• Home › notícias › Futebol

Clubes aprovam proposta da FGF para a retomada do Gauchão

Esportivo só voltará aos treinamentos quando a data do início da competição for oficialmente definida

  1. Publicado em 14/05/2020
Clubes aprovam proposta da FGF para a retomada do Gauchão Foto: Kévin Sganzerla

Os representantes dos 12 clubes do Campeonato Gaúcho aprovaram, na tarde desta quarta-feira, dia 13, a proposta da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para a retomada da competição estadual. O campeonato deverá retornar com portões fechados entre metade de julho e início de agosto. O Esportivo, no entanto, não voltará aos treinamentos tão cedo. Em nota, o clube afirma que vai retornar às atividades assim que houver uma oficialização sobre a data de reinício do Gauchão. 

Com a aceitação unânime, a proposta será encaminhada ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS), Ministério Público e Secretaria Nacional de Esportivo para validação. Confira as readequações sugeridas pela FGF para a retomada do campeonato estadual:

-  O período-base para a retomada do Gauchão será entre a metade de julho e início de agosto. A data para o reinício estará condicionada à liberação dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias;

- As contratações serão livres (salvo casos de atletas que já atuaram na edição deste ano do Gauchão);

- Nenhuma equipe será rebaixada neste ano. Em compensação, o Gauchão de 2021 terá quatro descensos. 

Mesmo com o período pré-estabelecido para a retomada do Gauchão, o Esportivo vai optar por aguardar uma definição concreta quanto à data de retorno da competição para, posteriormente, definir os protocolos e a programação para voltar aos trabalhos no Estádio Montanha dos Vinhedos. Enquanto isso, segundo o presidente do clube, Laudir Piccoli, o clube direcionará seus esforços para a gestão financeira. 

O que está em jogo para o Esportivo:

Com a quarta melhor campanha do Gauchão, o Esportivo, no momento, estaria conquistando o título do interior e garantindo uma das vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2021. Na briga pela vaga à competição estadual está o Aimoré, que possui três pontos a menos que o Esportivo na classificação geral. 

No segundo turno – Taça Francisco Noveletto, o Esportivo ocupa a 3ª colocação do grupo B com seis pontos. Na classificação geral, a equipe tem 14 pontos somados, sendo até agora o detentor da quarta melhor campanha da competição. Restam ainda três rodadas para a finalização da primeira fase do returno. O Esportivo tem compromissos diante do Ypiranga, em Erechim, do Internacional, em Bento, e do Juventude, em Caxias do Sul. 

Galeria de fotos