• Home › notícias › Vôlei

Marcos Paulo Machado sobre repasse: 'As responsabilidades não podem ser transferidas ao Bento Vôlei'

Presidente do clube esclareceu os fatos sobre a suspensão do Projeto Social “Sacada Solidária”

  1. Publicado em 03/04/2017
Marcos Paulo Machado sobre repasse: 'As responsabilidades não podem ser transferidas ao Bento Vôlei' Foto: Kévin Sganzerla

O Bento Vôlei veio a público, através de coletiva de imprensa, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 3, no Ginásio Municipal, para esclarecer os fatos sobre o repasse a entidades e a suspensão do projeto social “Sacada Solidária”. Na ocasião, estiveram presentes o presidente Marcos Paulo Machado, os vice-presidentes Márcio Roberto da Silva e Romildo Rizzi, o diretor executivo Rafael Fantin, o Dentinho, e a assistente social Tati Alvez.

Após as notas divulgadas pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, o Bento Vôlei promoveu uma coletiva para prestar esclarecimentos acerca dos problemas que o clube vem enfrentando quanto ao seu projeto social. “Nós nos encontramos em um entrave burocrático. Estamos pedindo o que é nosso por direito e com agilidade”, ressalta Dentinho.

Segundo a Prefeitura, a Lei Federal 13.019 estabelece novas regras para a apresentação de projetos e liberação de recursos, entretanto, o clube alega que não possuiu um aviso prévio das mudanças. O vice-presidente Márcio Roberto da Silva afirmou que “no artigo 83, as exposições transitórias onde dizem que as parcerias que entraram antes da entrada em vigor da nova lei se aplicam na legislação anterior”, portanto, o Bento Vôlei estaria apto para dar continuidade ao seu projeto. 

“O repasse nos colocou em uma situação que não existe como continuar com esse processo sem um parecer de recursos, datas e prazos. Sentimos pressionados a suspender o projeto por conta dessa situação. Não queremos achar culpados, mas as responsabilidades não podem ser transferidas ao Bento Vôlei”, ressalta o presidente do clube, Marcos Paulo Machado.

Projeto Social Sacada Solidária

O Projeto promovido pelo Bento Vôlei possui aproximadamente 600 crianças atendidas em diversos núcleos espalhados pelo município, tendo como principal objetivo a inclusão e a transformação social por meio do voleibol. Segundo a assistente social Tati Alvez, o objetivo do clube em 2017 era chegar ao acolhimento de 800 crianças no projeto. 

Prefeitura rebate:

O secretário adjunto de Finanças, Heitor André Tártaro, disse que “estatutariamente estão corretos (o Bento Vôlei), mas a proposta não está adequada aos moldes da Lei nova. Assim que vier adequada aos moldes da nova lei, temos total interesse, pois entendemos a relevância social que tem este projeto”, disse. O procurador geral do município, Sidgrei Spassini, destacou que a Lei entrou em vigor para  “normatizar a concessão de auxílios, com maior transparência ao uso de recursos que envolvam destinações do Fundo da Criança e do Adolescente para as entidades".

A Prefeitura estará aguardando a adequação do Bento Vôlei. O clube, por sua vez, deverá acionar o Ministério Público para solucionar o caso juridicamente. 

Galeria de fotos