• Home › notícias › Outros

Bento passa a contar com escola de levantamento de peso para crianças e adolescentes

Sociedade Esportes de Força é a primeira associação filiada à FELP-RS, se tornando um projeto piloto para a formação de futuros atletas na modalidade.

  1. Publicado em 24/12/2021
Bento passa a contar com escola de levantamento de peso para crianças e adolescentes Foto: Divulgação

A cidade de Bento Gonçalves, em sua história, conta com apenas um medalhista olímpico. Em 1984, Marcus Vinícius Freire conquistou a medalha de prata pela Seleção Brasileira de Voleibol, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. O único atleta no Estado que conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Olímpico, David Machado, de 28 anos, almeja mudar essa realidade e aumentar esse número através da modalidade de força. 

O atleta e coordenador do único núcleo de treinamento do esporte no interior do Estado, localizado no Estádio da Montanha (Velha) também será o responsável por gerir a primeira escola de levantamento de peso do Rio Grande do Sul. A Sociedade Esportes de Força, de Bento, filiada à Federação gaúcha de Levantamento de Peso (FELP-RS), promove um projeto piloto para a formação de futuros atletas na modalidade que, futuramente, podem a vir se tornar grandes promessas para o esporte e possíveis medalhistas olímpicos. 

A escola vai atender crianças e adolescentes dos 10 aos 17 anos de idade. “A ideia do projeto é buscar novos campeões, possíveis atletas de nível internacional, que vão levar o nome não só da cidade e do Estado como também do país em competições na modalidade”, destaca David. 

Foto: Kévin Sganzerla

No entanto, além do esporte, a associação também tem como objetivo a formação de cidadãos através dos valores que o esporte ensina. “Por trás de tudo isso queremos construir cidadãos de bem. Vamos contar com reforço escolar, será exigido nota, bom comportamento e vamos trabalhar para conseguir outros benefícios além do esporte”, explica o professor, que complementa:

“Eu cito uma frase que ouvi lá no meu começo no esporte: “a barra ensina”. E é justamente isso que será repassado. Quando você for fazer o movimento de levantamento de peso, se você estiver muito ansioso ou nervoso, a barra vai te “amassar”, e você não vai conseguir completar o movimento. Se você for calmo e paciente demais, vai acontecer a mesma coisa. Esse controle, esse equilíbrio na vida é que buscamos passar. Você não pode nem ir muito além do seu tempo, e nem muito atrasado. Tem o tempo certo para tudo”, pondera. 

Conforme David, nas idades iniciais, serão trabalhos fundamentos que são necessários para a prática do levantamento de peso. Como se trata de crianças, os ensinamentos serão repassados através da diversão, com brincadeiras e atividades recreativas com a inserção da modalidade. “Inicialmente, nas primeiras etapas, não é trabalhado a força propriamente dita. Seria mais com o caráter de brincadeiras, demonstrar posições por meio de movimentos, de animais e de diversas outras possibilidades para que, com o tempo, a criança vá aprendendo os movimentos, a postura, os posicionamentos e, desta forma, vamos fazer tudo brincando”, comenta. 

Foto: Washington Reis/LightPress/CBLP

Com os fundamentos consolidados e com o passar da idade, o esporte será inserido de forma mais incisiva. “Vamos trabalhando aos poucos outras características, como mobilidade, postura, posicionamento e a cultura esportiva propriamente dita. Com o tempo vamos inserindo o levantamento de peso até chegar nas fases de adolescência, que daí sim será trabalhado de outra forma”, explica David.  

Os treinamentos serão realizados na sala onde estão os equipamentos, os quais são cedidos pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), e na parte exterior do local, ou seja, no gramado do Estádio da Montanha.  

Os atletas que, por ventura, se desenvolverem no esporte como futuras promessas no esporte podem seguir carreira profissional na Sogipa, de Porto Alegre. “Esse é um projeto piloto, pois é a primeira associação vinculada à Federação. E como projeto piloto é fazer esse modelo no Brasil todo e vincular essas associações com uma entidade maior, como os clubes, como a Sogipa. Construímos todo um plano de carreira e um projeto para, caso a criança se desenvolver no esporte, ela tenha como continuar essa caminhada”, ressalta o professor. 

Como se inscrever?

As inscrições para participar da escola de levantamento de pesos já estão abertas e podem ser realizadas através do link https://www.mtorsports.com/products/sef-bento-goncalves/. A associação prevê isenção de mensalidade às crianças que não tem condições de pagar, desta forma, exercendo um projeto social por meio da modalidade, que deverá ser ampliado no próximo ano. 

As aulas iniciam assim que for formada uma turma de seis alunos. Os treinamentos ocorrem no Estádio da Montanha. A sala está localizada atrás da arquibancada da Rua Dr. Montauri. 

Para mais informações basta entrar em contato com David através do fone (54) 99634-7707

Serviço:

Escola de Levantamento de Pesos

Quem pode participar: crianças e adolescentes de 10 aos 17 anos

Onde são os treinamentos: Estádio da Montanha (Velha), na Avenida Osvaldo Aranha. 

Horários dos treinos: 9h30 às 11h30

Inscrições: https://www.mtorsports.com/products/sef-bento-goncalves/

Galeria de fotos