Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
Depois da Federação Gaúcha de Rugby (FGR) dar por cancelada a temporada 2021, a Confederação Gaúcha de Rugby (CBRu) confirmou o cancelamento do Campeonato Brasileiro de Rugby XV, por conta da pandemia. Com isso, o Farrapos não terá competições oficiais para disputar no rugby union. Na modalidade olímpica do rugby – Rugby Sevens, ainda há a possibilidade da realização do Campeonato Brasileiro no mês de dezembro.
O cancelamento dos torneios nacionais da temporada 2021 foi definida em comum acordo entre Conselho de Administração e a Comissão Médica, que apontou os riscos por conta do alto número de casos de Covid-19 no país, além das diferentes realidades em cada região.
Conforme a nota, a medida visa resguardar a saúde dos atletas e profissionais envolvidos nos eventos. A definição levou em consideração fatores como os deslocamentos, o número total de pessoas imunizadas na população brasileira e o contato durante as partidas realizadas. Ainda segundo o comunicado, “não seria possível organizar os eventos em um sistema permanente de bola sanitária, já que seriam necessários milhares de testes e as centenas de atletas teriam que ser acomodadas em hotéis separados, comprometendo o orçamento para os torneios que provém de Leis de Incentivo ao Esporte.
Para 2022, os torneios de Sevens Feminino Adulto e o Brasileiro de Rugby XV masculino terão o mesmo formato dos anos anteriores. Já a partir de 2023, a CBRu vai promover uma reformulação nas competições nacionais, as quais vão contar com um número maior de participantes, inclusive de clubes de federações estaduais não filiadas à Confederação.
Brasileiro de Sevens pode ocorrer em dezembro
O Campeonato Brasileiro de Sevens, que vale o pleito para o programa Bolsa Atleta do Governo Federal, a CBRu deverá seguir avaliando as condições sanitárias do país nos próximos meses para, desta forma, averiguar a possibilidade de realizar o torneio. A competição nacional da modalidade olímpica do rugby, caso ocorrer, deve ser realizada em data única no mês de dezembro, mediante protocolos de segurança no combate à pandemia.
A equipe de desenvolvimento da CBRu irá atuar junto às federações para entender as realidades locais e auxiliar em programas para um retorno gradual dos jogos, no caso de regiões com calendários estaduais planejados.