• Home › notícias › Outros

ONG Vivendo Esporte revela atletas para o voleibol de alto rendimento

Entidade não só direciona foco para o cunho social como também fomenta a paixão pelo esporte e, sobretudo, introduz as crianças e adolescentes à modalidade

  1. Publicado em 14/03/2024
ONG Vivendo Esporte revela atletas para o voleibol de alto rendimento

A paixão pelo esporte surgiu de pai para filho, porém, foi na ONG Vivendo Esporte que Felipe Durante, hoje com 16 anos, iniciou sua trajetória no voleibol. Atualmente, o jovem levantador, seguindo os passos do pai, Ronaldo Royal, ex-atleta profissional de vôlei, integra as categorias de base do Bento Vôlei, somando em sua bagagem no esporte passagens recentes pela Seleção Gaúcha e pelo time adulto da equipe de Bento Gonçalves, fazendo parte do título inédito do clube no Campeonato Gaúcho de 2023. 

Felipe é um dos diversos atletas que passaram pela ONG Vivendo Esporte e que, posteriormente, seguiram no esporte a nível de alto rendimento ao longo dos nove anos de trajetória da entidade, oferecendo o esporte como uma ferramenta de inclusão social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

O jovem levantador teve contato com o voleibol desde cedo, por meio do seu pai. No entanto, foi na ONG Vivendo Esporte que Felipe iniciou a sua trajetória dentro das quadras. “Desde pequeno eu sempre acompanhei meu pai nos treinos e nos jogos, e sempre que ele terminava, brincava comigo dando toque na bola, me ensinando o fundamento. Em 2015, quando foi fundada a ONG, comecei no núcleo de Pinto Bandeira e me aproximei cada vez mais do voleibol”, relata o atleta. 

Na ONG, Felipe teve a oportunidade de aprender os fundamentos básicos do esporte e, sobretudo, proporcionou-lhe ensinamentos para a vida através de valores como o respeito e a cooperação. 

“Com a ONG aprendi a me comunicar mais dentro de quadra, trabalhar mais em equipe, isso me ajudou muito a chegar onde cheguei. Ela me ajudou a ter os fundamentos do voleibol com qualidade, e isso foi muito positivo para o meu início na modalidade. E, como cidadão, a ONG nos ensina a ter respeito com o próximo, a sempre ajudar quem está com dificuldades dentro de quadra, criando um ambiente de união”, pondera.

Felipe conta como imspiração o seu pai, que foi seu professor durante sua passagem pela ONG

Atualmente, Felipe integra a equipe Infanto-Juvenil do Bento Vôlei. Neste ano, o jovem atleta foi convocado pela Seleção Gaúcha de Voleibol, contando com a experiência de treinar ao lado dos melhores jogadores da categoria no Estado. Em 2023, o levantador participou da campanha histórica do Bento Vôlei no Campeonato Gaúcho de Voleibol Adulto. Com um desempenho irretocável, o time de Bento Gonçalves faturou o título inédito da competição estadual. 

Com o sonho de se tornar um jogador profissional, Felipe não só contou com a experiência na ONG Vivendo Esporte, que o ajudou a desenvolver o seu voleibol, como também tem a sua inspiração ao seu lado todos os dias. “Ter meu pai como inspiração é a melhor coisa que existe. Ter uma lenda do voleibol em casa, em meu cotidiano, sempre me ensinando cada vez mais, é muito bom para a minha constante evolução”, reitera a jovem promessa. 

A ONG VIVENDO ESPORTE

Fundada no dia 2 de fevereiro de 2015, a ONG Vivendo Esporte tem como principal finalidade a promoção da transformação social por meio do esporte, em especial o voleibol, oferecendo a prática esportiva para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Além disso, trabalha na captação de projetos que envolvem outras frentes, porém voltando-se sobretudo ao âmbito social. Com núcleos em municípios de Bento Gonçalves-RS, Pinto Bandeira-RS, Nova Roma do Sul-RS, Sorocaba-SP, Mairinque-SP, Alumínio-SP, São Roque-SP, Salto de Pirapora-SP e Votorantim-SP, a ONG Vivendo Esporte atualmente atende mais de 1300 jovens com atividades no contraturno escolar.

Galeria de fotos