• Home › notícias › Futebol

Projeto 'Futuro Rubro-Verde' volta a fomentar o trabalho de formação de atletas no Brasil de Farroupilha

Primeiro ano do projeto já demonstra resultados positivos e agora o clube almeja atingir patamares maiores

  1. Publicado em 10/11/2017
Projeto 'Futuro Rubro-Verde' volta a fomentar o trabalho de formação de atletas no Brasil de Farroupilha

Desde a década de 90 e o início dos anos 2000, as categorias de base do Brasil de Farroupilha estiveram completamente inativas. Em 2016, com o projeto "Futuro Rubro-Verde", o trabalho de formação de atletas no clube voltou a ser desenvolvido. Com pouco mais de um ano de existência, o projeto já contempla aproximadamente 130 jovens de Farroupilha e região. 

Na década de 90, o clube trabalhava com categorias de base, disputando, inclusive, competições oficiais e revelando grandes atletas da história do clube. Desde 2016, o clube não investiu nas categorias inferiores, direcionando seu foco exclusivamente ao profissional. A partir do ano passado, a direção do clube resolveu retomar os trabalhos na base por meio do projeto "Futuro Rubro-Verde", com o objetivo de também aproximar o clube da comunidade de Farroupilha. 

Foto: SERC Brasil

 

 

 

Segundo o coordenador das categorias de base do clube, Leonardo Antunes, o Brasil-FAR possui aproximadamente 130 alunos, nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. Até então, nenhuma das categorias é federada, portanto, não disputam competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol. "Como o projeto é novo, estamos trabalhando com os pés no chão e se organizando para participar de uma futura competição estadual. O planejamento é para entrarmos em competições estaduais em 2019", explica o coordenador. 

Atualmente o clube disputa o Campeonato SESC de Futebol de Base, com as categorias sub-14 e sub-16, sendo que a sub-14 chegou até a semifinal e disputará no dia 15 de novembro uma vaga à decisão contra a equipe do Caxias. As categorias menores disputam festivais organizados pelo SESC. Todas as categorias são treinadas pelo técnico Fernando Varani e o seu auxiliar, Pedro Barbosa. 

Foto: SERC Brasil

Apesar de possuir apenas um ano de existência, o trabalho desenvolvido já começou a dar resultados expressivos dentro das quatro linhas. "Com o resultado da classificação a próxima fase da Copa SESC nos deixou muito entusiasmados e contentes, além dos resultados de amistosos e dos jogos das menores nos festivais do SESC. Além destes resultados, o número de alunos é algo que nos faz acreditar mais ainda em nosso projeto. Um ano é pouco tempo para fazer uma avaliação geral de um projeto de longo prazo, mas para o momento esta sendo muito bom e bem recompensado", ressalta Leonardo. 

Brasil de Farroupilha também oferece espaço ao futebol Feminino

A equipe do Brasil-FAR, além da base, também trabalha com futebol feminino adulto, que está se preparando para disputar o campeonato da SAFERGS. Com a expressiva visibilidade e com o grande número de simpatizantes do futebol feminino na cidade, o clube decidiu abrir a oportunidade também a categorias menores, construindo assim categoria de base feminina no clube. "Estamos no momento de pré-inscrições e triagem recolhendo os dados das atletas para organizarmos os cronogramas de atividades e dividi-las em categorias", comenta o coordenador. 

Foto: SERC Brasil

 

 

Pretensões para o futuro

O projeto possui grandes ambições para os próximos anos. A primeira delas é a implantação da categoria sub-9 e a realização de aulas teóricas sobre futebol. "Vamos dar início a algumas atividades que farão o projeto crescer como em dar aulas teóricas de futebol para os alunos e também fechar acordos com a prefeitura na área de saúde, esporte e bem estar, trazendo profissionais das áreas para junto do projeto, elaborando palestras educacionais e avaliações de rendimento para os atletas", afirma Leonardo. 

A expectativa é que o número de atletas na base do clube aumente cada vez mais para que, futuramente, a equipe tenha condições de disputar competições de maiores patamares dentro do estado. Além disso, o clube deseja fomentar cada vez mais a formação de atletas para aproveitá-los em um futuro próximo no grupo profissional. No feminino, o Brasil-FAR espera estruturar uma boa base para disputar amistosos e preparar as atletas para integrarem a equipe adulta. 

Galeria de fotos