• Home › notícias › Futebol

Dois jogos separam o Esportivo da elite do futebol gaúcho

Equipe Alviazul visita o Guarani-VA neste domingo, dia 5, pelo jogo de ida da semifinal

  1. Publicado em 03/05/2019
Dois jogos separam o Esportivo da elite do futebol gaúcho

O Esportivo finalmente deixou para trás o fantasma das quartas de final e conquistou pela primeira vez desde que caiu do Gauchão em 2014 uma das vagas à semifinal da Divisão de Acesso. Agora, dois confrontos separam a equipe de Bento Gonçalves do tão almejado acesso à elite do futebol gaúcho, mas para isso terá que passar pelo Guarani de Venâncio Aires, na semifinal da competição estadual. 

Assim como nas quartas de final, o Esportivo vai encarar pela frente mais uma equipe bastante jovem. Contra o Lajeadense, a equipe comandada por Carlos Moraes conquistou a classificação com uma vitória longe de seus domínios e um empate em casa. O Guarani-VA, do experiente técnico Leocir Dall"Astra, eliminou o Igrejinha após vencer em casa por 2 a 1, depois de um empate fora de casa com placar zerado. 

Foto: Kévin Sganzerla

Na primeira fase, o Esportivo terminou com a melhor campanha da competição, enquanto que o Guarani-VA, na última rodada da fase classificatória, assumiu a vice-liderança de seu grupo, somando 22 pontos, com um retrospecto equilibrado entre pontos conquistados dentro de fora de casa. Na pré-temporada, Esportivo e Guarani-VA se enfrentaram na Montanha dos Vinhedos, em amistoso que terminou com placar zerado.

O ADVERSÁRIO:

Apesar de jovem, a equipe possui um diferencial a mais em relação ao Lajeadense: a força física. Com um elenco completamente renovado em relação ao ano passado, com apenas o meia Sampson permanecendo no clube, o projeto de três anos do Guarani-VA mostrou um resultado expressivo logo em seu primeiro ano de investimento. Grande parte dos atletas são oriundos de outros Estados do país. 

O técnico Leocir Dall"Astra tem seu estilo de jogo voltado para a intensidade ofensiva, explorando a velocidade pelas pontas e as bolas aéreas, por conta da boa estatura da equipe. Dentre os destaques da equipe, o Guarani-VA possui uma sólida defesa com uma dupla de zaga bastante alta e com o experiente goleiro Alexandre Villa, e atletas de criação que vêm sendo peças fundamentais na equipe, como é o caso de Sampson e Yuri Souza. Durante a competição, o Guarani-VA atuou com  Alexandre Villa; Peixoto, Negretti, Saulo e Augusto; Bruno Bêra, Sampson e Yuri Souza; Felipe Tchelé (Negueba) e André.

Foto: Kévin Sganzerla

Salários atrasados:

Segundo o jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires, o elenco não treinou na última terça-feira, dia 30, em protesto aos salários atrasados. No mesmo dia, houve a confirmação do rompimento da parceria do empresário Fernando Otto, responsável pelo salário dos atletas, que afirmou não compactuar com a forma de administração do presidente Sérgio Batista. 

Em matéria divulgada pelo jornal Folha do Mate nesta quarta-feira, dia 2, o presidente confirmou que a direção conseguiu o auxílio para pagar o salário do mês de março aos atletas. "Nosso grupo está fechado e vamos fazer de tudo para subir", afirmou o presidente. 

Carlos Moraes espera confrontos difíceis na briga pela vaga à elite

O técnico Carlos Moraes exaltou a classificação do Esportivo para as semifinais da Divisão de Acesso, ressaltando, sobretudo, o trabalho da comissão técnica e da direção para chegar até a semifinal. O treinador agora tem a expectativa de confrontos difíceis e complicados em busca do acesso à elite. 

Foto: Kévin Sganzerla

- Serão mais dois enfrentamentos difíceis, temos que ter respeito, vamos estudar o adversário, temos nossa comissão técnica que trabalha muito forte nisso. Não quero só trazer para mim esse momento, mas dividir com meus colegas de comissão técnica do Esportivo. Muito se fala que o Esportivo é uma equipe velha, que falta intensidade, mas a única coisa que não acontece nos jogos é eles deixarem de correr.  O Esportivo é merecedor de está onde está, sabemos que o trabalho é incessante, e essa sinergia entre direção, comissão técnica com certeza vamos levar para os dois jogos, que são os decisivos - afirma o treinador. 

SEMIFINAL - Jogo de ida:

Guarani-VA x Esportivo 

Data e horário: 05/05 - 15h30

Local: Edmundo Feix, Venâncio Aires

Galeria de fotos