Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
A gigante campanha realizada pelo Brasil de Farroupilha no Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino de 2018 simbolizou a volta de um protagonismo feminino dentro das quatro linhas na Serra Gaúcha. Terminando a competição estadual entre as quatro melhores equipes, o Rubro-Verde de Farroupilha se destacou no campeonato, e agora almeja dar continuidade visando a sobrevivência do futebol feminino na região.
Apesar das significativas limitações financeiras que assolam o clube, principalmente após o rebaixamento da equipe masculina à Terceirona Gaúcha, o Brasil-FAR aceitou o desafio de participar pela primeira vez de uma competição oficial feminina. Na primeira fase, a equipe terminou na 3ª colocação com três vitórias, um empate e quatro derrotas. Nas quartas de final, o Rubro-Verde surpreendeu dentro de campo, batendo a segunda melhor defesa da competição. Com vitórias no jogo de ida e de volta, o Brasil-FAR eliminou a tradicional equipe do Oriente, avançando à semifinal.
Em sua primeira participação no Campeonato Gaúcho, o Brasil-FAR chegava entre as quatro melhores equipes do Estado. Na semifinal, enfrentando a forte equipe do Internacional, que foi vice-campeã, o Brasil-FAR conseguiu fazer frente à equipe colorada, entretanto a qualidade e a experiência do time da capital falaram mais alto dentro de campo.
O resultado proporcionado pela grande campanha vai muito além do histórico 4º lugar no Gauchão. A comunidade farroupilhense, sobretudo o torcedor Rubro-Verde voltou a vibrar nas Castanheiras. A campanha fez florescer e engrandecer o futebol feminino na Serra Gaúcha: "Jogar o Gauchão era um sonho que todas nós queríamos realizar. Independente das dificuldades, preconceito, machismo que iríamos enfrentar. Mas, o nosso amor pelo futebol é tão grande que por mais difícil que seriam os desafios, nós não desistimos e acreditamos que seria possível. E esse ano, fomos a única equipe da Serra a disputar o Campeonato Gaúcho, ficando entre as 4 melhores do Estado", comentou Adriana Moraes, zagueira do Brasil-FAR.
A zagueira foi uma das destaques da campanha da equipe na competição. Para ela, a campanha resultou também em um desejo de todo o grupo de atletas concretizado: "Chegamos tão longe, pois nosso time é muito unido, acreditamos muito no potencial uma da outra. O Brasil de Farroupilha feminino é um time de guerreiras, desde o começo do projeto, sempre acreditamos que um dia seríamos vistas com outros olhos, e esse dia chegou", salienta Adriana.
Com a expressiva campanha, o Brasil-FAR se tornou referência no futebol feminino gaúcho, principalmente no futebol do interior. Como referência, o clube mostrou que valorizar e incentivar o futebol feminino na cidade e na região pode render bons frutos. Apesar do ano pouco atrativo para os torcedores Rubro-Verdes devido ao descenso na Divisão de Acesso, no final do ano, a direção, bem como a comunidade de Farroupilha, teve muito o que comemorar. "Futebol é coisa de mulher sim e temos capacidade de vencer qualquer barreira, vamos buscar evoluir cada vez mais e nossa meta é ser referência não só para o estado do Rio Grande do Sul, mas sim, para o Brasil inteiro", ressalta a atleta.