Grêmio vence Palmeiras e garante vaga da semifinal da Copa São Paulo
-
2 dias atrás
O atleta bento-gonçalvense Franco Paese, que está atualmente no SESI-SP, finalizou a temporada 2017/18 com a equipe paulista após o vice-campeonato da Superliga. Somando dois vices nesta temporada, sendo uma das peças importantes na equipe de Rubinho, o oposto, oriundo da base do Bento Vôlei, renovou contrato e permanecerá no clube para a próxima temporada.
Franco Paese iniciou sua carreira no Bento Vôlei, sendo revelado pelo clube nas categorias de base, chegando ao profissional em 2008. Em sua carreira nas categorias inferiores, o bento-gonçalvense se consagrou medalhista de ouro no Mundial Juvenil de Vôlei em 2009 na Índia vestindo as cores da Seleção Brasileira. Franco também passou por clubes como Campinas, Minas e Voleisul no Brasil, se transferindo na temporada passada para o voleibol francês.
Na França, Franco defendeu o Paris Volley, e teve a sua primeira experiência no voleibol europeu, também disputando a Champions League, tendo a oportunidade de enfrentar grandes clubes do vôlei mundial. Na França, apesar de não possuir o mesmo nível técnico em relação ao Brasil, Franco afirmou que foi a mais equilibrada que já jogou em sua carreira. "O nível me surpreendeu bastante e até hoje foi o campeonato mais parelho que já joguei. Tinham 12 equipes sendo que dez eram do mesmo nível. Todos os brasileiros que jogaram lá, que eu conversei falavam isso e no fim foi mais do que eu esperava porque realmente é muito parelho", ressaltou Franco.
De volta ao Brasil, o atleta bento-gonçalvense foi um dos escolhidos a fazer parte da remodelação total do elenco do SESI-SP para a temporada 2017/2018. A reformulação no elenco já previa a dificuldade no entrosamento, porém, apesar disso, Franco afirmou que a equipe deu liga rapidamente. "Realmente nunca é fácil mudar todos os jogadores da equipe, sempre é bom manter o elenco. Mas esse ano teve essa mudança geral, creio que dois ou três tinham ficado no time, mas o time deu liga, acredito que por conta da qualidade dos atletas que foram contratados, que são experientes e que rodaram em muitos lugares. Além de ser bom tecnicamente, o grupo era bom como pessoas, acredito que isso fez o time chegar onde chegou", explicou o atleta.
O SESI-SP, com um elenco novo em quadra, chegou à final nos dois maiores campeonatos de vôlei do Brasil: a Superliga e a Copa do Brasil, ambos enfrentando o Sada Cruzeiro na final. Em ambas as decisões, os confrontos entre as equipes foram marcados pela disputa intensa e pelo equilíbrio dentro de quadra. Na Superliga, sobretudo, o SESI-SP protagonizou uma grande atuação contra a equipe mineira, porém, nos detalhes, o Sada Cruzeiro mais uma vez levou a melhor.
"Perdemos duas finais para o Cruzeiro, mas vejo a temporada como muito positiva, ainda mais nessa reta final de campeonato, a evolução da equipe foi nítida. Conseguimos bater de frente contra o Cruzeiro, que é uma equipe que já vem a tempo montada junto e que é um grande time e era favorito da Superliga, e a gente conseguiu fazer dois jogos equilibrados e que a final foi decidida no detalhe. Então acho que a temporada acabou positiva para todos, tanto para o time como individualmente, pois tive uma grande evolução", afirmou o atleta.