Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) confirmou, na manhã desta quinta-feira, dia 28, o cancelamento do Campeonato Brasileiro de Rugby XV 2020 – o Super 12. Em comum acordo com as 12 equipes participantes, dentre elas o Farrapos, a entidade que gere o rugby no Brasil optou pelo cancelamento da competição, uma vez que a pandemia compromete o calendário e a captação de recursos junto à Lei de Incentivo ao Esporte e aos patrocinadores. A medida também atenta à saúde dos atletas envolvidos, por se tratar de um esporte de muito contato.
Em nota, a CBRu esclarece que não considera possível executar todos os recursos captados, provenientes do governo federal e das empresas patrocinadoras, dentro de um calendário menor. Além disso, explica que, devido às incertezas quanto à flexibilização das atividades em cada Estado, o calendário e a logística de transporte se tornariam inviabilizadas.
“Por ser um esporte de contato, o rugby é mais vulnerável ao contágio. Também não sabemos concretamente como e quando será a liberação das atividades em cada Estado. Isso inviabiliza a logística de transporte interestadual, por exemplo. Assim, preferimos nos adaptar e nos concentrar nos protocolos de retorno ao jogo de forma gradativa, com poucos atletas e sem contato, seguindo protocolos de identificação, distanciamento e desinfecção em consonância com regras municipais e estaduais”, explica o CEO da CBRu, Jean-Luc Jadoul.
A entidade agora deverá direcionar os seus esforços já visando um planejamento para o retorno das competições em 2021. “O objetivo é permitir uma volta prudente aos gramados para não expor a riscos desnecessários os cerca de 700 atletas e equipes técnicas envolvidos na competição. Nosso planejamento agora é organizar o tradicional torneio no próximo ano em condições normais, assim esperamos”, esclarece.
Segundo o Portal do Rugby, essa é a primeira vez na história que o Campeonato Brasileiro de Rugby foi cancelado desde sua criação, em 1964. Em 2020, a CBRu e as federações colocariam em prática um novo formato de calendário, que previa a disputa da competição nacional em paralelo com os campeonatos estaduais. O pontapé inicial do Super 12 seria realizado no dia 4 de abril, e a competição se estenderia até o mês de outubro.
O Farrapos Rugby Clube segue com suas atividades suspensas. O clube aguarda a liberação por parte dos órgãos públicos competentes para o retorno gradual das atividades dentro de campo.