Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
A ASTECAN - Escola de Canoagem de Santa Tereza, obteve ótimos resultados no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, realizado entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro, em Curitiba. Ao todo, a equipe esteve representada por nove atletas no evento, conquistando três medalhas de ouro, uma de prata e três medalhas de bronze na competição, sendo recebidos com clamor pelo prefeito e pela comunidade do município na última segunda-feira, dia 5, com direito a fogos e carreata pela cidade.
A competição nacional contou com a participação de 470 de todas as partes do país. Mesmo com poucos integrantes na equipe, a ASTECAN se destacou nas categorias em que disputou, levando para casa sete medalhas. Pela categoria K4 Júnior Masculino, William Cettolin e Ramon Ceriotti conquistaram o pódio mais alto da prova, levando para cara o ouro da competição. Pela K4 Cadete Masculino, Vinícius Moretti também ficou em 1º lugar. Além da medalha de ouro, Vinícius conquistou o bronze na categoria K2 Cadete Masculino.
A medalha de prata foi conquistada por Mateus Guidini da Silva, na categoria K1 Júnior Masculino. Gianlucca Titton Prezzi ficou com a bronze no K4 Cadete Masculino. Por fim, pela categoria feminina, Beatriz Gellati (foto), junto com sua dupla, conquistou o bronze na categoria K2 Cadete Feminina, se destacando na competição. Beatriz, além de conquistar o bronze, também teve a oportunidade de conhecer as irmãs Ana Paula Vergutz e Beatriz Vergutz (foto abaixo), medalhistas de Canoagem nos Jogos Panamericanos de 2015.
Além dos medalhistas no Campeonato Brasileiro, outros três integrantes da equipe participaram da competição e por pouco não subiram ao pódio nas provas, são eles: Guilherme Remus, João Pedro Pinceta e Eduarda Cettolin. A equipe esteve sob o comando do treinador Nédio Vignatti, que é o responsável pelo projeto, que conta com o apoio e o incentivo da Prefeitura Municipal de Santa Tereza.
Segundo o treinador, a equipe se preparou durante todo o ano, com treinos intensivos visando a competição nacional, principal torneio que a equipe disputa durante todos os anos. Segundo Nédio, os resultados foram muito positivos. "Mesmo com apenas 9 atletas entre 470 competidores, conseguir seis atletas no pódio, melhor que isso impossível. Colhemos praticamente 100% do que podíamos colher", ressalta Nédio Vignatti.
A ASTECAN já formou dois medalhistas olímpicos na pequena cidade de Santa Tereza, e agora almeja dar prosseguimento ao desenvolvimento dos jovens atletas para que, em breve, a equipe possa formar novos atletas para representar o país em competições mundiais e olímpicas na canoagem.