Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
O Campeonato Gaúcho de 2019 dará o seu pontapé inicial neste final de semana com a realização da 1ª rodada da primeira fase da competição, que ocorre nos dias 19 e 20 de janeiro. Ao todo, 12 equipes vão brigar pelo título da 99ª edição do campeonato estadual. Caxias, Juventude e Veranópolis vão representar mais uma vez a Serra Gaúcha no Gauchão.
A primeira fase do campeonato será disputada nos mesmos moldes da edição de 2018. Todas as equipes se enfrentam na primeira fase em turno único. Os oito melhores colocados avançam para as quartas de final, que será decidida em jogos de ida e volta, bem como as semifinais e a final. Os dois últimos colocados serão rebaixados à Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho.
A fase classificatória do Gauchão promete grandes emoções pelos gramados do Rio Grande do Sul. Com a volta do Pelotas e do Aimoré à elite, a competição contará com quatro grandes clássicos regionais, são eles o tradicional Grenal; a rivalidade serrana entre Caxias e Juventude, o Ca-Ju; o clássico do Vale dos Sinos entre Novo Hamburgo e Aimoré e a rivalidade da Zona Sul entre Brasil de Pelotas e o Pelotas, conhecido como Bra-Pel.
Os clubes do interior gaúcho, além de brigar pelo título, almejam garantir uma vaga à Série D do Campeonato Brasileiro de 2019. O atual campeão da competição estadual é o Grêmio, enquanto que o clube com maior número de títulos é o Internacional, com 45 conquistas contra 37 do Tricolor.
Confira a 1ª rodada:
Novo Hamburgo x Grêmio
São Luiz x Internacional
Pelotas x Juventude
Brasil de Pelotas x Caxias
Aimoré x São José
Veranópolis x Avenida
BENTO-GONÇALVENSE APITA BRASIL-PEL X CAXIAS
O árbitro bento-gonçalvense Eleno Todeschini, integrante do quadro de arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) vai participar de mais um Campeonato Gaúcho em sua carreira. Eleno será o responsável por comandar o confronto entre Brasil de Pelotas e Caxias pela primeira rodada da competição. Com mais de 10 anos de atuação, Eleno também faz parte do quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 2016.