• Home › notícias › Futebol

Guilherme Salton desiste de concorrer à presidência do Esportivo

Chapa encabeçada pelo atual presidente retira sua concorrência para comandar o clube no biênio de 2018/2019

  1. Publicado em 07/12/2017
Guilherme Salton desiste de concorrer à presidência do Esportivo

O atual presidente do Esportivo, Guilherme Salton, que lançou a única chapa para concorrer à presidência do clube no biênio de 2018/2019, anunciou a sua desistência de reeleição nesta quarta-feira, dia 6. Faltando exatamente uma semana para as eleições, o clube agora não possui nenhuma chapa para concorrer ao comando do clube.

Segundo Salton, a desistência se deve principalmente a fatores pessoais e profissionais. "Desisti devido ao aumento de demanda da minha empresa e também para dar mais atenção à minha família", explicou o atual presidente, que está à frente do clube desde 2016. Renato Masutti e Anderson Zanella, que integravam a chapa de Salton, também deixaram a concorrência junto com o presidente e não deverão concorrer ao comando do Esportivo. 

Na primeira reunião do Conselho Deliberativo, Guilherme Salton demonstrou o interesse de continuar o que a sua gestão não conseguiu finalizar nestes dois anos, fazendo menção principalmente aos projetos sociais das categorias de base do clube, que estão em tramitação junto à Lei de Incentivo ao Esporte. Segundo ele, a opção de desistir de sua reeleição iniciou justamente quando lançou sua candidatura. "Comecei a pensar nisso logo quando lançamos a chapa na primeira reunião", afirma Salton. 

A próxima reunião do Conselho Deliberativo será realizada no dia 14 de dezembro, quando deverá ser empossada a nova diretoria. Sem nenhuma chapa na concorrência, as eleições podem ser adiadas. No Congresso Técnico da Divisão de Acesso, que acontece nesta sexta-feira, dia 8, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o Esportivo estará sendo representado por Edemir de Oliveira.

Seis nomes eram cogitados pela atual gestão para comandar a equipe na disputa da Divisão de Acesso de 2018

Antes da desistência de Guilherme Salton, o clube já havia procurado alguns nomes para comandar o grupo de atletas na Divisão de Acesso de 2018. Seis técnicos eram cogitados pela gestão, sendo que dois foram descartados em seguida, já que fecharam com outros clubes. Leocir Dall'Astra, Rodrigo Bandeira, Alex Xavier e Paulo Matos estavam na lista de técnicos do clube, além de Carlos Moraes e Cristian de Souza, que já estão acertados com o Bagé e o Rio Branco-AC, respectivamente.

O fim da era Salton no Esportivo

Guilherme Salton chegou à frente do clube em 2016, como sucessor de Luis Oselame, o qual havia ficado quatro anos na presidência do clube. Salton baseou sua gestão quase que exclusivamente na administração de dívidas e recursos do clube, procurando sempre gastar dentro das limitações impostas . Dentro de campo, a gestão direcionou seu foco principalmente nas categorias de base. No futebol profissional, o Esportivo fez boas campanhas em comparação a anos anteriores, mas não conseguiu atingir o objetivo de voltar à elite do futebol gaúcho. "Dentro de campo não obtivemos os resultados esperados, mas conseguimos organizar o clube internamente", ressalta Salton. 

Galeria de fotos