Costelão Colorado em Bento no dia 08 de dezembro
-
8 dias atrás
O árbitro bento-gonçalvense Peter Maia foi um dos escalados para fazer parte do quadro de arbitragem do 1º Campeonato Mundial de Futebol de Areia Raiz, o qual difere do “Beach Soccer”. A competição, que conta com a participação de 10 países, iniciou nesta terça-feira (08), na Arena Gladiadores da Bola, dentro do Parque Olímpico do Rio de Janeiro-RJ. Na rodada de abertura, Peter foi o responsável por comandar a partida entre Uruguai e Tunísia.
O experiente árbitro, o qual apita a Liga Gaúcha desde 2006 – fazendo parte da arbitragem das finais nos últimos dois anos - e a Liga Nacional de Futsal desde 2016, participa de sua primeira competição de nível mundial. No futebol de areia, o profissional havia trabalhado no Bolamar, competição nacional realizada em Tramandaí, e torneios do SESC a nível estadual.
Peter está arbitrando jogos da primeira edição do Mundial da modalidade “raiz” do futebol de areia, que se difere do Beach Soccer, cujo Mundial é chancelado pela FIFA, no número de jogadores por time (seis, em vez de cinco), e nos períodos de tempo (dois tempos de 20 minutos, em vez de três de 12). Além disso, o piso da competição do Parque Olímpico é de areia compactada, sem ondulações.
Para o árbitro bento-gonçalvense, participar da competição é uma oportunidade para trocar experiências para a evolução de sua carreira. “O sentimento é de muita gratidão. Aqui temos árbitros brasileiros, tunisianos, franceses e uruguaios. A troca de experiência é algo imensurável, a barreira com a língua está sendo vencida com a união do grupo em prol de fazer a competição com excelência. Sei do tamanho da responsabilidade em estar aqui representando o Brasil e Bento Gonçalves nesse grandioso evento”, relata.
No primeiro dia da competição, Peter arbitrou o jogo entre Uruguai e Tunísia, o qual terminou com vitória dos uruguaios pelo placar de 4 a 3. Nesta quarta-feira (09), Peter vai apitar Paraguai x Angola, às 18h, e será o árbitro adicional no confronto entre México x Uruguai, às 20h.
O Mundial conta com a participação de dez seleções, separadas em dois grupos: México, Tunísia, Colômbia, Paraguai e França, no grupo A, e Chile, Uruguai, Bolívia, Angola e Brasil no grupo B. Por restrições sanitárias nos países de origem, cinco seleções desistiram de competir: Alemanha, Argentina, Canadá, Croácia e Israel.
Os jogos são transmitidos pela TV Brasil, BandSports e na página oficial do evento no Facebook.