Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
O casal de fisiculturistas Rafael Licks e Gabriele Spielmann garantiram, no total, sete troféus no Grand Prix Sul de Fisiculturismo 2023, realizado no sábado (1º), na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo. A competição, que reuniu mais de 300 competidores, serviu de seletiva para campeonatos nacionais da modalidade.
A cidade de Bento Gonçalves esteve representada pelo atleta Rafael Licks, que atua em competições de fisiculturismo há cerca de cinco anos e que já conta com uma trajetória vitoriosa no esporte.
O fisiculturista se sagrou campeão nas subcategorias Estreantes, Novice e Open B até 1,70m na modalidade Clássic Physique, que representa o esporte em seu nível clássico. Além disso, faturou mais três troféus na modalidade Bodybuilding, principal categoria do fisiculturismo que combina os três pilares do esporte: volume muscular, condicionamento e simetria/proporção, alcançando o 2º lugar nas subcategorias Estreantes e Novice, e um 3º lugar até 90 kg.
Já Gabriele Spielmann, natural de Lagoa Vermelha e que conta com cerca de oito anos de experiência no esporte, faturou o 2º lugar nas subcategorias Novice e Open A até 1,57m na modalidade Welness, na qual são avaliadas as atletas que têm coxas e glúteos volumosos, conservam o corpo feminino e exibem pouco percentual de gordura.
A trajetória do casal no esporte:
Desde criança, Rafael se espelhava em super-heróis. Quando passou a frequentar a academia, buscou aprimorar o seu corpo. Após uma passagem no powerlifting, uma lesão o fez mudar de ares, e passou a ver o fisiculturismo como a sua paixão. “Como qualquer menino, quando assistia programas infantis, na época tinha muitos de super-heróis e olhava aquele físico superdotado, com superpoderes, e era essa a sensação que, como menino, gostava de me sentir”, detalha.
Após a sua passagem pelo powerlifting, por meio de profissionais, Rafael atingiu o corpo esperado e começou a participar de competições de fisiculturismo pelo Estado e pelo Brasil, alcançando diversas conquistas de grande relevância em sua carreira. “Eu me olhava no espelho e não me identificava. Eu era aquele garotinho que gostava de ter ‘superpoderes’”, comenta. Com muita dedicação, o atleta se tornou um dos destaques da modalidade no Rio Grande do Sul.
Gabriele, por sua vez, iniciou sua trajetória no esporte em 2015. Nas primeiras competições, a atleta não obteve bons resultados, mas foi incentivada a continuar na modalidade. Em 2016, conquistou o seu primeiro título estadual e, desde então, é uma das principais atletas do Estado no fisiculturismo. “Vejo o esporte como parte da minha vida. Se eu parar de competir por algum motivo vou continuar cuidar do meu corpo, me ver bem e no meu melhor físico”, pondera a atleta, que desempenha a função de personal.
O entrosamento do casal, que se conheceram a menos de um ano, motivou ainda mais os atletas a buscarem novos troféus para a coleção e seguir alcançando patamares maiores em suas trajetórias no esporte.
Hoje muitas pessoas que conversei relataram nos admirar como um casal, como torcemos um pelo outro e sobre como nós tratamos. Minha maior felicidade foi ouvir tudo que ouvi e saber como somos reconhecidos não apenas como atletas, mas como casal. E posso dizer que sim, somos exemplo na vida como casal ou solo, na vida de atleta ou na vida “normal””, comentou Gabriele em sua rede social.
O que é o fisiculturismo:
O fisiculturismo é uma prática esportiva na qual os atletas são avaliados a partir de sua forma física por árbitros que os julgam a partir de características da musculatura apresentada. Essa prática esportiva é composta por um dos elementos que mais se populariza atualmente: o treinamento para hipertrofia muscular.