Bento Vôlei levanta torcida, vence no tie-break e avança à final do Estadual
-
2 dias atrás
A franquia do Cobras Brasil XV, que vai representar o país no Super Rugby Américas, a liga profissional mais importante do continente, terá em seu elenco um atleta do Farrapos pela primeira vez. O farroupilhense Guilherme Coghetto, que também defende a Seleção Brasileira, vai integrar o plantel da franquia brasileira de rugby.
Em 2022, Coghetto atuou em poucas ocasiões pela equipe alviverde por conta de compromissos com a Seleção Brasileira de Rugby. O atleta, que atua de ponta e de fullback, agora reforça a franquia, que conta com a base da seleção para disputar a competição continental, que terá franquias de países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Estados Unidos.
Agora carregando a marca “Super Rugby”, em alusão aos laços firmados com o Super Rugby Pacific, a liga da Oceania, uma das mais fortes do mundo do rugby, o Super Rugby Américas substitui a antiga SLAR (Superliga Americana de Rugby), a liga sul-americana que foi disputada em 2021 e 2022 em bolhas sanitárias, por conta da pandemia.
As franquias jogarão no sistema de todas contra todas, em turno e returno, com todos os times jogando em casa e fora de casa. Disputam a competição, além dos Cobras, o Pampas e Dogos XV, ambos da Argentina, Peñarol, do Uruguai, Selknam, do Chile, Yacaré XV, do Paraguai, e American Raptors, dos Estados Unidos.
A tabela dos Cobras
O time brasileiro começará a campanha com nada menos que cinco partidas seguidas em casa, priorizando jogos aos domingos. Os dois primeiros desafios serão contra argentinos, recebendo os Pampas no dia 19 de fevereiro e os Dogos XV no dia 26. Em março, no dia 5, o oponente será o time paraguaio, o Yacare XV, enquanto no dia 11 (sábado) o duelo será contra os uruguaios do Peñarol. O duelo do dia 11 ainda poderá ter alteração de data, a confirmar. Fechando a sequência, os Cobras duelarão no dia 19 com os chilenos do Selknam e terão na sequência um final de semana de folga.
No dia 2 de abril, os Cobras jogarão pela primeira vez no exterior, visitando os Estados Unidos para encararem os Raptors. A liga terá uma nova semana de folga na Semana Santa e retornará com os Cobras viajando à Argentina para o duelo em Córdoba contra os Dogos no dia 14 de abril. No dia 23, o time brasileiro jogará no Paraguai contra o Yacare XV e no dia 28 voltará à Argentina para duelar com os Pampas.
Em maio, no dia 6, os Cobras estarão no Chile para jogarem com o Selknam, ao passo que no dia 19 o time brasileiro fecha a maratona no exterior enfrentando o Peñarol no Uruguai.
Por fim, após um fim de semana de folga, os Cobras farão o último jogo da primeira fase em casa contra os Raptors, no dia 27 de maio.
Os quatro primeiros colocados avançarão ao mata-mata, que será jogado em sede pré determinada, a ser em breve revelada. As semifinais serão no dia 2 de junho e a grande final no dia 9.
Os horários de todas as partidas ainda serão revelados. Todos os jogos do Super Rugby Américas terão transmissões pelos canais ESPN e Star+.