Ypiranga vence São José e larga em vantagem na decisão da Copa FGF - Troféu Zagallo
-
12 dias atrás
O Club Sport MarÃtimo, da Ilha da Madeira, de Portugal, está implantando diversas escolas de formação de atletas no Brasil. Na Serra Gaúcha, após Caxias do Sul receber duas franquias, é a vez de Bento Gonçalves possuir também uma escola de formação do clube do velho continente. A franquia do clube português está localizada no Ginásio Alameda Society, no bairro Fenavinho, e está com vagas abertas para jovens de 5 a 16 anos.
Há mais de 4 anos, o MarÃtimo, clube da primeira divisão do futebol português, iniciou o projeto de franquias no Brasil, implantando escolas de formação pelo paÃs. Ao todo, já são mais de 50 franquias abertas até então. Em Bento Gonçalves, a escola já conta com 26 atletas participando das atividades, as quais são realizadas uma vez por semana, aos sábados pela manhã.
Segundo um dos gestores das franquias do MarÃtimo na Serra Gaúcha, Paulo Ferrari, a escola de futebol do clube europeu tem como objetivo desenvolver o potencial de cada criança e jovem, não somente para o futebol, mas também para o futuro deles como cidadãos, aflorando seus valores como seres humanos, respeito ao próximo e trabalho em equipe. Na formação de atletas, os jovens que se destacam têm a oportunidade, ao completar 18 anos, de realizar uma pré-temporada em Portugal.
"Somos uma escola de formação e recreação, cada um dentro de sua idade. Recreação seria para os menores, na formação nós começamos a selecionar os atletas que tem um diferencial pessoal no futebol e, por finalmente, a revelação do atleta, que tem a oportunidade de ir para lá fazer uma pré-temporada no MarÃtimo", ressalta Paulo.
A escola em Bento Gonçalves atente atletas de 5 a 16 anos, que realizam atividades atualmente em uma quadra de futebol society. Os profissionais comandam os treinamentos seguindo rigorosamente uma série de requisitos e metodologias de trabalho do clube português.
"Nós obedecemos uma metodologia de trabalho deles. Com isso, realizamos um trabalho diferenciado de algumas outras escolas daqui do Brasil. Como é uma escola européia, nós precisamos seguir os padrões europeus para deixar o atleta preparado para o futebol da Europa", comenta o gestor.
Além de ter a oportunidade de participar de um intercâmbio para Portugal, os atletas que se destacam também podem ser direcionados a clubes profissionais no Brasil. Recentemente, como conta Paulo Ferrari, um dos goleiros revelados em uma franquia de Caxias do Sul passou a integrar a base do Juventude e cogita-se que, em um futuro breve, o atleta pode estar sendo encaminhado a Portugal para uma pré-temporada de avaliações no MarÃtimo.
As vagas estão abertas para novos alunos de 5 a 16 anos de idade. Para mais informações sobre inscrições, é possÃvel fazer contato com os gestores da escola, Paulo e Fernando Ferrari, pessoalmente no Ginásio Alameda Society, aos sábado pela manhã, ou através dos fones (54) 991473086 ou (54) 99605-7769.