Ypiranga vence São José e larga em vantagem na decisão da Copa FGF - Troféu Zagallo
-
12 dias atrás
Um novo marco iniciou para o Clube Esportivo Bento Gonçalves. Após 12 anos, o clube renovou o seu escudo, porém, desta vez, modernizando-o por completo e criando uma nova identidade para o alviazul. Em formato de uma taça de vinho, em alusão à cidade, nomeada Capital Brasileira do Vinho, o Esportivo apresentou oficialmente, na noite desta segunda-feira (28), a sua nova identidade visual, com a apresentação dos novos uniformes para a temporada 2022 e com o lançamento de produtos a serem comercializados aos torcedores e à comunidade.
A nova marca tem como objetivo principal estreitar vínculos com a comunidade bento-gonçalvense e criar alternativas que permitam uma estabilidade financeira ao clube para assegurar a continuidade do trabalho dentro e fora das quatro linhas. “Além de estreitarmos nossos vínculos com a cidade, estamos trabalhando com uma meta que é indispensável para garantir o futuro do Clube Esportivo: encontrar alternativas que ajudem a fomentar receita. O aporte financeiro é indispensável para concretizar o que planejamos para o Esportivo e para que nosso querido clube ocupe a posição de relevância e referência que merece", explica o presidente do alviazul, Leocir Glowacki.
Conforme o presidente, o Esportivo será a matriz de diversos subprodutos que vão contribuir para assegurar o aporte financeiro contínuo do clube. Dentre os itens apresentados na ocasião estão os espumantes Brut e Moscatel e o Vinho da variedade Merlot. A marca foi criada justamente para auxiliar na geração de recursos.
“Estamos iniciando um movimento de forma pioneira para um clube do interior, reproduzindo a tendência mundial de atuação dos grandes clubes, que trabalham suas marcas como um negócio rentável, gerador de recursos fora do campo para, então, investir cada vez mais em conquistas nos gramados. É isso que estamos propondo para o Esportivo: um movimento coletivo de engajamento ao clube para que, em breve, estejamos juntos comemorando grandes vitórias do clube”, pondera o Diretor de Marketing do Esportivo, Rafael Forati.
A construção do novo escudo:
A identidade visual do Clube Esportivo foi revitalizada pela Unt Intelligence Desig, de Bento Gonçalves e capitaneada por Marinangelo Alfredo e pelo designer e proifissional de marketing Fabiano Olbrisch, que também é professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e já desenhou logomarcas – entre outros projetos - para vários clubes de futebol do Brasil, inclusive com trabalhos desenvolvidos para o Sport Clube Internacional, de Porto Alegre. Fabiano contou que para chegar ao produto final, apresentado nesta segunda, pensou no Esportivo de antigamente, com estádio no centro da cidade, e na realidade do clube desde que os jogos passaram para o novo Montanha dos Vinhedos.
“Muita gente deixou de assistir aos jogos, principalmente por causa da nova localização, entre outros fatores. E o público jovem não aprendeu a ter o Esportivo como motivo de orgulho. O que queremos é isso: trazer de volta para dentro do estádio o antigo torcedor alviazul e conquistar os mais jovens por meio de uma marca que seja atrativa, que transmita às pessoas a sensação de orgulho por levar no peito o escudo do time da cidade”, explicou Fabiano.
Outro argumento que ele utilizou foi o fato de Bento Gonçalves ser reconhecida em todo o Brasil como a Capital Nacional do Vinho. “As pessoas chegam em um determinado lugar, até em outros países, e quando dizem que são de Bento já falam que são da cidade do vinho. Mas não dizem que são da cidade do Esportivo, e é preciso que isso se torne mais constante, daí a ideia de associar a taça, em que se toma o vinho, ao time, e por isso o escudo ganhou o formato de uma taça estilizada”, detalhou Fabiano.
As novidades:
- Dois novos escudos do Clube Esportivo Bento Gonçalves. Um tradicional, para os uniformes de jogo nas cores azul e branco com o nome do time ao centro, e outro vintage, com predominância da cor dourada e a letra “E” reproduzindo logotipo utilizado antigamente pelo clube e que remete a uma folha de parreira, para ilustrar principalmente o material de divulgação e comercialização.
- Novo desenho das camisetas de jogos, com disposição das listras reconfiguradas mas com a manutenção das cores azul e branco.
- Produtos para serem comercializados com as novas logomarcas, em um segundo momento, como bonés, xícaras, camisetas, abrigos, entre outros.
- Espumantes para comercialização: Moscatel, com predominância do logotipo do Esportivo na cor prata no rótulo, e brut com logotipo dourado como rótulo.
- Vinho com rótulo personalizado-temático, e cervejas que já estão no mercado mas que ganharão rotulagem de acordo com a nova identidade visual do clube.