• Home › notícias › Outros

Técnico do Farrapos avalia a participação do clube no Super 8

Equipe gaúcha conquistou a sua melhor campanha na competição nacional desde que subiu à elite

  1. Publicado em 21/11/2016
Técnico do Farrapos avalia a participação do clube no Super 8 Foto: Kévin Sganzerla

Um ano de muitas conquistas e resultados históricos colocaram o Farrapos entre as quatro melhores equipes do Rugby brasileiro em 2016. Conquistando a sua melhor campanha no Super 8 desde que subiu à elite em 2011, a equipe de Bento Gonçalves teve muito do que se orgulhar durante a competição nacional, obtendo grandes resultados dentro de campo e quebrando tabus contra tradicionais equipes de Rugby do país, além de demonstrar uma expressiva evolução dentro das quatro linhas.

Mesmo não conseguindo chegar à final, o objetivo de realizar a sua melhor campanha no campeonato brasileiro foi concretizado, finalizando a sua participação no Super 8 na 4ª colocação com 33 pontos conquistados, com 6 vitórias em 14 jogos disputados na competição, obtendo 43% de aproveitamento na competição. A mudança de treinador em 2016 e a transformação da equipe dentro de campo taticamente, contando com importantes reforços, foram consequência de uma grande campanha e uma significativa evolução da equipe no torneio nacional. "Foi um torneio muito duro que nos colocou em um desafio muito grande. O nosso primeiro objetivo era melhorar a nossa posição em relação ao ano passado e felizmente conseguimos, conquistando uma posição inédita no Super 8. Ficamos felizes com o 4º lugar mas não vamos se conformar com essa posição, vamos tentar melhor cada vez mais", ressalta o técnico do Farrapos, Javier Cardozo. 

Farrapos teve uma das melhores médias de público da competição/Foto: Kévin Sganzerla

Ao longo da competição, o Farrapos derrotou fortes e tradicionais equipes do Rugby brasileiro, superando clubes como Pasteur, São José e o Curitiba, atual campeão do Super 8. Além disso, conquistou pela primeira vez em sua história, uma vitória sobre a equipe do SPAC, e foi à única equipe que conseguiu quebrar com a invencibilidade do Desterro na competição nacional. "Melhoramos muito que tínhamos de deficiência, principalmente a defesa. Evoluímos muito a nossa fortaleza, fizemos jogos muito bons defensivamente. Mas o que mais melhorou foi a confiança do time, sempre pensando que podíamos ganhar de qualquer um, como aconteceu esse ano", afirma Javier. 

Farrapos quebrou com a invencibilidade de 11 vitórias sem derrota do Desterro/Foto: Kévin Sganzerla

No próximo ano, o Campeonato Brasileiro de Rugby poderá sofrer possíveis alterações em seu formato de disputa, regionalizando a competição e adicionando mais equipes para o torneio, assim, facilitando a locomoção das equipes para os confrontos, evitando desgastes em viagens de longa distância. "Facilita, pois não vamos ter esse desgaste das viagens, é muito mais fácil competir aqui na região e só depois viajar para locais mais afastados em instâncias definitivas. Em questão de rendimento e de estrutura do clube, será melhor. E para a competição, com certeza será positiva, pois terá mais equipes, podendo evoluir esses times que atualmente tem dificuldades para chegar ao Super 8", destaca o técnico do Farrapos. 

No próximo sábado, o Farrapos estreia no Campeonato Gaúcho de Rugby Sevens de 2016, visando manter a sua hegemonia no torneio. As duas etapas da competição estadual serão realizadas em Caxias do Sul. A primeira delas, com mando de campo do Caxias Rugby, será realizada no próximo sábado, dia 26, e a segunda será no dia 3 de dezembro, com mando da equipe do Serra. 

Galeria de fotos