• Home › notícias › Outros

Nos minutos finais, Farrapos sofre virada e fica com o vice-campeonato do Super 8

Try no último lance de jogo decretou a vitória do Jacareí e o primeiro título do clube em sua trajetória no Rugby nacional

  1. Publicado em 25/09/2017
Nos minutos finais, Farrapos sofre virada e fica com o vice-campeonato do Super 8 Foto: Kévin Sganzerla

Duas equipes de melhor campanha do Super 8 e finalistas inéditos da competição, Farrapos e Jacareí se enfrentaram na decisão do título do campeonato nacional na tarde deste domingo, dia 24, no Monumental do SESI, em Blumenau. Em partida frenética, marcada pela disputa intensa dentro de campo, os paulistas levaram a melhor no último e derradeiro lance da partida, virando o placar no apagar das luzes para conquistar o seu primeiro título do Super 8 em sua história.

Com a presença do torcedor bento-gonçalvense, que se fez presente em grande e maior número nas dependências do Complexo Esportivo do SESI, o Farrapos entrou em campo visando conquistar o seu primeiro título da competição nacional e levar pela primeira vez a taça para o Rio Grande do Sul, e esteve muito próximo de concretizar o seu objetivo.

Foto: Kévin Sganzerla

Na etapa inicial de jogo, o Farrapos foi superior na partida, utilizando o embate físico como principal meio para chegar a linha de ingoal. No entanto, a primeira oportunidade para abrir o placar do confronto foi dos visitantes, com penal não convertido por Léo Ilha. Logo em seguida, Facundo Flores, com finalização efetiva em cobrança de penal, anotou os primeiros pontos do Farrapos no jogo. Com dificuldades para quebrar o sólido sistema defensivo dos gaúchos , o Jacareí optou por tentativas de penais no primeiro tempo para chegar ao empate, porém mais uma vez Léo Ilha desperdiçou a finalização.

O Farrapos, aos poucos, foi cada vez mais pressionando o adversário em seu campo ofensivo, provocando o erro dos paulistas para chegar ao ataque. Facundo teve mais uma chance de aumentar o placar através de penal, mas o artilheiro da equipe desperdiçou a cobrança. O primeiro try da partida foi marcado pelos gaúchos, com Frison, aproveitando o erro do adversário no domínio da bola para recuperar e correr em direção ao ingoal, por entre a defesa, para anotar o try do Farrapos, convertido por Facundo Flores,  ampliando a vantagem no placar. No último lance da primeira etapa, Léo Ilha, através de penal, diminuiu o marcador, terminando a etapa inicial com placar de 10 a 3.

Foto: Kévin Sganzerla

No segundo tempo, o Farrapos voltou com a mesma postura, mas encontrou dificuldades para quebrar a linha defensiva adversária. Já o Jacareí propôs mais o jogo, mas parou na linha defensiva gaúcha. Após sequência de rucks a poucos metros do ingoal e, apesar da insistência dos paulistas, o Jacareí não conseguiu quebrar a defesa do Farrapos. Com penal frontal obtido após a pressão, Léo Ilha aproximou os jacarés do marcador, 10 a 6. A resposta do Farrapos veio em seguida. Em cobrança de line, o Farrapos levou melhor no alto, fazendo maul e empurrando o adversário para a linha de ingoal, terminando com Lafa mergulhando na zona de try para aumentar a vantagem para os bento-gonçalvenses, 15 a 6.

Foto: Kévin Sganzerla

O Jacareí, correndo atrás do prejuízo, iniciou uma intensa pressão contra o Farrapos, utilizando a velocidade e jogadas abertas para atacar. Os gaúchos tiveram uma grande oportunidade com Teco para ampliar a vantagem, no entanto, a defesa da equipe paulista salvou o Jacareí de sofrer mais um try. Nos minutos finais de partida, em bola esticada, Matheus Cláudio anotou try para o Jacareí, deixando o confronto em aberto. No último lance do jogo, após sequência de fases próximas da linha de ingoal, Cruz recebeu livre na ponta para mergulhar e virar o placar, com conversão de Léo Ilha, decretando o título inédito do Super 8 à equipe paulista.

Foto: Kévin Sganzerla

Agora, a equipe comandada pelo técnico Javier Cardozo direciona o seu foco para as competições estaduais do segundo semestre. O Farrapos disputa, no final do ano, o Circuito Gaúcho de Sevens, em busca do Heptacampeonato da modalidade olímpica do rugby.  

FINAL - SUPER 8:

JACAREÍ 18 X 15 FARRAPOS

Tries: Frison (FRC), Lafa (FRC), Matheus Cláudio (JAC) e Cruz (JAC);

Conversões: Facundo Flores (1), Léo Ilha (1);

Penais: Facundo Flores (1), Léo Ilha (2). 

Galeria de fotos