Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
Depois de garantir o pentacampeonato dos Jogos Universitários Gaúchos, a bento-gonçalvense Hélen Spadari protagonizou mais uma boa atuação, desta vez representando a cidade e o Estado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), em Brasília-DF. Na prova dos 3000m com obstáculos, a atleta conquistou a medalha de prata pela terceira vez em sua trajetória no atletismo.
Sob intenso calor, a prova ocorreu na tarde desta quarta-feira (14), na pista atlética do Comando Militar do Planalto. Representando o programa de pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Hélen conseguiu ter um bom desempenho para ficar entre as melhores atletas da competição. "Foi uma experiência muito bacana em voltar para os Jogos Universitários Brasileiros. A minha última participação foi em 2019. Agora, representando o programa de pós-graduação da UCS foi uma sensação diferente", relata a atleta.
Na prova, Hélen passou a incrementar uma nova técnica para evoluir na modalidade, passando a utilizar as duas pernas para passar pelo obstáculo. "Estou incrementando uma nova técnica: estou começando a passar com as duas pernas pelo obstáculo. Antes eu fazia o ataque somente com a direita, e agora estou começando a usar as duas, e acaba modificando um pouco a corrida. Já não usei tanto a esquerda nessa prova, mas consegui utilizá-la. Sempre que mudamos algo no treinamento ou na competição é um pouco diferente, então vejo isso como algo positivo", detalha.
O clima também dificultou a vida das atletas, sobretudo por se tratar de uma prova de longa distância. "A região Centro-Oeste é muito seca, não tem quase nenhuma umidade relativa do ar e faz bastante calor. Complica um pouco mais com ar muito seco, com calor, mas deu tudo certo", comenta. Hélen ficou atrás somente de uma velha conhecida, com a qual disputa diversas competições a nível nacional na mesma prova.
Agora, Hélen direciona o seu foco para duas provas de rua, que ocorrem em São Paulo, no dia 25 de junho, e no Rio de Janeiro, no dia 2 de julho. Posteriormente, embarca para Cuiabá, onde disputará mais uma edição do Troféu Brasil Interclubes de Atletismo na prova de 3000m com obstáculos.