• Home › notícias › Futebol

Guia do Gauchão 2017

Tudo sobre as 12 equipes gaúchas que estarão no páreo da 97ª edição da competição estadual

  1. Publicado em 24/01/2017
Guia do Gauchão 2017

O Campeonato Gaúcho de Futebol está chegando a sua 97ª edição, se aproximando de seu centenário, e mais uma vez, as expectativas são as de sempre: um campeoanato equilibrado e aguerrido, no estilo gaúcho de se fazer futebol.  Neste ano, com apenas 12 clubes, a briga, que já era intensa, ficará ainda mais disputada, tanto na parte de cima da tabela como na parte de baixo, com equipes bastante niveladas. Com cinco equipes disputando o Campeonato Brasileiro nas três principais divisões da competição nacional, a busca pelo título tende a ficar ainda mais acirrada. A FML Esportes traz as informações sobre contratações, elencos e curiosidades sobre os doze clubes gaúchos que estarão fazendo parte da “peleia” em 2017.

     BRASIL DE PELOTAS:

Em seu primeiro ano disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, o Brasil de Pelotas obteve um bom desempenho, conseguindo se manter no segundo escalão do futebol nacional sem grandes dificuldades. Com a permanência de Zimmermann, sua sexta temporada no comando técnico da equipe Xavante, o Brasil de Pelotas almeja fazer frente à dupla Grenal para brigar pelo tão sonhado título gaúcho. O elenco da equipe perdeu peças importantes durante e após sua campanha na Série B, principalmente no ataque, com saídas dos meias Elias, Diogo Oliveira e Felipe Garcia e dos atacantes Ramon e o artilheiro Nena. Para repor as perdas no elenco, o Brasil contratou os laterais Tiago Silva, ex-São José; Éder Sciola, ex-Sampaio Corrêa e Marlon, ex-Capivariano; os meio-campistas Nem, ex-Ceará; Aloísio, ex-Vila Nova; João Afonso, ex-Crisciúma; Rennan Oliveira, ex-Port FC-THAI e Lenílson, ex-Moto Club; e os atacantes Jean Silva, ex-Anápolis; Rodrigo Silva, ex-Botafogo-PB e Bruno Lopes, emprestado pelo Arouca-POR. Em sua pré-temporada, o Brasil ficou no 0 a 0 em dois amistosos, contra o São Paulo-RG e Novo Hamburgo e foi derrotado pelo São José pelo placar de 2 a 0 e pelo São Paulo-RG por 2 a 1.

Elenco: Técnico – Rogério Zimmermann

Goleiros: Eduardo Martini, Anderson e Carlos Eduardo;

Laterais: Marlon, Éder Sciola, Tiago Silva e Wender;

Zagueiros: Teco, Leandro Camilo, Cirilo e Evaldo;

Meio-campistas: Nem, Rennan Oliveira, João Afonso, Aloísio, Lenílson, Galiardo e Leandro Leite;

Atacantes: Rodrigo Silva, Jean Silva, Gustavo Papa, Juninho, Marcinho e Bruno Lopes. 

     CAXIAS:

Depois de um rebaixamento frustrante para a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, a equipe do Caxias conseguiu voltar à elite, conquistando o título da Série A2 do estadual sem muitas dificuldades. Com Beto Campos no comando, a equipe Grená foi superada em apenas 3 ocasiões em 27 jogos disputados na Divisão de Acesso. Agora, voltando ao Gauchão, a equipe se reforçou para não passar pela mesma situação de 2015. O técnico Beto Campos deu lugar ao experiente treinador Luis Carlos Winck para o comando do Caxias. Dentre as principais contratações da equipe grená, destacam-se a do zagueiro Edson Borges, ex-Boa Esporte; dos laterais Márcio Goiano, ex-Hercílio Cruz e Thiago Machado, ex-Passo Fundo; dos meias Wagner, ex-Goiás; Marabá, ex-Lajeadense e Elyeser, ex-Itabaiana; e dos atacantes Jefferson Kanu, o qual está voltando de empréstimo; Reginaldo, ex-Campinense e Gilmar, ex-Lajeadense. Além dos contratados, o Caxias manteve peças importantes que se destacaram em 2016, a exemplo do atacante e artilheiro Jajá, o meia Diego Miranda e o goleiro Marcelo Pitol. Em sua preparação para o Gauchão, a equipe realizou quatro amistosos, derrotando o Passo Fundo por 2 a 1, e o Veranópolis por 1 a 0; empatando em 1 a 1 com o Crisciúma e sendo superado pelo Passo fundo fora de casa pelo placar de 2 a 0.

Elenco: Técnico – Luis Carlos Winck

Goleiros: Marcelo Pitol, Felipe Pedroni, Lúcio e Gláuber;

Laterais: Gian, Juliano Tatto, Márcio Goiano e Thiago Machado;

Zagueiros: Edson Borges, Geninho, Jean, Laércio e Leomar;

Meio-campistas: Baiano, Diego Miranda, Elyeser, Marabá, Marlon, Reis e Waguinho;

Atacantes: Edson, Gabriel Lagoa, Jajá, Gilmar, Jefferson Kanu, Júlio César, Nicolas, Reginaldo Jr e Wellington Melo.

     CRUZEIRO:

Depois de um ano complicado em 2016, quando a equipe do estrelado se salvou do rebaixamento na última rodada da competição estadual, o Cruzeiro almeja dias melhores para a atual temporada. Bem-Hur Pereira, técnico que livrou a equipe da Divisão de Acesso, volta para comandar o clube em 2017. Com um elenco experiente e com grandes novidades, o Cruzeiro chega ao campeonato visando a classificação entre os oito primeiros colocados. A direção contratou nomes renomados do futebol gaúcho como o goleiro Giovani, ex-Lajeadense; os laterais John Lennon, ex-Glória e Sander, ex-Ypiranga; o zagueiro Fernando Pinto, ex-São Paulo-RG; os meio-campistas Netinho,ex-Lekhwiya-QAT; William Kozlowski, ex-Aparecidense; Ronaldo, ex-Veranópolis; Lucas, ex-Operário e os atacantes Lucão, ex-Sergipe e Giancarlo, ex-Tupi-MG. Além dos reforços, o Cruzeiro conta com a volta de importantes nomes como os atacantes Janderson e Thiago Alagoano, o meia Reinaldo e o zagueiro Thiago Steffen. Em sua pré-temporada, a equipe do Cruzeiro surpreendeu com grandes atuações dentro de campo, derrotando o Inter sub-20 por 1 a 0 e o São Paulo-RG por 5 a 0, perdendo para o Juventude pelo placar de 2 a 0 e empatando com o Novo Hamburgo em 2 a 2.

Elenco: Técnico – Ben-Hur Pereira

Goleiros: Giovani, Devity, Luiz Henrique e Vitor;

Laterais: Sander, Otávio, John Lennon e Maylon;

Zagueiros: Vladimir, Dão, Fernando Pinto e Thiago Steffen;

Meio-campistas: Reinaldo, Ronaldo, Benhur, Raymond, Tawan, Lucas, William Koslowski, Netinho e Gustavo;

Atacantes: Matheus, Thiago Alagoano, Janderson, Jaderson, Lucão, Pedro Raul e Giancarlo. 

     GRÊMIO:

O ano de 2016 terminou da melhor forma possível para os gremistas. Com o Pentacampeonato da Copa do Brasil e vendo seu rival sendo rebaixado para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, o Grêmio chega ao Gauchão muito mais fortalecido. Mantendo o seu forte elenco da temporada passada, os comandados de Renato Gaúcho, o qual permanece no cargo para 2017, almejam encerrar a seca de títulos no estado gaúcho. Desde 2010, a equipe do Grêmio não conquista um título do Campeonato Gaúcho, vendo o seu rival disparar no número de conquistas do estadual. A direção realizou contratações “cirúrgicas” para setores que estavam carentes de reforços, a exemplo do lateral Léo Moura, ex-Santa Cruz; os meias Michel, ex-Atlético-GO e Maxi Rodrigues, voltando de empréstimo do Peñarol; e os atacantes Jael, ex-Joinville e Beto da Silva, ex-PSV.  Disputando também a Copa Libertadores, o Grêmio tentará conciliar a competição continental com a estadual para que o torcedor volte a desfrutar de mais uma conquista do Gauchão, encerrando o jejum de títulos no Rio Grande do Sul.

Elenco: Técnico – Renato Gaúcho

Goleiros: Marcelo Grohe, Bruno Grassi, Dida e Léo;

Laterais: Edílson, Iago, Léo Moura, Leonardo Gomes, Marcelo Oliveira e Wallace Oliveira;

Zagueiros: Gabriel, Geromel, Kannemann e Rafael Thyere;

Meio-campistas: Arthur, Douglas, Jailson, Kaio, Lincoln, Machado, Maicon, Maxi Rodrigues, Michel, Ramiro e Walace;

Atacantes: Batista, Everton, Fernandinho, Luan, Lucas Coelho, Bolaños, Jael, Beto da Silva e Pedro Rocha.

     INTERNACIONAL:

Com o rebaixamento inédito para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Internacional se reestruturou para o ano de 2017. Com a chegada de Antônio Carlos Zago, ex-técnico do Juventude, a equipe da capital gaúcha espera retomar os bons resultados dentro de campo, visando conquistar o seu Heptacampeonato gaúcho e voltar à elite do futebol brasileiro. O elenco do Inter perdeu poucas peças, mantendo a espinha dorsal de 2016 com a soma de reforços escolhidos pelo novo treinador. A direção colorada contratou o lateral Uendel, ex-Corinthians, o lateral Alemão, ex-Botafogo; o zagueiro Klaus, ex-Juventude; o defensor Neris, ex-Santa Cruz e o atacante Roberson, ex-Juventude, além de contar com a volta de D’Alessandro, o qual estava emprestado no River Plate em 2016. Apostando na base e permanecendo praticamente com o mesmo plantel, sem grandes contratações, pelo menos neste início de temporada, o Internacional espera iniciar o ano com o pé direito, com uma possível conquista do campeonato estadual. Em sua pré-temporada, o Internacional realizou dois testes para o Gauchão, empatando em 0 a 0 com o Inter de Lages e perdendo para o Atlético Tubarão pelo placar de 2 a 1.

Elenco: Técnico – Antônio Carlos Zago

Goleiros: Bruno Fernandes, Daniel, Jacsson, Marcelo Lomba e Keiller;

Laterais: Alemão, Artur, Ceará, Iago, Uendel e William;

Zagueiros: Eduardo, Paulão, Ernando, Neris, Klaus e Léo Ortiz;

Meio-campistas: Anselmo, Charles, Eduardo Henrique, Fabinho, Fernando Bob, Valdívia, Rodrigo Dourado, Anderson, Andrigo, D’Alessandro, Gustavo Ferrareis e Seijas;

Atacantes: Ariel, Aylon, Brenner, Diego, Eduardo Sasha, Nico López e Roberson.

     JUVENTUDE:

Com o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, o Juventude chega ao Gauchão ainda mais revigorado. Mesmo com perdas significativas no elenco, o clube, aos poucos, está se reforçando para as competições de 2017. Com a saída de Antônio Carlos Zago, o treinador das categorias inferiores do clube, Paulo César Parente, foi o escolhido para comandar a equipe no Campeonato Gaúcho. Dentre as principais perdas no elenco, destacam-se a do goleiro Elias, destaque do Juventude em 2016, o qual foi para a Chapecoense por empréstimo, o zagueiro Klaus, o volante Vacaria e o atacante Roberson. Para repor as perdas, o Alviverde contratou o zagueiro Micael, ex-Veranópolis; o experiente meia Hugo, o qual está retornando ao clube após passagem no Náutico; e os atacantes Tadeu, ex-Boa Esporte e Murilo, ex-Joinville. Em sua pré-temporada, a qual foi realizada na cidade de Bento Gonçalves, o Juventude foi derrotado pelo Atlético Tubarão e pelo São José (no Alfredo Jaconi), ambos por 1 a 0 e venceu a equipe do Cruzeiro-POA pelo placar de 2 a 0.

Elenco: Técnico – Paulo César Parente

Goleiros: Douglas, Prezzi e Raul;

Laterais: Pará, Bruno Ribeiro e Vidal;

Zagueiros: Micael, Anderson, Douglas, Ruan e Vinícius;

Meio-campistas: Bruninho, Estevão, Fahel, Jean, Lucas, Sananduva, Wanderson, Allan Vencato, Felipe Lima, Hugo e Wallacer;

Atacantes: Caion, Caprini, Dieguinho, Tadeu, Dionas Bruno, Murilo e Jeferson.

     NOVO HAMBURGO:

A equipe do Novo Hamburgo nos últimos anos conseguiu realizar boas campanhas no Campeonato Gaúcho, com elencos bastante competitivos. Apesar das dificuldades administrativas, o clube formou um grupo de atletas conhecido no futebol gaúcho, contando com algumas contratações de peso. Para o comando técnico do Anilado, a direção contratou Beto Campos, o qual conquistou o acesso à elite com o Caxias, para encabeçar a equipe da região metropolitana na competição estadual. Dentre os principais reforços que chegaram à equipe do Novo Hamburgo, destacam-se o zagueiro Léo Carioca, ex-Caxias; os laterais Léo, ex-América-RN; Ângelo, ex-Botafogo-PB e Assis, ex-Confiança; o volante Renan, ex-Sampaio Corrêa; o meia Jeff Silva, ex-Resende; e os atacantes João Paulo, artilheiro do Ypiranga de Erechim em 2016; Jefferson, ex-Andraus-PR e Branquinho, ex-Passo Fundo. Durante sua preparação para o Gauchão, a equipe do Novo Hamburgo ficou no empate com o Cruzeiro por 2 a 2, com o Brasil de Pelotas pelo placar de 0 a 0 e com o Veranópolis, também com placar zerado.

Elenco: Técnico – Beto Campos

Goleiros: Max, Matheus Cavichioli, Matheus Kerstner, Inácio e Cássio;

Laterais: Brida, Léo, Ângelo, Assis e Daniel;

Zagueiros: Júlio Santos, Ricardo Schneider, Marcão, Léo Carioca, Pablo e Lucas Wingert;

Meio-campistas: Tiago Ott, Jardel, Danilo Goiano, Amaral, Renan, Júlio Abu, Juninho, Preto, Conrado e Jeff Silva;

Atacantes: Jefferson Assis, João Paulo, Juninho Brandão, Branquinho e Lucas Santos. 

     PASSO FUNDO: 

Sempre impondo sua tradicionalidade no Campeonato Gaúcho, a equipe do Passo Fundo mais uma vez chega à competição estadual com um elenco competitivo, contando com nomes renomados do futebol gaúcho e nacional. Em 2016, a equipe chegou a brigar contra o rebaixamento, mas conseguiu se manter na elite do campeonato. A direção do Passo Fundo aposta no experiente técnico Paulo Porto para realizar uma boa competição, visando chegar o mais longe possível no estadual. Dentre os principais reforços, destacam-se a contratação dos laterais Alex Cazumba, ex-Nacional-AM e Maicon, ex-Londrina; os zagueiros Hismael, ex-Moto Club; Juan Sosa, ex-Operário  e Rodolfo, ex-Tupi-MG; os meio-campistas Rodrigo Possebon, ex-URT-MG; Kasado, ex-Real Estéli-HON; Jessé e Mikael, ambos da equipe do Ypiranga de Erechim; e os atacantes Brandão, ex-Vendsyssel-NOR; Saldanha, ex-Novo Hamburgo e Gênesis, ex-Boa Esporte. Durante a pré-temporada, o Passo Fundo realizou quatro amistosos: os comandados de Paulo Porto ficaram no empate em 0 a 0 com o Veranópolis, venceram o Caxias em casa por 2 a 0 e foram derrotados pelo Inter de Lages e pelo Caxias, ambos pelo placar de 2 a 1.

Elenco: Técnico – Paulo Porto

Goleiros: Fernando Júnior, Gustavo Silva e Gustavo Marques;

Laterais: Alex Cazumba, Dagoberto, Maicon, Ruan e Xaro;

Zagueiros: Alex, Gustavo Miranda, Saimon, Juan Sosa, Hismael e Rodolfo;

Meio-campistas: Alexandre, Dalino, Felipe Chagas, Emerson, Felipe Nunes, Jessé, Kasado, Mikael e Rodrigo Possebon;

Atacantes: Elyeu, Gênesis, Giovani Rosa, Brandão, Vinícius Charopen e Saldanha.

     SÃO JOSÉ:

Depois de surpreender em 2016, quando o Zequinha chegou à semifinal do Campeonato Gaúcho, a equipe da capital almeja realizar novamente uma grande campanha na competição estadual. Campeão do Interior e da Copa Caçapava no segundo semestre do ano passado, o São José manteve boa parte de seu elenco para o ano de 2017, contando mais uma vez com o comando técnico de China Balbino. Mesmo conseguindo manter a maioria do plantel, a equipe teve perdas significativas, a exemplo do atacante Heliardo, artilheiro do Campeonato Gaúcho de 2016. Para reforçar a equipe, o São José contratou o zagueiro Luís Gustavo, ex-Sport os atacantes Bruno Gaúcho, ex-Potiguar; Dudu Mandai, ex-São Paulo-RG e Márcio Jonatan, ex-Novo Hamburgo, além de contar com a volta do zagueiro Wagner Fogolari, dos meias Felipe Guedes, Clayton e Rogerinho e do atacante Jô. Durante sua preparação, a equipe realizou quatro amistosos, goleando dois times amadores pelos placares de 4 a 0 e 8 a 0, e conquistando a vitória sobre o Brasil de Pelotas por 2 a 0 e sobre o Juventude pelo placar mínimo.

Elenco: Técnico – China Balbino

Goleiros: Fábio Rampi, Luan Loureiro e Mikhael de Lima;

Laterais: Bindé, Marcel, Dudu Mandai e Marcelo Corrêa;

Zagueiros: Wagner Fogolari, Claudinho, Luís Gustavo, Everton Alemão e Jean Roberto;

Meio-campistas: Rafael Carrilho, Felipe Guedes, Carlos Eduardo, Raul, Fred Klein, Alberto, Clayton, Rafinha e Rogerinho;

Atacantes: Jô, Kelvin, Márcio Jonatan, Cláudio Maradona, Paulinho Simonatto e Bruno Gaúcho.

     SÃO PAULO:

O São Paulo de Rio Grande realizou uma grande campanha no Campeonato Gaúcho de 2016, conquistando uma das vagas para a Série D, voltando a figurar no cenário do futebol nacional após 34 anos. Em 2017, o clube almeja repetir os bons resultados para se manter na elite do Gauchão e alcançar novos patamares na competição estadual. Para conquistar os objetivos traçados pelo clube neste ano, a direção apostou em Gilson Maciel para comandar a equipe do Leão. A equipe conseguiu manter algumas peças importantes do elenco de 2016, contando com o acréscimo de reforços como os laterais Afonso, ex-Votuporanguense e Alisson Gaúcho, ex-Passo Fundo; os zagueiros Lacerda, ex-Caxias e Diego Rocha, ex-Aimoré; os meio-campistas Cleiton, ex-Caxias; Sávio, ex-Rio Grande; Leomir, ex-URT-MG; Dema, ex-Hercílio Cruz e Luanderson, ex-Barra-SC; e os atacantes Neílson, ex-Maringá; Leandro Rodrigues, ex-Pelotas; Chico, ex-Rio Claro e Cléverson, ex-Macaé. Em sua pré-temporada, o São Paulo foi derrotado pelo Cruzeiro pelo elástico placar de 5 a 0, ficou no empate em 0 a 0 com o Brasil de Pelotas jogando no Aldo Dapuzzo e derrotou o Xavante fora de casa pelo placar de 2 a 1.

Elenco: Técnico – Gilson Maciel

Goleiros: Medina, Gil Grando e Rafael Roballo;

Laterais: Alisson Gaúcho, Afonso, Henrique e Adriano;

Zagueiros: Lacerda, Cleyton, Diego Rocha, Navarro, Sávio e Iago Silva;

Meio-campistas: Leomir, Dema, Jerson, Leandro Canhoto, Roberto, Fidélis, Luanderson, Cleiton e Tom;

Atacantes: Neílson, Welder, Leandro Rodrigues, Cléverson, Chico e Fred Saraiva. 

     VERANÓPOLIS:

O Pentacolor da Serra Gaúcha chega a sua 23ª participação seguida na elite do futebol gaúcho. Ano passado, a equipe encontrou dificuldades no início da competição, brigando contra o rebaixamento. Mesmo não conseguindo alcançar o objetivo de conquistar uma vaga à Série D em 2016, o VEC almeja realizar uma boa campanha para continuar na primeira divisão e chegar o mais próximo possível do título, visando se consagrar mais uma vez, campeão do interior. O jovem treinador Tiago Nunes, o qual comandou o São Paulo-RG na Série D, será o responsável por comandar o Pentacolor no Gauchão. Dentre os principais reforços para o campeonato estadual, destacam-se os laterais Vinícius Bovi, ex-Independente de Limeira e Murilo, ex-Caldense; os zagueiros Zé Roberto, ex-Paraná e Jadson, ex-River-PI; os meio-campistas Gil Mineiro, ex-Confiança; Mateus Santana, ex-Lajeadense; Athos, ex-São Paulo-RG e Rafael Mineiro, ex-Salgueiro; e os atacantes Kayron, ex-Concórdia; Jônatas Obina, ex-CSA e Jean Carlos, ex-São Paulo-RG. Durante sua preparação, o VEC realizou três amistosos, vencendo o Atlético Tubarão e o Ypiranga, ambos pelo placar de 1 a 0, e empatando com o Caxias em 0 a 0.

Elenco: Técnico – Tiago Nunes

Goleiros: Reynaldo, Anderson e Wellerson;

Laterais: Murilo, Anderson Baloy, Vinícius Bovi e Augusto;

Zagueiros: Jadson, Zé Roberto, Léo D’Agostini, Vinícius e Douglas;

Meio-campistas: Gil Mineiro, Mateus Santana, Eduardinho, Willian Favoni, Tupã, Athos, Corrêa, Rafael Mineiro e Ari;

Atacantes: Jônatas Obina, Kayron, Jean Carlos, Keké e Matheus.

     YPIRANGA:

Em 2016, a equipe do Ypiranga de Erechim conseguiu se manter na Série C com facilidade, chegando muito próximo da classificação à fase de mata-mata da competição nacional. Além disso, conquistou a vaga para a Copa do Brasil por meio do vice-campeonato da Supercopa Gaúcha. Com a saída do técnico Leocir Dall’Astra, Carlos Moraes chegou para ocupar o cargo, sendo responsável por comandar o Ypiranga em 2017. Mesmo perdendo peças importantes de seu elenco, a direção contratou diversos nomes de renome para repor as baixas, a exemplo dos laterais Gabriel Araújo, ex-Metalurh Donetsk-UCR e Bernardo, ex-Bragantino; do zagueiro Tairone, ex-São José; dos meias Jackson, ex-Maringá; Kaio Wilker, ex-Mogi Mirim; Eder, ex-Luverdense; Henrique, ex-São Paulo-RG e Diego Torres, ex-São José; e os atacantes Michel, ex-ABC; Franc, ex-Portuguesa Santista e Felipe Tchelé, ex-São Gabriel. Em sua pré-temporada, o Canarinho realizou três amistosos, derrotando o Santos-SP e o Veranópolis, ambos pelo placar de 1 a 0, e o Palmeiras de Barão por 4 a 0, em seu último teste preparatório.

Elenco: Técnico – Carlos Moraes

Goleiros: Carlão, Anderson e Guilherme Gretti;

Laterais: Bernardo, Guilherme, Gabriel Araújo, Vinícius e Márcio;

Zagueiros: Tairone, Negretti, Carlão e Rennan;

Meio-campistas: Araújo, Jackson, Henrique, Daniel, Douglas, Artur, Diego Torres, Evair, Hadrian e Eder;

Atacantes: Franc, Kaio Wilker, Gustavo Ramos, Michel, Felipe Tchelé, Maycon e Raphael Alemão.

 

* São José, Novo Hamburgo e São Paulo-RG têm vaga garantida à Série D do Campeonato Brasileiro

Galeria de fotos