Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
O atleta de Bento Gonçalves, David Maikel Machado, de 28 anos, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso, realizado no último final de semana, em Sete Lagoas-MG. Apesar das dificuldades enfrentadas na preparação, David novamente alcançou o pódio, conquistando sua terceira medalha na competição nacional – o maior medalhista gaúcho no campeonato.
Na categoria 96 kg, o bento-gonçalvense levantou um total de 255 kg, sendo 115 kg no arranque, na qual o atleta deve levantar a barra do solo até acima da cabeça em um movimento só, sem apoiá-la em qualquer parte do corpo, e 140 kg no arremesso, cuja prova é executada em duas partes: na primeira, o atleta ergue a barra até a altura dos ombros, por cima do peito. Depois, ele se alinha novamente e completa o movimento utilizando a força dos braços e das pernas para erguer a barra até acima da cabeça.
O atleta de Bento ficou somente atrás do baiano Matheus Reis, com 286 kg, medalhista de ouro, e Felipe dos Santos, com 274 kg, que ficou com a prata. David ressalta que o objetivo era a conquista do ouro inédito, porém, após contrair H1N1 na véspera da competição, o atleta teve dificuldades para manter a sua preparação para o campeonato nacional.
“Tivemos alguns percalços durante a preparação para a competição. O objetivo era a primeira colocação. Era o ano para tentarmos o primeiro lugar, mas acabamos por disputar o terceiro lugar, pois não estava nas minhas melhores condições físicas. Mas de qualquer forma uma medalha de nível nacional é sempre bem-vinda e tem um peso muito grande”, comemora o atleta.
Conforme David, no próximo ciclo, a expectativa é evoluir para buscar o ouro inédito para o Estado. “Precisei me esforçar muito para me manter focado, pois esse tipo de coisa nos pressiona e nos exige muito mais concentração e foco. Não estava totalmente recuperado e perdi 8 kg. Mas fizemos o que podíamos, dando o nosso máximo, e fomos guerreiros para conseguir trazer, ao menos, essa medalha para o Rio Grande do Sul. No próximo ciclo vamos retomar tudo de novo para tentar buscar mais apoio e melhorar nosso desempenho para que venha a tão sonhada medalha de ouro”, pondera.
David soma três medalhas em campeonatos brasileiros, com uma prata, em 2019, e dois bronzes, em 2021 e em 2022.