• Home › notícias › Futebol

Luis Oselame: o homem que fez de tudo e mais um pouco pelo clube

Dívidas, contas, tudo isso foi estabilizado pela gestão que ficou quatro anos no cargo, e que rendeu muitas felicidades para o seu torcedor

  1. Publicado em 07/12/2015
Luis Oselame: o homem que fez de tudo e mais um pouco pelo clube Foto: Fabiano Martins/Buda

Mesmo assumindo um clube em uma posição bastante complicada, vindo de um ano conturbado em 2011 e com várias coisas a tratar na parte administrativa, Luis Oselame foi valente e encarou com o maior esforço todas essas dificuldades para agora, deixar o clube praticamente sã e livre de dívidas expressivas. Além disso, conseguiu implantar uma gestão competente, a qual estabilizou o clube na parte de administração, tendo o conhecimento e o controle dos gastos, assim impedindo que o clube se afundasse em contas gigantes no final do ano. 

Mas além do resultado fora de campo, o qual foi impecável a respeito de organização, a gestão de Oselame também deixou vários frutos e protagonizou grandes momentos de felicidades compartilhados com o seu torcedor. Mesmo com altos e baixos, devidos a situações inesperadas ou tentativas de acerto que não deram certo, o presidente deixará a sua marca no clube não só pelo seu ótimo trabalho, mas também pela sua grande participação, dedicação e empenho para fazer do clube, uma grande organização a qual investe na base e que almeja chegar longe no futuro. Com essa visão que, também torcedor, Oselame espera em breve, deixando o clube o mais estabilizado possível para que a próxima gestão possa ter menos dificuldades e assim, implantar os seus métodos para o melhor do Esportivo. 

Além de presidente, Oselame é acima de tudo torcedor fanático pelo Alviazul

O presidente Luis Oselame, em entrevista realizada comentou sobre o ciclo de quatro anos no comando do clube:

FML: Agora seguindo apenas como torcedor do Clube Esportivo, deixando a presidência, como foi viver esse ciclo de quatro anos comandando o Alviazul? 

Oselame: "Encerra-se um ciclo, aliás, dois ciclos, duas gestões de dois anos, isso exige muito trabalho,  muita dedicação, e são muitas dificuldades enfrentadas, mas encaramos tudo sem reclamações, com muito esforço, nem sempre conseguindo fazer o melhor, mas sempre tentamos, sempre buscamos os nossos objetivos com todas as forças".

FML: Quais foram os principais pontos positivos e o auge de sua gestão no Clube Esportivo?

Oselame: "Não tenho dúvidas que foi o acesso em 2012 quando a gente começou, um momento de muitas alegrias, isso ficou marcado para muita gente, para torcida do Esportivo, isso sim nos deixou muito felizes. E também tivemos momentos bons com a nossa base porque em termos de ponto positivo, precisamos exaltar essa nossa persistência em manter aquele embrião de 2011 que foi retomada a atividade da base e depois dando continuidade até então. Com dificuldade, mas que no final valeu a pena, pelos negócios que o Esportivo vai colher como resultado em breve".

FML: E qual foi o principal ponto negativo?

Oselame: "A dificuldade em 2014 quando a gente caiu para a Divisão de Acesso. E também o caso Márcio Chagas, o qual infelizmente foi um momento horrível, muito difícil suportar tudo isso, foi uma pressão geral, a nível nacional em cima de um assunto o qual a gente não estava preparado. Não havia um manual de instruções nesse sentido e a gente sentiu muito, e isso foi um considerado um divisor de águas porque isso foi difícil encarar, abalou nossa diretoria, abalou o clube, tanto que acabamos caindo e depois não conseguimos reverter lá no STJD, onde perdemos pontos, fomos penalizados, então foi muito pesado esse momento de 2014".

FML: O que o novo presidente, Guilherme Salton, deverá fazer ou continuar fazendo nesses próximos anos?

Oselame: "A base é o futuro do Clube Esportivo e dos outros clubes também, estão todos trabalhando duro nisso. A base precisa de ênfase, continuar a estruturação que foi muito bem iniciada em nossa gestão com o Gilson Rigo, vice-presidente das categorias da base. Precisa de muita dedicação para a base porque é semear, semear, e colher pouco, mas são pérolas que são colhidas e que muitas vezes conseguimos negociar e as que não conseguimos,  se tornam grandes valores pelo vínculo que essa garotada forma com o clube Esportivo. A base precisa ganhar continuidade e tenho certeza que será olhado com carinho. O resto eles são  excelentes profissionais em suas áreas de atuação, principalmente envolvendo a gestão, eu sei que eles vão fazer uma gestão rigorosa como deve ser, até porque as leis e exigências estão apertando cada vez mais, e os clubes vão ter que entrar nos eixos, cumprir com o seu orçamento, o qual vai ficar cada vez mais enxuto. Fora disso é os seus relacionamentos, toda a diretoria é bem relaciona, o que é muito bom e só tem a ajudar o Esportivo".

FML: Por fim, uma mensagem para o torcedor Alviazul:

Oselame: "Paciência, não é o fim do mundo estar na Divisão de Acesso, e muitos clubes dignos disputando vão querer subir também e assim como o Esportivo,  são grandes potencias do futebol gaúcho. Para todos nós torcedores, paciência, porque será um ano difícil, que vamos plantar para depois colher logo adiante. Para todos nós torcedores, paciência, porque será um ano difícil, que vamos plantar para depois colher logo adiante Ser feliz com o Esportivo na sua dificuldade, estar consciente disso que o Esportivo está com um orçamento enxuto como outras equipes também estão, mas é torcer que o Esportivo continue fazendo uma equipe guerreira que é isso que as pessoas desejam, alguém que venha aqui e se dedica pelo Esportivo com alma e coração e então são obtidos os resultados. Precisamos ter um pouco de paciência que logo em breve, o Esportivo voltará as suas origens, para a primeira divisão gaúcha".

Galeria de fotos