• Home › notícias › Futebol

"Novo Gauchão" pode surgir futuramente

Profissionais do interior gaúcho se reuniram para debater sobre o calendário do futebol gaúcho

  1. Publicado em 22/09/2015
"Novo Gauchão" pode surgir futuramente Foto: Eduardo Pires

Na tarde desta segunda-feira, foi realizado na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), uma reunião entre os técnicos de futebol do interior gaúcho para discutir acerca de medidas para as ações que protegem a categoria, além de outras pautas. Entre os temas discutidos estão a regulamentação da profissão e o fortalecimento do Sindicato dos Treinadores do Rio Grande do Sul e também a formatação de um novo Campeonato Gaúcho, visando alongar o calendário no futebol do interior. Esteve na frente desta reunião o técnico Édson Porto, além de contar com a presença do presidente da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol, Zé Mário. Também marcaram presença, técnicos que fazem o o futebol do interior gaúcho respirar como Suca, Beto Almeida, Benhur Pereira, Armando Dessessards, Gelson Conte, Cláudio Duarte, Cassiá, Newton Drummond, Fabiano Daitx, Luiz Antonio Zaluar, Rodrigo Bandeira, Paulo Turra, Badico, Marcelo Rhoden, Betinho, Gilmar Iser, entre outros. 

Visando o melhor para o campeonato gaúcho, tentando torná-lo mais atraente, a proposta era juntar os clubes da Divisão de Acesso com a Segunda divisão (popularmente conhecida como Terceirona gaúcha), e fazer um novo campeonato gaúcho, com times que tenham uma boa estrutura e que tenham um grande renome no cenário do interior gaúcho. A ideia se baseia na retirada do Grêmio e do Internacional, mais o Brasil de Pelotas e Juventude, ambos atualmente na série C do campeonato brasileiro, para formar uma fase regular, que teria os demais times do interior, os quais jogariam a competição até dezembro, classificando oito equipes para o "Super Gauchão", se juntando com as outras quatro equipes fora (Inter, Grêmio, Brasil e Juventude), e caindo três equipes para a Divisão de Acesso. 

O Campeonato Gaúcho de 2016 não será alterado devido as regras do estatuto do torcedor, mas a partir do ano que vem, pode ser pensado em montar um novo campeonato para estender mais o futebol interiorano. Um documento com reivindicações será encaminhado à FGF, principalmente em relação ao calendário. A Federação teria se mostrado aberta a mudanças, desde que elas sejam possíveis financeiramente. 

Novo Gauchão - 2017: proposta

Participantes: 20 equipes

Primeira fase: 8 classificados para o "Super Gauchão" e três rebaixados para a Divisão de Acesso

"Super Gauchão": As 8 equipes classificadas se juntam com as equipes que disputam o campeonato brasileiro: Inter, Grêmio, Juventude e Brasil de Pelotas

Integrantes: Equipes da elite do futebol gaúcho e outras da Divisão de Acesso por um ranking
Divisão de Acesso: Seria integrada pelas demais equipes do interior


 

Galeria de fotos