• Home › notícias › Futebol

O fim da era Oselame no Clube Esportivo

Das cinzas à reestruturação, ao acesso e ao sucesso

  1. Publicado em 31/12/2015
O fim da era Oselame no Clube Esportivo Foto: Clube Esportivo

O homem que fez de um pesadelo, virar sucesso, ganhando o carisma e a simpatia do torcedor alviazul. Luis Oselame não só tirou o Esportivo da Divisão de Acesso como também tirou o clube da desorganização. Mesmo com altos e baixos em quatro anos, o Esportivo se revigorou internamente, mantendo a organização em dia e agindo conforme as limitações do clube, fator importante para o sucesso de uma boa gestão. Luis Oselame não apenas foi o responsável por revitalizar por completo o Esportivo como também po lutar a todo custo pelos seus objetivos dentro do Alviazul, mostrando o seu fanatismo, sua coragem e sua determinação em fazer do Esportivo um grande clube. Pode não ter dado certo no final, mas o empenho, o esforço e a competência de Oselame ficarão marcados para sempre na história do Clube Esportivo. 

Luis Oselame assumiu um clube que estava literalmente nas cinzas, tanto internamente como na sua colocação no futebol gaúcho. Cheques sem fundo, muitas e muitas dividas, quase infinitas, dentre outras coisas fizeram com que a nova direção tivesse que trabalhar o dobrado para reestruturar o clube. Em 2011, o Esportivo vinha de uma campanha pífia no segundo semestre, sem vencer um jogo sequer. Luis teve como objetivo principal a remodelação interna do clube, aspecto fundamental para que o restante pudesse evoluir aos poucos. E já em 2012, os primeiros resultados apareceriam na Divisão de Acesso, com uma campanha impecável e com o acesso garantido para a elite do futebol gaúcho. 

Luis Oselame comemorando o título da Divisão de Acesso de 2012

Uma das melhores campanhas do Clube Esportivo em sua história, ficando em primeiro lugar em todas as fases da Divisão de Acesso. Um desempenho fantástico que proporcionou ao torcedor, comemorar o acesso e o tricampeonato da segunda divisão gaúcha. O acesso foi celebrado após a vitória do Esportivo pelo placar de 2 a 0, fora de casa contra a equipe do Guarany de Camaquã. Na grande final, o Esportivo derrotou o Passo Fundo em pleno Vermelhão da Serra por 2 a 1 e empatou em casa em 1 a 1, levantando a taça de campeão da Divisão de Acesso. A conquista foi muito comemorada pelo torcedor na pipa pórtico da cidade, colorindo as ruas de Bento Gonçalves com as cores do Alviazul, uma festa interminável. 

Festa dos torcedores na pipa pórtico da cidade

Em 2013, a felicidade continuou dentro de campo. A equipe comandada pelo técnico Luis Carlos Winck chegou até a semifinal da Taça Piratini, sendo parado apenas pelo Internacional. Uma grande campanha no Campeonato Gaúcho logo após o seu acesso rendeu ótimas expectativas para o futuro do clube. Na classificação geral do Gauchão de 2013, o Esportivo ficou na frente do seu rival Caxias, terminando a competição com 20 pontos totalizados. 

Porém, os problemas começaram a vir em 2014, quando aconteceu o caso "Márcio Chagas", denominado pelo próprio presidente como o momento mais difícil em sua gestão. O clube vinha com um elenco bastante competitivo, mas que dentro de campo, não correspondia o esperado pelo torcedor. A equipe protagonizava ótimas atuações, mas sempre faltava o mais importante, o gol. O Esportivo não estava em uma posição muito confortável na tabela quando aconteceu o imprevisto. O caso "Márcio Chagas" abalou toda a estrutura do Clube Esportivo, tanto dentro como principalmente fora de campo. O Esportivo terminou a competição fora da zona de rebaixamento, já que o Passo Fundo havia perdido 8 pontos por uma escalação irregular. Entretanto a aflição continuou mesmo depois do témino da primeira fase do Gauchão. A briga contra o rebaixamento foi decidida nos tribunais, e o Esportivo, mesmo com tantos esforços, saiu derrotado, perdendo 3 pontos e sendo rebaixado novamente para a Divisão de Acesso. 

O ano de 2014 foi o período mais conturbado na gestão de Luis Oselame

Neste mesmo ano, quando as coisas e acalmaram, o Esportivo começava a ter os ótimos resultados oriundos das categorias de base do clube. O Alviazul atuou no segundo semestre de 2014, contando com vários atletas da base no elenco de Julio Cesar Nunes, dentre eles, Kelvin, Marcos Sarará, entre outros. O técnico Julio, junto com sua comissão técnica e seu grupo de atletas protagonizou um ótimo desempenho na competição. Mesmo com um elenco limitado, a campanha do Esportivo surpreendeu a todos, chegando até a semifinal na Copa Serrana, sendo eliminado pelo Juventude. 

O ano de 2015 foi marcado pela vinda de Valdir Espinosa e pela gigante evolução das categorias de base do clube. A tentativa de acerto na Divisão de Acesso não rendeu os resultados esperados. Valdir Espinosa almejava a volta do alviazul a elite do futebol gaúcho e já mirava o Esportivo a nível nacional no futuro, porém os trabalhos do campeão do mundo não foram satisfatórios. A campanha do Esportivo não agradou nem um pouco o seu torcedor, sendo eliminado logo na primeira fase da competição. 

Valdir Espinosa chegou para dar novos ares ao Clube Esportivo, objetivo o qual não deu certo

Não só neste ano como em toda a sua gestão, o presidente Luis Oselame deu ênfase nas categorias de base, fazendo do Esportivo um clube formador de atletas. A evolução das categorias inferiores nestes anos foi impressionante, prova disso são os frutos colhidos pela direção e pela comissão técnica. O trabalho de Gilson Rigo, coordenador das categorias de base do clube, junto com a comissão técnica comandada por Cristiano Fronza renderam ótimos frutos os quais muitos deles foram negociados e/ou tiveram a oportunidade de jogar profissionalmente no Clube Esportivo. 

Agora, chegando a seu ciclo final, Luis Oselame entrega o clube nas mãos de Guilherme Salton com o sentimento de dever cumprido, reorganizando o clube internamente, diminuindo consideravelmente as dividas do clube e se tornando ainda mais Alviazul. Tanto pela sua competência como suas conquistas obtidas ao longo destes 4 anos de mandato, Luis Oselame ficará marcado na história do clube pela sua entrega, superação, determinação e, sobretudo, pelo seu amor pelas cores alviazuis. 

Galeria de fotos