Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
Pela segunda vez consecutiva em sua história, o Farrapos está na final do Campeonato Brasileiro de Rugby - Super 16 de 2018. Em partida emocionante, realizada na tarde deste sábado, dia 6, no Estádio da Montanha, a equipe de Bento Gonçalves derrotou o Jacareí-SP pelo placar de 18 a 17, carimbando sua vaga à final da competição nacional. Na decisão, a qual será realizada em Bento Gonçalves, o Alviverde vai enfrentar a Politécnica-SP.
Na primeira etapa de jogo, o Farrapos iniciou pressionando os visitantes, protagonizando um embate físico bastante intenso. Na primeira oportunidade de pontuação, Facundo Flores abriu o placar com penal efetivo. O Jacareí tentou responder também com penal, porém a chance foi desperdiçada pela equipe paulista. Aos poucos, o Jacareí foi tomando posse do controle do jogo, não abrindo espaços para o Farrapos atacar em velocidade.
Aos 22 minutos, em lateral próximo à linha de ingoal, o Jacareí aproveitou um maul formado, empurrando a defesa do Farrapos para completar em try, anotado por Drudi, colocando os paulistas na frente do placar. Em seguida, aos 29 minutos, após uma ampla sequência de rucks, a bola sobrou na ponta com Matheus, que adentrou à defesa do Farrapos para ampliar a vantagem. Ambas as conversões foram desperdiçadas pelo Jacareí, terminando o primeiro tempo com placar de 10 a 3 para os paulistas.
Na volta para o intervalo, o Farrapos entrou em campo com uma maior intensidade ofensiva. Logo nos primeiros minutos, após vários rucks próximos da linha de ingoal, Mateus Gobatto marcou o primeiro try Alviverde, com conversão de Facundo Flores. e colocou o Farrapos novamente em vantagem. Entretanto, após erro de passe no setor ofensivo do Farrapos, Drudi recuperou a bola para o Jacareí e partiu em velocidade, passando para Matheus da Cruz anotar mais um try para os visitantes.
O Farrapos dominava a posse de bola mas encontrava dificuldades para quebrar o forte sistema defensivo do Jacareí. Aos 15 minutos, o Farrapos, muito próximo da zona de pontuação, abriu mão de scrum e optou pelo chute aos postes, com finalização precisa de Facundo Flores para diminuir o placar.Aos 22 minutos, Facundo Flores recebeu passe mal efetuado, mas conseguiu concertar com um chute, surpreendendo a marcação e marcando o segundo try do Farrapos na partida, sem conversão, virando o placar, 18 a 17.
Nos minutos finais acrescidos pelo árbitro, o Jacareí teve duas oportunidades com penais para reverter a vantagem da equipe Alviverde, um deles frontal ao "H", entretanto ambos foram desperdiçados, erros comemorados de forma enérgica pelo torcedor Alviverde. Com o apito final, o Estádio da Montanha veio abaixo na comemoração da vitória sobre o Jacareí e da conquista da vaga à final da competição nacional de 2018.
Na final, o Farrapos vai enfrentar a equipe da Politécnica-SP, que superou o Curitiba Rugby na semifinal pelo placar de 25 a 15. A decisão será realizada em Bento Gonçalves, no próximo sábado, dia 13, porém ainda não há a definição do local da final.
SEMIFINAIS:
Farrapos 18 x 17 Jacareí
Curitiba 15 x 25 Poli-SP
FINAL:
Farrapos x Poli-SP