Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
A cidade de Bento Gonçalves poderá se tornar referência no skate, modalidade que se tornará olímpica a partir das Olimpíadas de Tóquio de 2020. A cidade recebeu a proposta de sediar um Complexo Esportivo com pista de skate e uma mega rampa, que teria como objetivo formar um polo do sjaete na cidade e atrair competições de nível mundial da modalidade.
O complexto levará o nome do maior medalista de skate, Bob Burnsquist. “A proposta é instalar uma matriz em que os profissionais dessa modalidade tornem e busquem o Complexo em Bento para treino”, afirmou o gerente da KES Engenharia, empresa propulsora do projeto, Saul Jr.
A diretora de Comunicação da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), Tatiana Lobo, reiterou que o objetivo é criar condições e estrutura para atletas treinaram na cidade. “Com a inserção do skate como modalidade olímpica nos Jogos em 2020 é mais um avanço para atraí-los para a cidade e fomentar o turismo local”, destacou.
O planejamento contempla uma réplica da Mega Rampa, pista nos padrões olímpicos e de bicicross, além de um espaço para eventos. Para o arquiteto e urbanista Sylvio Az, sócio do escritório Rio Ramp Design (RRD), “a ideia é trazer um polo de skate que possa comportar desde um campeonato mundial até visitações para comunidade e visitantes”.
O secretário de Esportes de Bento Gonçalves, Eduardo Virissimo, afirma que o projeto seria exclusivo no país, e que poderia abrir um leque de possibilidades para o município em diversos âmbitos. "Esse complexo seria exclusivo em todo o Brasil. Algo parecido só teria na Califórnia, nos Estados Unidos, então seria referência inclusive para camping de skatistas. Como o skate agora será olímpico, isso vai abrir uma gama muito grande de trabalhos em cima deste esporte. Seria um grande atrativo turistico para Bento Gonçalves", comenta Virissimo.
Segundo Virissimo, o complexo deverá ser instalado em uma área pertencente ao município, localizada entre o Barracão e os Caminhos de Pedra. "Apresentamos todas as possibilidades que Bento oferece, desde rede hoteleira, leis de incentivo a redução de impostos, oferecemos também uma área nobre entre o Barracão e os Caminhos de Pedra, que é uma área pertencente ao município. Faríamos uma cedência para que fosse feito a implantação deste complexo esportivo exclusivo no país", explica.
Os idealizadores do projeto vão começar a analizar as possibilidades de acordo com o terreno cedido pela prefeitura para apresentar de forma oficial e detalhada o projeto do Complexo Esportivo para o poder público e para potenciais investidores. Participaram da reunião também o presidente da Confederação Gaúcha de Skate, Régis Lanning, a diretora administrativa da KES engenharia, Isabelle Quintana, o gerente e engenheiro Ícaro Ibeiro, proprietário da Sportime (SP), Almir Silva, colaboradores e lideranças do município.