• Home › notícias › Especial

Retrospectiva 2016

Os fatos e acontecimentos que marcaram o esporte de Bento Gonçalves

  1. Publicado em 31/12/2016
Retrospectiva 2016

O ano de 2016 foi repleto de muitas conquistas no âmbito esportivo de Bento Gonçalves, mas também foi um ano marcado por muitas dificuldades e imprevistos em diversas situações. A FML Esportes traz uma matéria completa e especial sobre a retrospectiva de 2016 no esporte de Bento Gonçalves, realizando um levantamento de todas as equipes, clubes, entidades e competições que movimentaram o ambiente esportivo do município da Serra Gaúcha.

ESPORTIVO: Mesmo não obtendo o acesso para a elite do futebol gaúcho, o Esportivo realizou uma boa campanha na Divisão de Acesso de 2016, chegando muito próximo de fazer parte do seleto quadrangular final da competição. Com o técnico Badico no comando e com um elenco bastante competitivo, o Alviazul foi derrotado em apenas 4 ocasiões em 22 jogos disputados, entretanto, duas dessas quatro derrotas, somado com o expressivo número de empates e com uma tabela de jogos desfavorável no Pentagonal (Esportivo folgou na última rodada), foram fatores relevantes que levaram o clube à eliminação precoce na competição estadual. Pela primeira vez em sua história, o Alviazul disputará pela terceira vez seguida a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho.

A nova direção do clube, agora comandado por Guilherme Salton, decidiu não disputar competições no segundo semestre com o objetivo de organizar o clube internamente para o próximo ano. A decisão levou o Esportivo a focar nas categorias de base, realizando um planejamento de desenvolvimento das categorias e da escolinha do clube para se aproximar da comunidade e lapidar jogadores para possivelmente serem promovidos ao profissional ou negociados. O trabalho até aqui rendeu ótimos frutos para o clube, com um expressivo número de atletas integrando o elenco principal do Esportivo e atletas negociados para clubes de maior estrutura.

Esportivo 1 x 0 Caxias/Foto: Fabiano Martins/Buda

FUTEBOL AMADOR: O Amador de Bento Gonçalves foi recheado de competições bastante disputadas, tanto no futsal como no futebol de campo. Ao todo foram aproximadamente 10 competições oficiais somando os municípios de Pinto Bandeira e Santa Tereza. Neste ano, por conta das dificuldades financeiras, campeonatos tradicionais de Bento Gonçalves não foram realizados, a exemplo do Distrital de Futebol de Campo nas categorias Livre e sub-18. Por outro lado, outras competições  estão se consolidando cada vez mais como “principais” do município, como a Copa Amizade, a qual teve 40 equipes disputando o campeonato, e o Citadino de Futsal, que envolveu significativamente as comunidades de Bento Gonçalves. Confira os campeões:

41º Torneio de Verão: De Rossi Veículos-FAR campeão;

25º Della Pinta de Santa Tereza: PSG/Rizzardo Campeão – Final: PSG 1 x 0 Portuguesa;

Libertadores do Nordeste: Campeão: Paranaguá de Nova Roma do Sul Tetracampeão – Grêmio Tuiuty eliminado nas semifinais pelo campeão;

Distrital de Futsal: Livre – Barracão Campeão – Final: Barracão 4 x 2 São Valentim

                              Veteranos – Busa Campeão – Final: Busa 3 x 2 Barracão  

Municipal de Futsal de Pinto Bandeira: Campeão Livre: Rosário – Campeão Veteranos: São Gabriel;

Copa Amizade:

Divisão Principal - Campeão: Cruzeirinho – Rebaixados: BNC e Supremo;

Divisão de Acesso – Campeão: C.U. Bozo – Subiram: Los Thicos, Gigantes, San Lauro, Camaleão e Amigos da Bola;

Citadino de Futsal:

1ª Divisão: PSG Tricampeão – Final: PSG 5 x 2 BDL

2ª Divisão: Parma Campeão – Final: Parma 7 x 5 ANFC

Feminino: Paulina Campeã – Final: Paulina 3 x 0 Santa Lúcia

Distrital de Veteranos: Inter da Eulália Campeão – Final: Eulália 2 x 0 Estrela da Serra;

Copa Bangalô: Cruzeirinho Campeão – Final: Cruzeirinho 2 x 0 C.U. Bozo.

Cruzeirinho 1 x 0 Colorado/Foto: Fabiano Martins/Buda

BENTO VÔLEI: Após subir para a elite do voleibol brasileiro, o Bento Vôlei conquistou números expressivos na Superliga 2015/2016. Com um elenco recheado de nomes importantes do cenário do vôlei brasileiro, o Bento Vôlei foi a única equipe do sul do país que chegou a fase de playoffs da competição nacional, com direito a vitórias sobre as fortes equipes do SESI-SP e do Sada Cruzeiro durante a primeira fase.

Entretanto, a transição de uma temporada para outra foi marcada por dificuldades. Por conta do repasse do Pró-Esporte, o Bento Vôlei esteve muito próximo de desistir da Superliga, porém, através de uma força tarefa, a equipe conseguiu a liberação do programa. Com uma curta preparação, a equipe não conseguiu obter bons resultados no início da temporada 2016/2017, perdendo mais uma vez o Campeonato Gaúcho e terminando o primeiro turno da Superliga fora da zona de classificação. Na base, o Bento Vôlei conquistou um resultado histórico: A equipe Infanto-Juvenil, após 18 anos sem títulos, conquistou o Campeonato Gaúcho de sua categoria. 

Bento Vôlei 1 x 3 Brasil Kirin - playoffs da Superliga 2015/2016/Foto: Kévin Sganzerla

BGF: O ano de 2016 do Bento Gonçalves Futsal foi marcado por muitas dificuldades e pela superação. Com uma crise financeira abalando o clube, a direção montou um elenco pequeno, porém competitivo, para a disputa da Série Ouro. Na Copa Metro-Serra, a equipe ficou com o 3º lugar da competição. Com um número escasso de atletas no time principal, Vaner Flores, técnico da equipe, promoveu jogadores da base para o elenco profissional na disputa do Campeonato Gaúcho, rendendo ótimos frutos para o clube. Depois de terminar a primeira fase com apenas duas vitórias, o BGF, pela primeira vez em sua história, brigou contra o rebaixamento na Série Ouro. No “quadrangular da morte”, a equipe terminou a repescagem de forma invicta, escapando da zona de descenso da competição estadual. 

BGF 3 x 3 Sobradinho/Foto: Kévin Sganzerla

FARRAPOS: 2016 foi definitivamente o ano do Farrapos Rugby Clube. Mantendo a sua hegemonia no estado, conquistando o título do Campeonato Gaúcho e do Circuito Gaúcho de Sevens, ambos de forma invicta, a equipe de Bento Gonçalves se tornou ainda mais invencível no Rio Grande do Sul. No Super 8, o Farrapos conquistou a melhor colocação em sua história desde que subiu à elite do Rugby brasileiro, com resultados surpreendentes durante o competição nacional, derrotando pela primeira vez a forte equipe do SPAC, superando o Curitiba Rugby, campeão do Super 8 em 2016, e quebrando a invencibilidade de 11 vitórias seguidas do Desterro na fase classificatória.

Além disso, o clube ganhou um espaço único e propício para o Rugby, o Centro de Alto-Rendimento, que agora, será contemplado com uma das academias de desenvolvimento da Confederação Brasileira de Rugby. Nas categorias de base, o número de atletas cresceu significativamente em 2016, introduzindo o Rugby nas escolas através do trabalho desempenhado pela comissão técnica do clube. Os esforços da base renderam grandes resultados, com título da Liga Sul na categoria M19 e com vários atletas do clube representando o estado na Copa Cultura Inglesa. 

Farrapos Campeão invicto do Circuito Gaúcho de Sevens/Foto: Kévin Sganzerla

BENTO GONÇALVES SNAKES: O primeiro ano do Bento Gonçalves Snakes foi marcado por números surpreendentes. Por meio de um planejamento concreto em busca do desenvolvimento breve da equipe no cenário do futebol americano estadual, o clube se tornou, em pouco tempo, umas das principais forças do estado no esporte. O Snakes foi o segundo clube que mais entrou em campo em 2016, participando de três competições durante o ano. No Campeonato Gaúcho, em seu primeiro confronto, a equipe bateu o recorde de público no estado. Mesmo sentindo o peso da inexperiência, o Bento Gonçalves Snakes chegou muito próximo dos playoffs da competição, mas parou na fase regular da competição.

No segundo semestre, a equipe da Serra Gaúcha disputou a Liga Nacional de Futebol Americano e, em paralelo, participou da Copa RS. Em apenas um ano disputando competições oficiais, a equipe chegou a uma final de competição, conquistando o vice-campeonato da competição estadual e o título do Vorus Bowl em Bento Gonçalves, somando ao final do ano, 5 vitórias conquistadas em 12 jogos oficiais, números muito positivos para uma equipe estreante. 

Bento Gonçalves Snakes 0 x 2 Santa Cruz Chacais - Campeonato Gaúcho/Foto: Kévin Sganzerla

EVENTOS ESPORTIVOS E OUTROS ESPORTES: Bento Gonçalves foi contemplada por vários eventos de renome no mundo do esporte brasileiro. O principal e sem dúvidas, o mais significativo de todos, que ficará marcado na história do município, foi a passagem da Tocha Olímpica pela cidade da Serra Gaúcha, em um percurso recheado de atrações, revelando a tradicionalidade do povo gaúcho e italiano. Em menor proporção, porém não menos importante, Bento Gonçalves foi palco de várias competições de nível estadual e nacional como no Muay Thai, Jiu Jitsu, Pádel, Downhill, Motonáutica, Atletismo, entre outros esportes.

Tocha Olímpica em Bento Gonçalves/Foto: Kévin Sganzerla

A Garra Team conquistou ótimos resultados no ano de 2016 e desenvolveu o seu Projeto Social para espalhar cada vez mais o esporte pelo município. Dentre as principais conquistas da academia, destacam-se os títulos mundiais de Muay Thai de Estevão Beninca e de Jussemar Noskoski, os quais conquistaram o cinturão em Jakarta, na Indonésia. Quem esteve participando também de campeonatos a nível mundial foi o padelista Lucas Bergamini, o qual, junto com a Seleção Brasileira, conquistou o inédito 3º lugar da competição em Lisboa. Nas Olimpíadas do Rio 2016, Bento Gonçalves foi representada pela atleta de tiro esportivo Janice Teixeira, e pelo coordenador técnico da Seleção Brasileira Paralímpica, Luciano Possamai.  No Judô e no Jiu Jitsu, Bento Gonçalves foi sede da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho de Judô e da seletiva internacional de Jiu Jitsu, a qual reuniu mais de 600 atletas do país na capital do vinho. 

Galeria de fotos