• Home › notícias › Futebol

Guia do Gauchão 2016

Contratações, elenco e destaques das 14 equipes participantes do Campeonato Gaúcho de 2016

  1. Publicado em 30/01/2016
Guia do Gauchão 2016

Depois de tanto tempo de espera, finalmente chegou o Campeonato gaúcho de futebol 2016, reunindo 14 grandes equipes do estado em uma competição em que o equilíbrio, a garra, a disputa e o futebol aguerrido são marcas que sempre podemos encontrar neste grande campeonato. Esse ano, a competição pode fugir do padrão pela evolução constante dos clubes e de suas equipes, investindo pesado para chegar o mais perto possível do tão sonhado e almejado título. Além disso, as grandes campanhas e conquistas dos clubes do interior gaúcho a âmbito nacional farão desta competição ainda mais equilibrada, com um nível bastante superior em comparação aos anos passados.

Sobretudo, uma coisa é certa, o equilíbrio entre as equipes e a busca incessante pelo título serão aspectos decisivos para presenciarmos uma competição de alto nível. Serão 14 clubes que estarão na briga pelo título gaúcho: Aimoré, Brasil de Pelotas, Cruzeiro, Glória, Grêmio, Internacional, Juventude, Lajeadense, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São José, São Paulo, Veranópolis e Ypiranga.

A competição mais importante do estado começará no dia 30 e 31 de janeiro, datas da primeira rodada do campeonato.  Pelo regulamento, as 14 equipes enfrentam-se entre si em turno único na primeira fase. Os oito melhores classificados passam para as quartas de final, que será definida em uma única partida. Semifinais e final terão confrontos de ida e volta. Os dois jogos da final ocorrerão nos dias 1º e 8 de maio. 

   AIMORÉ

Depois de conseguir se manter novamente na elite do futebol gaúcho, terminando o Gauchão de 2015 na 12ª colocação, o Aimoré almeja chegar mais longe na competição estadual neste ano. Com o objetivo de se classificar entre os oito primeiros colocados e lutar frente a frente com outras grandes equipes do estado, a direção apostou em um comandante com uma vasta experiência no futebol gaúcho. Abel Ribeiro, o qual já atuou no Novo Hamburgo, Caxias, Veranópolis e vários clubes catarinenses, o treinador tem o desafio de colocar a equipe do Índio Capilé entre um dos protagonistas da competição. Para que esse objetivo seja alcançado, a direção tratou de formar um elenco bastante qualificado, possuindo no plantel, vários atletas renomados como os zagueiros Lucena, ex-Novo Hamburgo e Donato, ex-Caldense; o volante Diogo Goiano ex-Treze, o atacante Diego Viana, o qual atuou no clube em 2015, e a promessa de gols da equipe, o atleta César Santin, jogador o qual atuou boa parte da sua carreira no Kobenhavn, principal clube dinamarquês do país. Mesclando jovens atletas e jogadores experientes, o Aimoré deseja realizar uma boa campanha para conquistar a classificação para os mata-matas, meta a qual ainda não foi alcançada desde o seu retorno à elite do futebol gaúcho.

Elenco:

Goleiros: Alessandro, Michael e Nicolas;

Laterais: Gabriel Henrique, Tiago, Arilton, Diego e Igor Fiúza;

Zagueiros: Lucena, Cleisson, Diego Rocha, Donato, Gustavo e Baloi;

Volantes: Bruninho Araújo, Diogo Goiano, Mateus, Toto e Talysson;

Meias: João Arthur, Lucas Kattah, Marcelo Brandão, Moacir, Cristian, João Henrique, Pepê, Pedro e Murilo;

Atacantes: César Santin, Diego Viana, Elias, Leandro Kivel, Diego Testa e Igor.

Técnico: Abel Ribeiro

    BRASIL DE PELOTAS

O ano de 2016 entrou para a história do clube de Pelotas. Depois de fazer uma grande campanha no Campeonato Gaúcho, chegando até as semifinais da competição, e conquistando o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Brasil de Pelotas entra na competição estadual como um dos favoritos a ganhar o título gaúcho, brigando frente a frente com a dupla Grenal. Mantendo o vitorioso técnico Zimmermann no comando pelo quinto ano, além de conseguir segurar a maioria dos atletas da grande campanha de 2015 na Série C, a direção do Xavante apenas teve o trabalho de reforçar a equipe em alguns setores de carência para aumentar o poderio da forte equipe Rubro-Negra. As contratações têm como destaque nomes como o lateral Weldinho, emprestado do Palmeiras; os meias ofensivos Moisés, ex-Grêmio e Santa Cruz, Marcos Paraná, ex-Paraná e Operário e o atacante Ramon, destaque da equipe do Lajeadense no ano de 2015. Com a manutenção da espinha dorsal de 2015, o Brasil de Pelotas espera fazer uma boa campanha para brigar pelo título gaúcho. Se depender da fanática torcida Xavante, a equipe Rubro-Negra poderá ir longe esse ano, resta ver se dentro de campo, a equipe corresponderá às expectativas do seu torcedor.

Goleiros: Anderson, Carlos Eduardo, Eduardo Martini e Luiz Muller;

Laterais: Eduardo Bock, Weldinho, Wender e Xaro;

Zagueiros: Cirilo, Evaldo, Fernando Cardozo, Leandro Camilo, Ricardo Bierhals e Teco;

Volantes: Galiardo, Márcio Hahn, Washington e Leandro Leite;

Meias: Diogo Oliveira, Moisés, Marcos Paraná e Felipe Garcia;

Atacantes: Cléverson, Ramon, Nena e Gustavo Papa.

Técnico: Rogério Zimmermann

  CRUZEIRO

Com a nova casa ainda em construção, o estrelado novamente terá que se mudar para disputar o campeonato gaúcho. Assim como no ano passado, o Cruzeiro mandará os seus jogos para Gravataí, no Estádio Antônio Vieira Ramos, fator que talvez não influencie significativamente nos trabalhos da equipe pelo motivo do clube já estar acostumado com a casa temporária. Praticamente em todas as suas campanhas na competição estadual, o Cruzeiro sempre entrou forte na disputa pelo título e com elencos bastante competitivos, e neste ano, não será diferente. Novamente tendo Zaluar no comando, o Cruzeiro espera chegar novamente nos mata-matas para buscar o tão almejado título do interior. Utilizando uma mescla de jovens com atletas experientes, o elenco do técnico Zaluar possui vários jogadores conhecidos no futebol gaúcho e outros com grande renome pelo Brasil. Dentre os principais nomes do plantel estrelado, destacam-se o goleiro Andrey, ex-Paysandu; laterais João Carlos, ex-Santa Cruz, Rodrigo Heffner, ex-Juventude e Jorge Araújo, jogador com nacionalidade portuguesa e que estava no Bragantino; os volantes Reinaldo e Paraná, ambos estavam no Caxias; meia Chiquinho ex-Itumbiara e os atacantes Lucas Silva, ex-Aimoré, Caion, ex-Caxias e Thiago Alagoano, ex-Colo-Colo (BA). Com um elenco bem estruturado e uma comissão técnica de confiança, o Cruzeiro deseja fazer uma boa campanha com o objetivo de conquistar o título do interior gaúcho para que, talvez em breve, a equipe possa estrear o seu novo estádio em uma competição a nível nacional.

Goleiros: Andrey, Anísio, Luiz Henrique e Wesley;

Laterais: João Carlos, Rodrigo Heffner, Jorge Araújo, Otávio e Jefferson Sandes;

Zagueiros: Carlão, André Ribeiro, Vladimir, Lucas Santos e Felipe Zang;

Volantes: Reinaldo, Paraná, Benhur, Raymond, Damasceno, Tawan, Max e Fabrício;

Meias: Juninho Tardelli, Chiquinho, Elton, João Henrique, Henrique e Gustavo;

Atacantes: Matheus, Thiago Alagoano, Vinícius Santos, Janderson, Maxwall, Caion, Lucas Silva, Pedro Raul e Vinícius Merlo.

Técnico: Luis Antônio Zaluar

  GLÓRIA DE VACARIA

Depois de oito anos na Divisão de Acesso, o Glória de Vacaria está de volta a elite do futebol gaúcho, e no seu retorno ao Gauchão, a equipe espera fazer bonito para escapar do rebaixamento e almejar patamares maiores no ano de 2016. Com o seu estádio reformado, pronto para receber grandes partidas do Campeonato Gaúcho, a direção do clube não mediu esforços para fazer um elenco bastante competitivo e trazer para Vacaria uma comissão técnica nova e experiente para comandar o clube nesta nova jornada. O técnico do Glória será Clemer, ex-goleiro e ex-comandante das categorias inferiores do Internacional, o qual está recebendo a sua primeira oportunidade como treinador profissional. Dentre as principais contratações feitas pelo clube, destacam-se os meias Cleiton, emprestado junto ao Caxias, Dudu, ex-Central (PE) e Calyson, ex-Luverdense; o lateral Márcio Goiano, ex-Lajeadense e os atacantes Giancarlo, ex-Ferroviário e Paulista, ex-Grêmio. Com um plantel competitivo e um comandante que almeja crescer no futebol e no clube, o Glória espera fazer uma boa campanha para se manter na primeira divisão gaúcha, objetivo principal da equipe neste ano, e colocar em segundo plano a busca pelo título do interior gaúcho, tarefa bastante complicada, mas não impossível para o Leão da Serra.

Elenco:

Goleiros: Rafael Roballo, Andrei Korte, Simão e Douglas;

Laterais: Adriano, Alan Pires, John Lennon, Josué e Márcio Goiano;

Zagueiros: Alisson, Danilo Mendes, Douglão, Josias Basso, Gil e Thales;

Volantes: Elyeser, Emerson Dantas, Germano, Pedro Victor, Luanderson, Thiago Conceição e Maiquel;

Meias: Calyson, Eder, Dudu, Gabriel , Dieguinho e Cleiton;

Atacantes: Alê Menezes, Giancarlo, Paulista e Chimbica.

Técnico: Clemer

   LAJEADENSE

O sentimento do torcedor Alviazul é cercado de incertezas nesse começo de temporada. Depois de fazer uma brilhante campanha na série D do Campeonato Brasileiro, chegando muito perto do acesso para a série C, o clube perdeu o seu comandante Luis Carlos Winck, o qual foi para o Veranópolis, e impôs uma limitação financeira para a montagem do elenco para 2016. Mesmo com uma significativa mudança, o plantel formado pelo clube pode muito bem corresponder às expectativas do torcedor. Para o comando do Lajeadense, o Alviazul apostou na contratação de Rodrigo Carpegiani, filho de Paulo César Carpegiani. Até então, o novo técnico do Lajeadense havia treinado apenas o Esportivo no estado, não tendo grandes experiências no futebol gaúcho. O elenco de Rodrigo conta com nomes importantes como o goleiro Lauro, ex-Bragantino e Internacional; o zagueiro Cássio, ex-Avaí; o Lateral Direito Rodrigo Vareta, ex-Atlético H. Aichinger; os meios campistas Diego Miranda, ex-Ypiranga e Danilo Goiano, ex-Goiânia; e os atacantes Murilo, ex-Macaé e Botafogo e Giovani Rosa, ex-Aimoré e Macaé. Mesmo com ares de dúvida, o torcedor com certeza estará junto e apoiando o seu time para que o Lajeadense consiga fazer uma boa campanha na competição. Resta ver se as escolhas do clube surtirão o efeito esperado ao longo do campeonato gaúcho para chegar o mais perto possível do título, ou ao menos, de conquistar uma vaga para disputar novamente a série D do Brasileirão.

Goleiros: Lauro, Paulo Henrique, Giovani e Vinícius;

Laterais: Juninho Pavi, Romário, Higor, Rodrigo Vareta e Diego Hoffmann;

Zagueiros: Gabriel Atz, Edson Borges, Laércio, Diego Balbinot, Cássio, Léo e Dudu;

Volantes: Marabá, Mateus Santana, Reinaldo, Fernando Urnau, Maurinho e Matheus Costa;

Meias: Alan Bald, Diego Miranda, Batista, Dieguinho, Dener, Ricardo Maria e Danilo Goiano;

Atacantes: Lima, Vandinho, Quaresma, Erik, Murilo, Ícaro, Rafael Magalhães, Bahia e Giovani Rosa.

Técnico: Rodrigo Carpegiani 

    PASSO FUNDO

Desde que subiu para a primeira divisão gaúcha, no ano de 2012, o Passo Fundo sempre montou grandes elencos para a disputa do Gauchão, e o grupo de atletas para a disputa do Gauchão de 2016 demonstra que novamente a equipe vem forte visando saltos maiores na competição. No comando técnico, a direção do Passo Fundo tratou de contratar um treinador conhecido e com uma vasta experiência no futebol interiorano. Trata-se de Bem Hur Pereira, técnico que teve passagens vitoriosas por vários clubes do Rio Grande do Sul, destacando-se em conquistas de acesso à elite do futebol gaúcho, a exemplo de sua passagem marcante no Aimoré. Além de ter um treinador confiável e experiente, o elenco formado pela direção também conta com vários atletas rodados pelo interior gaúcho e outros jogadores destaques pelo Brasil afora. O zagueiro Léo Kanu, ex-São José; os laterais Brida, ex-São José e Dagoberto, ex-Caxias; o volante Everton Faísca, ex-Aimoré e Esportivo; os meias Rennan Oliveira, ex-Aimoré e Souza, um dos destaques do elenco, atuou no clube em 2015 e os atacantes Hyantony, ex-Nacional AM, Branquinho, ex-Ypiranga, Dudu Mandai, ex-Esportivo e Rio Branco-AC e Jean Carlos, ex-Brusque e Figueirense são os principais componentes do plantel do Passo Fundo para a disputa do campeonato estadual. Com um elenco bastante competitivo e experiente, o clube espera superar as campanhas anteriores para brigar frente a frente com as grandes equipes da competição pelo título do interior gaúcho e pela vaga para a série D do Campeonato Brasileiro.


Goleiros: Matheus, Guilherme, Juliano e Gustavo Marques;

Laterais: Thiago Machado, Dagoberto, Alisson Gaúcho, Brida e Foguinho;

Zagueiros: Gustavo Miranda, Léo Kanu, Linno, Wellerson e Márcio Nunes;

Volantes: Dionathan, Everton Faísca, Rudiero, Amaral e Everton Silva;

Meias: Rennan Oliveira, Nata, Joãozinho, Lucas Roggia e Souza;

Atacantes: Branquinho, Jean Silva, Dudu Mandai, Thomas Fernandes, Hyantony e Jean Carlos.

Técnico: Bem Hur Pereira

   NOVO HAMBURGO

Outra equipe que deixa dúvidas quanto as suas chances na competição estadual é a equipe do Novo Hamburgo, a qual, diferente do ano passado, limitou significativamente os seus investimentos para a formação do elenco para o Campeonato Gaúcho. Para assumir o comando do clube dentro de campo, o Anilado contratou Gerson Gusmão, o qual trabalhou no clube tanto nas categorias inferiores como assumindo o trabalho de auxiliar técnico no profissional. Além do Novo Hamburgo, Gerson esteve na Chapecoense, Santo André, Caxias e no Operário, neste último, conquistando o título do Campeonato Paranaense. Em todos os clubes citados, Gerson foi auxiliar técnico de Itamar Schulle. Será a primeira chance do técnico em assumir uma equipe profissional efetivamente, e espera-se que o novo treinador faça um ótimo proveito dessa grande oportunidade. O elenco anilado possui nomes importantes como o goleiro Bruno Fuso, ex-Coritiba e Vila Nova; os zagueiros André Paulino ex-Chapecoense, Diego Macedo ex-Cuiabá e Ricardo Schneider, ex-Brasil de Pelotas; os meias Mazinho, ex- Tombense e Anderson Paraíba ex-Salgueiro e os atacantes Saldanha, ex-Ypiranga, Kiros ex-Remo e Robinho, ex-Ceará. Com um elenco bastante distinto de 2015 em termos de qualidade, o Novo Hamburgo poderá chegar perto tanto da vaga para a Série D como apenas acabar lutando contra o rebaixamento. A equipe espera responder o mais breve e positivamente possível essa incógnita para mostrar que a equipe anilada vem com objetivos grandes para esse ano, almejando ser um dos protagonistas da competição.

Elenco:

Goleiros: Jandrei, Bruno Fuso, Matheus, Lauro e Inácio;

Laterais: Celsinho, Ruan, Jonathan e Alisson;

Zagueiros: Douglas Scherer, Rafael, Ricardo Schneider, Diego Macedo e André Paulino;

Volantes: Paulinho, Amaral, Tiago Ott, Neto e Paulo Vinícius;

Meias: Mazinho, Preto, Juninho, Anderson Paraíba e Matheus Pranke;

Atacantes: Saldanha, Robinho, Miguel, Cacique e Kiros.

Técnico: Gerson Gusmão

   YPIRANGA

Após fazer uma grande campanha no Campeonato Gaúcho de 2015, terminando na 5ª colocação e conseguindo classificação para a Série D, e conquistar o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro, as expectativas do torcedor e da direção da equipe de Erechim são as melhores possíveis. Mantendo a maioria da espinha dorsal que levou o Ypiranga ao acesso para a Série C, o clube espera repetir a grande campanha em 2015 para evoluir progressivamente e almejar objetivos de maiores proporções nos próximos anos, a começar pelo Gauchão deste ano. Com Leocir Dall’astra novamente no comando, o técnico chega ao seu quarto ano como treinador do clube canarinho. Com uma comissão técnica e um elenco bastante experiente, o Ypiranga deseja fazer uma ótima campanha para chegar o mais perto possível do título gaúcho. Dentre as contratações realizadas da direção para reforçar o elenco, destacam-se os zagueiros Negretti, ex-Águia de Marabá e Diego Augusto, ex-Ituano; os laterais Daniel, ex-Resende e Wesley Oliveira, ex-Camboriú; o volante Jardel, ex-Brasil de Pelotas; o meia Danilinho ex-Caxias e os atacantes Léo ex-Paraná e Luverdense, Rodolfo, ex-Palmeiras e Oeste e Túlio Rennan ex-Veranópolis e Campinense. Com um elenco qualificado e com contratações “cirúrgicas”, a equipe espera chegar forte na competição para brigar pelas primeiras posições do campeonato, almejando grandes conquistas para o ano de 2016.

Goleiros: Carlão e Dudu;

Laterais: Daniel, Laerte, Márcio Lima e Wesley Oliveira;

Zagueiros: Gonçalves, Negretti, Diego Augusto e Wesley Santos;

Volantes: Jucemar, Jardel, Jessé e Robson;

Meias: Jean Paulo, Danilinho e Wellington;

Atacantes: João Paulo, Maycon, Léo, Drama, Gabriel, Rodolfo e Túlio Rennan.

Técnico: Leocir Dall’astra

   SÃO JOSÉ

Com um plantel reforçado e com expectativas positivas, o São José é uma das grandes equipes que poderá surpreender no Gauchão de 2016. Depois de conquistar o título da Supercopa Gaúcha, consequentemente ganhando a chance de atuar na Série D do campeonato brasileiro, o São José almeja continuar com a boa fase nas competições estaduais. A direção do São José não mediu esforços para formar um elenco bastante competitivo para brigar forte pelo título do interior gaúcho, principal objetivo da equipe no campeonato estadual. E para conquistar esse objetivo, a direção tem como comandante o técnico Jéverson Balbino, mais conhecido por China, o qual levou o Zequinha para a Série D após ser campeão da Supercopa Gaúcha. Dentre os destaques da equipe, o atacante Heliardo, jogador o qual está no clube desde o ano passado, é a esperança de gols do São José. Além dele, o ataque conta com a presença de Jô, atacante que passou por vários clubes do interior e que já possui uma vasta experiência no futebol gaúcho. O elenco é composto por vários atletas experientes no que se refere a campeonato gaúcho, como os laterais Spessato, ex-Brasil de Farroupilha e Bindé, ex-São José e Treze; o zagueiro Claudinho, ex-Ypiranga-RS; os meias Clayton, ex-Juventude e Caxias e Diego Torres ex-Caxias e Lajeadense e os atacantes Chico, ex-Atlético Paranaense e Paulão, ex-URT-MG. Com reforços de peso e mantendo os principais atletas da campanha de 2015, o São José deseja superar os números anteriores e conseguir fazer uma boa campanha para lutar pelas primeiras posições do campeonato e começar o ano com o pé direito para dar sequência a sua boa fase. Mas para isso, terá que comprovar dentro de campo se a equipe tem forças para ser a surpresa da competição.

Elenco:

Goleiro: Fábio, Giovani, Janilson e Luan;

Laterais: Spessato, Alexandre Bindé e David;

Zagueiros: Everton Alemão, Cleyton, Claudinho e Wágner;

Volantes: Jean Roberto, Fred, Rafael Carrilho, Alberto, Carlos Eduardo e Felipe Guedes;

Meias: Rafinha, Willian Prusch, Clayton e Diego Torres;

Atacantes: Chico, Elton, Heliardo, Jô, Paulão e Guilherme.

Técnico: China

    SÃO PAULO

Depois de quase ser rebaixado em 2015, o São Paulo deseja que 2016 seja um ano mais promissor para o clube. E para não sofrer novamente com o fantasma do rebaixamento, a equipe de Rio Grande tratou de reforçar o elenco e contratar uma comissão técnica experiente para levar o São Paulo a patamares maiores na competição estadual. Para o comando do Leão do Parque, a direção contratou Hélio Vieira para levar o São Paulo para a fase de mata-mata da competição, objetivo que desde o seu acesso, não foi alcançado pelo clube. No seu elenco, o São Paulo conta com nomes como o lateral Raulen, ex-Brasil de Pelotas; o zagueiro Guilherme Bernardinelli, ex-Santos; os meias Athos, ex-Marcílio Dias e Inter de Lages, Alex Goiano ex-São Luiz, Vitor Faíska ex-Guarani e Henrique, ex-Passo Fundo e os atacantes Rafael Paraíba ex-Lucena-SC, Guto ex-Glória, Anderson Oliveira ex-Concórdia e Reinaldo, ex-São José. A equipe espera começar com o pé direito na competição para se preocupar com um único objetivo, ficar entre os oito primeiros colocados na tabela para seguir na competição, caso contrário, o torcedor novamente terá que presenciar o mesmo sofrimento dos anos anteriores, coisa que a direção não quer presenciar mais uma vez no Aldo Dapuzzo.

Goleiros: Roger Kath, Deivity e Vilar;

Laterais: Jean Lemos, Mikael, Romano e Raulen;

Zagueiros: Luiz Henrique, Fernando Pinto, Guilherme Bernardinelli e Guilherme Moller;

Volantes: Henrique, Faíska e Guto Dresch;

Meias: Athos, Diego Sapata, Thiago Corrêa e Alex Goiano;

Atacantes: Júlio Abu, Reinaldo, Cidinho, Rafael Paraíba, Anderson Oliveira, Fred, Guto Nervis e Wendel.

Técnico: Hélio Vieira

    VERANÓPOLIS

A equipe Pentacolor de Veranópolis possui planos ousados para o ano de 2016. E um desses planos refere-se a conquistar a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro para seguir crescendo, desta vez, em âmbito nacional. E para realizar esse objetivo, a direção caprichou tanto na formação do elenco como da comissão técnica. Luis Carlos Winck, técnico vitorioso por onde passou no futebol gaúcho, chega para comandar o Veranópolis na disputa do campeonato estadual. E já que contrataram um técnico de ponta, é preciso um elenco de ponta para brigar forte pelo título do interior, e a direção tratou de trazer reforços de peso para Veranópolis. Dentre os destaques do elenco, podem ser citados os zagueiros Léo Carioca, ex-Caxias, Admilton, ex-Madureira e Micael, ex-Operário; os laterais Igor, ex-Lajeadense,  Massari, ex-São Paulo-RS e Lúcio, atleta que passou por vários clubes do campeonato brasileiro, dentre eles Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Santa Cruz, neste último, conquistando o acesso a elite nacional em 2015; o meia Ronaldo, ex-JMalucelli e os atacantes Zambi, ex-Ituano e Caldense, vem para ser o homem gol da equipe e Júlio Madureira, ex-Caxias e Linense. Possuindo um elenco bastante competitivo, o Veranópolis almeja brigar pelas primeiras posições para terminar a competição com o seu objetivo alcançado para então,  daqui para frente, almejar patamares maiores a nível nacional.

Goleiros: Léo Rodrigues, Netto, Mateus Michelon e Claus;

Laterais: Bossel, Massari, Lúcio, Igor, Augusto Menezes e Vinicius Schwindt;

Zagueiros: Léo D’Agostini, Micael, Douglão, Admilton, Léo Carioca e Lucas Frizon;

Volantes: Tupã, Wilian Favoni, Luiz Grando e Felipe Guedes;

Meias: Carlinhos, Ronaldo e Washington;

Atacantes: Zambi, Lê, Edson, Reginaldo Junior, Júlio Madureira e Márcio Jonatan

Técnico: Luis Carlos Winck

    JUVENTUDE

A equipe de Caxias está de cara nova para 2016, tanto se tratando de elenco como de comissão técnica. Mesmo com alguns reforços de peso contratados pela diretoria, o destaque do plantel do Juventude para esse ano são os garotos oriundos da base do clube, os quais evoluíram gradativamente até chegar ao profissional, ganhando uma grande oportunidade para mostrar o seu potencial. O fato de a direção optar por realizar uma economia financeira do clube para realizar adaptações na instituição, fez com que a diretoria desse mais atenção a sua base, a qual vem se mostrando bastante forte nos últimos anos. Para o comando do Juventude, a direção contratou Antônio Carlos Zago, o qual já atuou como jogador por vários clubes brasileiros e europeus, tendo uma vasta experiência no futebol. Agora como técnico, Antônio deseja colocar o Juventude na briga pelo título gaúcho. Mais da metade do elenco da equipe do papo é composto por atletas oriundos da base, tendo uma média de idade significativamente menor em comparação aos seus adversários. A direção contratou peças para cada setor, tendo como principais reforços o zagueiro Ruan, ex-Guarantinguetá, o lateral Pará, ex-Bragantino, os volantes Wanderson, ex-Chapecoense e Camazzola, ex-Brasil de Farroupilha, os meias Bruno Ribeiro, ex-Grêmio Prudente, Felipe Lima, ex-Confiança e Hugo, atleta que já passou pelo clube em 2006 e que estava no futebol japonês e os atacantes Sassá, ex-Daejeon Citizen e Dieguinho, ex-Portuguesa. Mesclando atletas jovens com jogadores experientes e possuindo uma comissão técnica de qualidade, o Juventude espera fazer o seu melhor nesta competição para ser um dos protagonistas do campeonato estadual.

Goleiros: Elias, Raul e Douglas Silva;

Laterais: Duda, Helder, Padel e Pará;

Zagueiros: Pereira, Heverton, Flávio, Klaus, Neguete, Ruan e Aldo;

Volantes: Itaqui, Adenilson, Dhiego Souza, Fabrício, Lucas, Wanderson , Camazzola e Vacaria;

Meias: Hugo, Bruno Ribeiro, Felipe Lima, Roberson e Guilherme;

Atacantes: Brenner, Mailson, Sassá, Kayron, Dieguinho.

Técnico: Antônio Carlos Zago

    GRÊMIO

O início da equipe gremista não parece ser muito promissor. Depois de conquistar a vaga para a Libertadores, o torcedor esperava um número maior de reforços para a disputa da competição continental, porém até então o clube anunciou apenas dois reforços, ambos zagueiros. Além de dar atenção redobrada para a Libertadores, o Grêmio almeja conquistar o título do campeonato gaúcho para quebrar com a sequência de títulos de seu adversário e acabar com a seca de conquistas do clube. Com um técnico que surpreendeu a todos em 2015, o Grêmio espera que Roger Machado repita o seu ótimo trabalho desempenhado para levar a equipe gremista ao título gaúcho. A comissão técnica já afirmou que mesmo focando a Libertadores, o tricolor virá com o que tem de melhor para disputar o estadual. Renovando com importantes nomes do elenco, dentre eles o goleiro Marcelo Grohe, o zagueiro Geromel, o volante Maicon, dentre outros, além das duas contratações feitas pelo clube até então, zagueiro Fred, ex-Goiás e o zagueiro Kadu, ex-Atlético Paranaense, o Grêmio deseja quebrar a hegemonia do Internacional no Rio Grande do Sul e conquistar um título para começar com o pé direito no ano de 2016.

Goleiros: Bruno Grassi, Tiago, Léo e Marcelo Grohe;

Laterais: Marcelo Hermes, Marcelo Oliveira, Wallace Oliveira eWesley;

Zagueiros: Bressan, Fred, Gabriel, Geromel, Kadu e Raphael Thyere;

Volantes: Edinho, Maicon, Ramiro, Moisés e Kaio;

Meias: Douglas, Giuliano e Lincoln;

Atacantes: Batista, Bobô, Braian Rodriguez, Everton, Fernandinho, Luan e Pedro Rocha.

Técnico: Roger Machado

    INTERNACIONAL

Assim como o seu rival, o Internacional também não fez grandes contratações, mantendo boa parte do grupo de atletas que atuou no ano de 2015. Mesmo com poucos reforços, a equipe colorada possui um elenco bastante qualificado e entra na competição estadual como um dos favoritos ao título gaúcho. Sem libertadores neste ano, o Inter não medirá esforços para continuar com a sua hegemonia no estado, visando conquistar o seu sexto título seguido do Campeonato Gaúcho. Com Argel Fucks novamente no comando e com a manutenção da maioria do elenco do ano passado, o Internacional não perdeu peças significativas no elenco, mas o torcedor esperava um número maior de reforços para o ano de 2016. Até então, apenas os volantes Fabinho, ex-Figueirense e Fernando Bob, ex-Ponte Preta e o meia Marquinhos, ex-Cruzeiro foram apresentados como reforços para a disputa do Gauchão. A direção, bem como o torcedor colorado, esperam que o Inter possa fazer uma boa campanha na competição para criar expectativas boas para esse ano e conquistar mais uma taça para colocar na sala de troféus, além é claro, de dar sequência à seca de títulos do seu rival.

Goleiros: Alisson, Muriel, Jacsson e Keiller;

Laterais: Artur, Geferson, Kaike, Paulo Cezar e William;

Zagueiros: Alan Costa, Paulão, Réver, Eduardo, Ernando, Jackson e Rodrigo Moledo;

Volantes: Bertotto, Nílton, Fabinho, Fernando Bob, Jair, Wellington Silva e Dourado;

Meias: Valdívia, D’Alessandro, Alex, Alisson Farias, Anderson, Andrigo e Marquinhos;

Atacantes: Aylon, Bruno Baio, Eduardo Sasha, Vitinho e Rafael Moura.

Técnico: Argel Fucks

Gauchão 2016:

1ª rodada:

Juventude x São Paulo

Glória x Veranópolis

Brasil de Pelotas x Grêmio

Novo Hamburgo x Cruzeiro

Passo Fundo x São José

Internacional x Ypiranga

Aimoré x Lajeadense

*Tabela de jogos completa pode ser acessada através do site oficial da FGF. 

 

Galeria de fotos