• Home › notícias › Futebol

100 anos de história e tradição comemorados ao lado da comunidade de Bento Gonçalves

Mais de mil pessoas estiveram presentes no evento que comemorou a passagem do Centenário do Clube Esportivo

  1. Publicado em 24/08/2019
100 anos de história e tradição comemorados ao lado da comunidade de Bento Gonçalves Foto: Kévin Sganzerla

Em 24 de agosto de 1919, com a iniciativa liderada por Leonardo Carlucci, funcionário do Banco Nacional do Commércio, e com o apoio do intendente do município, Coronel Antônio Joaquim Marques de Carvalho Júnior, ao lado de 33 sócios fundadores, surgia no Clube Aliança o Club Sportivo Bento Gonçalves. Neste sábado, a comunidade relembrou histórias e fez parte de um momento que ficará eternizado na história do clube: a saudosa comemoração da passagem do Centenário do Alviazul de Bento Gonçalves, celebrada por mais de mil pessoas na Fundaparque.

A leitura da ata de fundação realizada pelo escritor do livro do Centenário do Esportivo, Fabiano Mazzotti, mensurou a importância do evento e da trajetória do Clube Esportivo para o município de Bento Gonçalves. Com a presença de célebres jogadores, que marcaram a história do clube e fizeram parte da construção da tradição do Alviazul no cenário do futebol gaúcho, provocou-se ainda mais a sensação de nostalgia de épocas áureas do clube. 

E-atletas reunidos no evento/Foto: Kévin Sganzerla

O jogador que mais vestiu a camisa do Clube Esportivo, Toninho Fronza, com 460 jogos disputados entre 1975 e 1991, foi uma das estrelas na história do Esportivo presentes no evento. “É uma marca histórica. Tivemos momentos bons, de vitórias, conquistas, primeiro principalmente por ser campeão do interior e vice-campeão do Campeonato Gaúcho com o Valdir Espinosa de técnico em 1979. Foram momentos maravilhosos, como o Jogo da Neve, que tem que ser lembrado, acho que foi a marca principal da minha carreira, foram momentos muito importantes para fazer história no Clube Esportivo”, explicou.

Não só os jogadores, como os torcedores alviazuis presentes puderam relembrar momentos como os descritos por Toninho Fronza através do Almanaque Alviazul, obra de Gustavo Cortês, que provocou curiosidade e, sobretudo, muitas lembranças àqueles que fizeram ou vivenciaram a história do Clube Esportivo. Com 2.691 jogos catalogados, memórias puderam ser relembradas através das informações presentes no livro, que participou do momento de eternização da passagem dos 100 anos do Clube Esportivo.

Na ocasião, o Clube Esportivo deu ao ex-presidente do clube, Lênio Zanesco, a honra de se tornar patrono do Clube Esportivo, sucedendo Pedro Morbini, falecido há sete anos. Os dirigentes do Alviazul e autoridades do município, bem como os ex-atletas presentes foram homenageados durante o evento. A Fúria Alviazul trouxe da arquibancada o seu repertório para agitar, de fato, as festividades. 

Novo patrono do clube, Lênio Zanesco/Foto: Kévin Sganzerla

Com o acesso e, sobretudo, o resgate da aproximação do clube com a cidade, o Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e o presidente do Clube Esportivo, Anderson Zanella, proferiram de forma concisa palavras de incentivo em prol do crescimento do clube com o apoio da comunidade. “Um clube de futebol não é simplesmente um time de futebol, representa a maior bandeira esportiva do nosso município, e é assim que nós queremos: um Esportivo forte, centenário, com o apoio da nossa comunidade e comemorando suas vitórias e suas conquistas”, comentou Pasin.

Retornando à elite, Zanella afirmou que o clube volta forte à primeira divisão, porém não apenas dentro das quatro linhas, mas, sobretudo, fora delas.  “O Esportivo volta forte à elite, pois a comunidade abraçou o clube, volta forte, pois o clube resgatou aquele espírito valoroso que teve em tempos passados de carinho, de afeto, as pessoas voltam a falar do Esportivo com um sorriso no rosto”, ressaltou.  

Presidente do Conselho Deliberativo, Gilberto Durante, Presidente do clube, Anderson Zanella e o prefeito Guilherme Pasin reunidos/Foto: Kévin Sganzerla

100 anos de tradição comemorados juntos com a comunidade

O cunho social do evento de comemoração dos 100 anos fez com que mais uma fez efetivasse a importância do Clube Esportivo para a comunidade de Bento Gonçalves. Diversas entidades assistenciais do município participaram diretamente da construção do evento que, ao mesmo patamar em que comemorou o Centenário do clube, promoveu a solidariedade a quem tanto necessita. As entidades foram beneficiadas com o valor obtido dos ingressos que cada uma vendeu. Ao todo foram 15 entidades beneficiadas com todo o valor arrecadado pela ação.

O início de tudo:

A história do Clube Esportivo, segundo o escritor do livro do Centenário, Fabiano Mazzotti, que lançará a obra até o final do ano, está atrelada à evolução social e cultural do município de Bento Gonçalves. “Quando o Esportivo foi criado lá em 24 de agosto de 1919, ele surgiu para preencher um espaço em branco na cidade que era a existência de um time de futebol oficial para representar Bento em competições. Bento não tinha a altura para participar de jogos com Garibaldi, Carlos Barbosa, Colônia de Alfredo Chaves, de Veranópolis, Caxias. A motivação número um foi essa, que a cidade tivesse um representante oficial na modalidade de futebol”, comentou.

O futebol, portanto, foi o principal atrativo na época para a população bento-gonçalvense. Por consequência, o esporte se tornou ponto de encontro de amigos e conhecidos na cidade. “Se hoje temos inúmeras opções de entretenimento, na época, a diversão das pessoas era qual, o futebol. O que fariam no final de semana em um lugar onde não tinha a possibilidade de deslocamento fácil, pois as vias não eram tão boas, não havia meio de transporte, então o futebol acabava sendo mais que uma prática esportiva, ele era um meio das pessoas se divertirem, encontrar os amigos, encontrar as pessoas da cidade, ficar sabendo o que estava acontecendo em outro lugar. O nome do Esportivo está consolidado como Esportivo, mas na realidade, quando surgiu, ele era Club Sportivo Bento Gonçalves, um clube de esportes cujo nome é Bento Gonçalves”, explicou Mazzotti.

Gustavo Cortês e Fabiano Mazzotti, escritores das obras em homenagem ao Centenário do Clube Esportivo/Foto: Kévin Sganzerla

Desde então, o Esportivo somou grandes feitos em sua história, com a conquista de diversos títulos e marcas inéditas. Dentre grandes jogos que ficaram eternizados na história do Clube Esportivo, estão vitórias importantes sobra a dupla Grenal. Em 1971, contra o Grêmio, o Esportivo pôs fim a uma sequência de 24 partidas sem derrotas da equipe tricolor. E posteriormente, ainda na década de 70, o Alviazul de Bento Gonçalves venceu o Internacional por 2 a 1, sendo a primeira equipe do interior gaúcho a vencer no Estádio Beira-Rio.

Nos anos mais recentes, o Esportivo, em 2004, mudou de casa, passando do
Estádio Presidente Getúlio Vargas, conhecido como o Estádio da Montanha, para o Complexo Esportivo Montanha dos Vinhedos. No novo estádio, o Esportivo figurou entre os grandes clubes do Estado por um longo período e atuou em competições nacionais, sendo uma delas a Copa do Brasil, em 2005, enfrentando o Fluminense no Maracanã. Neste período recente, o Esportivo sagrou-se campeão da Copa RS de 2004, campeão da Divisão de Acesso de 2012 e, neste ano, ficou com o vice-campeonato do segundo escalão gaúcho, retornando à elite no ano do seu Centenário.

Principais títulos na história do Clube Esportivo:

 - Vice-campeão Gaúcho (1979);

- Campeão do Interior(1970, 10971, 1976, 1979, 1982 e 1987);

- Campeão da 2ª Divisão (1969, 1999 e 2012)

- Copa RS (2004)

- Copa Governador do Estado (1973, 1977 e 1980);

- Copa ACEG (1983)

Galeria de fotos