou para o gol de Anderson. Mas a reação alviazul foi imediata.

Aos 15, Lucas Hulk foi prensado entre João Paulo e Cleberson na área do Juventude, e o árbitro Lucas Horn apontou a infração, marcando penalidade máxima. Juninho Tardelli foi para a bola e deslocou Marcelo Carné, colocando o Esportivo novamente na frente. Aos 25, uma bomba de Itaqui de fora da área levou perigo ao gol adversário – não fosse o desvio da zaga alviverde que gerou um escanteio. Movimentada, a etapa inicial ainda reservou mais um empate do time caxiense: em cobrança de pênalti, Matheus Peixoto deixou igual no marcador após deslocar Anderson.

Sem alterações para o segundo tempo, o Esportivo começou conciso na defesa, após investidas do time adversário. Tanto é que, para reforçar o setor, Papa promoveu mais uma troca na zaga, dessa vez na metade da etapa final: saiu Júnior Alves e entrou Jean (que fez sua estreia na competição). O Juventude tomou conta da etapa derradeira, pressionando os donos da casa em busca do gol. Em uma das oportunidades, o alviverde balançou as redes, mas a arbitragem flagrou um impedimento inexistente, anulando o gol dos visitantes. 

Foto: Kévin Sganzerla

Aos 23, uma boa chegada alviazul. A bola sobrou para Juninho Tardelli que chutou por cima do gol – mas já havia sido marcado impedimento. Minutos depois, Warlei tentou marcar de bicicleta, mas o chute acabou perdendo força. Nos acréscimos, o atacante ainda recebeu na cara do gol, mas foi bloqueado pelo goleiro adversário. 

Ficha técnica: 

Esportivo 2 x 2 Juventude

Esportivo:  Anderson, Itaqui (Samuel Balbino), Júnior Alves (Jean), Juan Sosa e Michael; Mateus Santana, Lucas Hulk e Juninho Tardelli (Wesley Pacheco); Vini Martins (Daniel Cruz), William Amorim (Emerson) e Warlei – Técnico: Gustavo Papa

Juventude: Marcelo Carné, Paulo Henrique (Roberto), Cleberson (Vitor Mendes), Rafael Forster e Alyson; Elton (Matheus Jesus), João Paulo e Wescley; Guilherme Castilho (Rafael Grampola), Marcus Vinícios (Matheuzinho) e Matheus Peixoto – Técnico: Marquinhos Santos

Gols: Júnior Alves 2’ 1T (ESP), Guilherme Castilho 13’ 1T (JUV), Juninho Tardelli 17’ T (ESP) e Matheus Peixoto 33’ 1T (JUV)

10ª rodada:
Aimoré 1 x 6 Internacional
Grêmio 3 x 1 Novo Hamburgo
São José 1 x 1 Pelotas
Brasil de Pelotas 1 x 0 São Luiz 
Esportivo 2 x 2 Juventude
Caxias x Ypiranga

Galeria de fotos