Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
O sonho de disputar uma competição de nível nacional ficou ainda mais próximo para o Brasil de Farroupilha em 2019. Com o acesso do Grêmio à elite do futebol brasileiro feminino, uma vaga para a Série A2 será disputada entre as equipes do interior gaúcho no campeonato estadual deste ano, que inicia no dia 25 de agosto.
O Campeonato Gaúcho Feminino de 2019 vai contar com a participação de seis equipes: o Internacional e o Grêmio, que disputam à elite nacional, Oriente de Canoas, João Emílio de Candiota e Atlântico de Erechim, além do Brasil de Farroupilha. Neste ano, além do título estadual, a competição vai premiar a melhor equipe do interior gaúcho, que, de quebra, vai conquistar a vaga à Série A2 do Campeonato Brasileiro.
O Grêmio abriu a vaga na segunda divisão do futebol feminino após conquistar o acesso contra o América Mineiro. As gremistas venceram fora de casa, em Minas Gerais, pelo placar de 2 a 1, e seguraram um empate em 0 a 0 em Gravataí, conquistando o tão almejado acesso. Além do Grêmio, também subiram à elite o Cruzeiro, Palmeiras e o São Paulo.
Para a disputa de competições nacionais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fomenta a participação dos clubes através do custeio de despesas como passagens aéreas, estadia e alimentação. Em 2019, a Série A2 do Campeonato Brasileiro contou com a disputa de 36 equipes de diversos estados. O Rio Grande do Sul esteve representado somente pelo Grêmio na competição.
O Brasil estreia na competição estadual diante do Grêmio, no Estádio das Castanheiras. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros colocados avançam para a fase de semifinais.
1ª Rodada - Gauchão Feminino 2019
Brasil de Farroupilha x Grêmio
Oriente x Atlântico
Inter x João Emílio